Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Mossoró recebe o Praças da Juventude nesta quinta-feira, dia 28

A 2ª edição do projeto “Praças da Juventude” tem como objetivo dialogar com os jovens em espaços públicos e promover a familiarização da juventude com as políticas públicas do Rio Grande do Norte voltadas para o segmento. No dia 28 de novembro, quinta-feira, a partir das 8 horas, acontecerá a II edição do Praças da Juventude, na Praça Dom João Costa, bairro Santo Antônio, em Mossoró.

As atividades programadas, em sua maioria, fazem alusão ao mês da consciência negra, com ações que visam à promoção da igualdade racial por meio de debates, rodas de conversa e apresentações culturais.  O evento ainda vai contar com uma feira de economia solidária e estandes com projetos relacionados à juventude. Também serão realizadas oficinas nas escolas do entorno da praça, como o “Programa Maria da Penha vai às Escolas – PROMAPE” e o “RN + Saudável”. Estarão presentes ainda a Coordenadoria do Desporto (CODESP) e a Subcoordenadoria de Educação Especial (SUESP), ambas da Secretaria de Estado da Educação, Cultura, Esporte e Lazer  - SEEC, com oficina de badminton e teatro educativo. Dentre as atividades culturais, estão inseridas o cortejo afro e as oficinas de break, capoeira, grafite e mixagem, além dos shows musicais.

Novembro, mês da consciência negra

Desde o dia 01 de novembro, várias atividades são realizadas em todo RN, promovidas ou apoiadas pelo governo do RN. No dia 1 de novembro,  gestores do RN reuniram-se na Governadoria para tratar da instalação do Fórum Estadual dos Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial. Nesta mesma data, à noite, a secretária da SEMJIDH, Arméli Brennand e a coordenadora da COEPPIR, Giselma Omilê, participaram da roda de conversa "Direito dos Povos Tradicionais" no Ilê Olorum, em Parnamirim. No dia 20, data nacionalmente comemorativa à consciência negra, a II Feira Étnico-racial do RN, no Largo do Museu Café Filho, na Cidade Alta, contou com a participação de povos tradicionais e de terreiro, indígenas, povos negro e cigano de 7 municípios do RN, com a exposição de artesanato e culinária. A realização do Praças da Juventude, em Mossoró, encerra as atividades programadas pela Coordenadoria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (COEPPIR), vinculada à Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos - SEMJIDH.

O projeto Praças da Juventude

Com o objetivo de realizar atividades integradas de promoção de políticas públicas de juventude em praças públicas do estado, nas zonas urbana e rural, o Praças da Juventude consiste na ocupação os espaços de convivência, com a realização de ações de conscientização e promoção da saúde, da realização de cadastros e incentivo ao acesso de programas de assistência social e da agricultura familiar, da realização de atividades culturais e esportivas, de divulgação de ações e programas diversos do Governo do RN, de debates com a juventude, da comunidade atendida pelo projeto e de sessões abertas do Conselho Estadual de Juventude.

O projeto se destina às praças e aos espaços públicos urbanos e rurais considerados na diversidade dos territórios do Rio Grande do Norte, com atenção prioritária àqueles em regiões de maior vulnerabilidade de acordo com os indicadores disponíveis e como índices relevantes de homicídios de jovens. O público alvo são jovens em situação de vulnerabilidade social, moradores de periferias urbanas e áreas rurais e potenciais assistidos pelos serviços e programas do Governo do Estado. A primeira edição do evento aconteceu no município de São Gonçalo do Amarante, no mês de setembro.

Desta forma, o projeto acredita contribuir para a ocupação dos espaços públicos do estado, afirmando-os como espaço de sociabilização e integração comunitária, ao passo que oferece políticas públicas para a juventude desassistida e em situação de vulnerabilidade social, buscando integrá-la na rede de políticas voltadas, especialmente, à educação, à geração de renda, à promoção da saúde e ao incentivo à cultura.

Mossoró na segunda edição do Praças da Juventude

Um estudo realizado pelo Observatório da Violência do Rio Grande do Norte - OBVIO/RN, em parceria com a Coordenadoria de Informações Estratégicas (COINE) da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social - SESED e com a Subsecretaria de Juventude (Sejuv) da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos - SEMJIDH apontou ser Mossoró a microrregião com maior concentração de homicídios de jovens nos anos de 2018 e no primeiro semestre de 2019, excetuando-se a região metropolitana de Natal.

Por esta razão, se fazem necessárias ações capazes de construir políticas públicas de juventude efetivas nesta localidade. Uma iniciativa para oportunizar o distanciamento da juventude de ciclos de violência através de políticas culturais, de geração de emprego e renda e educação.

Programação

27 de novembro 2019 - Pré-Praças
NOITE - UFERSA 
Reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Elaboração do Plano Estadual de Igualdade Racial (PEIR) - atividade restrita aos membros

28 de Novembro de 2019 - Praças da Juventude | 2a edição
MANHÃ - INTERIOR DAS ESCOLAS SITUADAS NO ENTORNO DA PRAÇA
Atividades com estudantes das escolas:
8h - 12h OFICINAS
Escola Estadual Prof Abel Coelho
Escola Estadual Prof Eliseu Viana
Escola Estadual Prof Jerônimo Rosado
8h - 9h TEATRO E RODA DE CONVERSA SOBRE A IGUALDADE RACIAL
9h - 12h OFICINA DE BADMINTON
Centro Regional de Educação Especial - CREEMOS

TARDE E NOITE
15h – Concentração do Cortejo (saída às 15h30) – Escola Estadual Abel Coelho
16h – Abertura Oficial da Segunda Edição do Praças da Juventude
16h30 – Roda de Conversa “Pela Vida da Juventude Negra”
17h – Oficinas de Break, Capoeira, Grafite e Mixagem na praça
18h – Exibição de Curta-Metragens
19h – Início dos Shows

Cordialmente,

SEMJIDH | Comunicação e Imprensa

Nenhum comentário: