Quadro Aniversariantes do dia

FESTA DE SANTA RITA 2024

Hélio Crisanto

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Livro sobre emancipação política das mulheres será lançado próxima semana

O livro Emancipação Política da Mulher Potiguar, escrito pela pesquisadora Maria Bezerra (in memorian) terá três lançamentos em Natal nos próximos dias: 23 de outubro, às 16h, na Galeria do NAC (novo prédio), numa parceria com a Cooperativa Cultural; no dia 2 de novembro, durante o evento nacional Mulherio das Letras, na Cidade da Criança, a partir das 14h e na Assembleia Legislativa, no dia 6 de novembro, às 10h, no Salão Nobre. O livro será vendido ao preço de R$ 50.

No primeiro lançamento, em parceria com a Cooperativa Cultural da UFRN, haverá uma mesa de bate-papo com as professoras Conceição Flores e Tânia Lima, e a jornalista Sheyla de Azevedo, sobre a emancipação feminina.

O livro traz, certamente, o maior registro histórico das mulheres que, desde o movimento sufragista, até os anos 2000 (data em que Maria Bezerra encerrou as pesquisas) da emancipação política feminina. Além da pesquisa que conta a história das primeiras eleitoras e primeiras mulheres a pleitear cargos públicos, o livro também contém uma pesquisa demográfica sobre prefeitas, vereadoras e deputadas que ocuparam cargos políticos no Rio Grande do Norte.

Emancipação Política da Mulher Potiguar faz parte da Coleção Amigos da Pinacoteca; Fundação Vingt-Un Rosado e Caravela Selo Cultural. Foi organizado por Isaura Rosado e a jornalista Sheyla de Azevedo.

"O Rio Grande do Norte foi berço de algumas figuras pioneiras na emancipação feminina, responsáveis por concretizar os anseios da Federação Brasileira para o Progresso Feminino, idealizado e criado pela carioca Bertha Lutz, em 1922. Seis anos depois, essa pioneira no Brasil encontra apoio e aliadas em terras norte-riograndenses quando, na cidade de Mossoró (RN), Celina Guimarães insere a mulher brasileira na história política e social do país, oficializando o primeiro voto feminino brasileiro e, em seguida, naquele mesmo ano, Alzira Soriano de Souza é eleita a primeira mulher prefeita, em Lajes", relembra em apresentação do livro, a maior incentivadora da pesquisa e realizadora dessa publicação, Isaura Rosado, amiga pessoal de Maria Bezerra, a quem homenageia em 2019 com a publicação desse livro.

Lançamentos

Dia: 23 de outubro, 16h, Galeria do NAC; 

Dia 2 de novembro: 14h, Mulherio das Letras, Cidade da Criança e 

Dia 6 de novembro; 10h, Assembleia Legislativa, Praça 7 de Setembro, Cidade Alta.

Sheyla de Azevedo Andrade - Jornalista, escritora e psicanalista.

84 9610 7909 / 84 99839 7909
@sheyla_de_azevedo
@bicho_esquisito

Nenhum comentário: