Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

INSTITUTO NEOENERGIA, COSERN E GOVERNO DO RN ENTREGAM NOVA ILUMINAÇÃO DO MEMORIAL CÂMARA CASCUDO, NO CENTRO HISTÓRICO DE NATAL

Natal, 14 de fevereiro de 2020

O Instituto Neoenergia, braço de atuação social do grupo controlador da Cosern, e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte inauguraram na noite desta quinta-feira (13) o novo projeto luminotécnico cultural do Memorial Câmara Cascudo, localizado no Centro Histórico de Natal.

A nova iluminação cultural do Memorial, composta por 53 refletores de LED e com sensores automáticos que representam uma economia de até 65% no consumo de energia do prédio, faz parte de um programa de valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural de monumentos localizados nos estados de atuação da Neoenergia.

Já foram iluminados dentro da mesma ação o Forte das Cinco Pontas, em Recife, a Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá, em São Paulo, e a Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália, na Bahia. 

Estiveram presentes ao evento o CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle, o Presidente da Fundación Iberdrola España, Fernando Garcia, o Diretor do Comitê de Fundações Iberdrola, Ramon Castresana, a Diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, o Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antônio Ciarlini, a Governadora Fátima Bezerra, o Presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, as duas netas de Luis da Câmara Cascudo, Camila Cascudo e Daliana Cascudo, o Senador Jean Paul Prates, além de artistas, intelectuais e colaboradores da Neoenergia e da Cosern.

Em todos os seus pronunciamentos, os representantes da Iberdrola, da Neoenergia, do Instituto Neoenergia e da Cosern ressaltaram o compromisso do Grupo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas. “A Neoenergia promove iniciativas com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do planeta e das comunidades em que o Grupo atua, desenvolvendo projetos sociais, sempre alinhados aos seus os pilares de atuação e aos ODS”, disse o CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle.

Para o Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, a relação entre a distribuidora potiguar e o maior folclorista brasileiro vem de longa data. “Já patrocinamos a publicação de 10 livros de Câmara Cascudo que estavam esgotados em 2008 e 2010, apoiamos mais de 250 projetos por meio da Lei Estadual que leva o nome dele nas últimas duas décadas e agora juntamos energia e cultura na iluminação desse monumento que guarda a memória do maior intelectual potiguar no Centro Histórico de Natal”, disse Ciarlini, que também lembrou das crônicas sobre a chegada da energia elétrica em Natal escritas por Câmara Cascudo em diversos jornais.

De acordo com Renata Chagas, Diretora do Instituto Neoenergia, a escolha do Memorial Câmara Cascudo foi feita em conjunto com a Fundação José Augusto e se deu pela importância nacional do folclorista potiguar, a relevância arquitetônica do prédio e o sítio histórico onde ele está localizado (na Praça André de Albuquerque, marco zero da fundação de Natal). “É uma contribuição significativa que damos à cultura potiguar e que poderá representar um novo momento para a valorização do centro histórico de Natal”, avalia Renata.

A Governadora Fátima Bezerra encerrou os discursos agradecendo a Iberdrola, a Neoenergia e a Cosern pelo gesto. “Precisamos que mais segmentos da iniciativa privada sigam o exemplo da Cosern, essa empresa que há muitos anos é sinônimo de apoio à cultura do Rio Grande do Norte”, disse a Governadora.

Durante a entrega da nova iluminação, o jornalista Paulo Macêdo, responsável pela campanha de criação do Memorial Câmara Cascudo, em 1987, foi homenageado pela Diretora do Instituto Neoenergia com um diploma de reconhecimento pela iniciativa.

Sobre o edifício

Construído em 1857 para abrigar a Thesouraria da Fazenda Real durante o Império, o prédio de estilo neoclássico já sediou a Delegacia Fiscal (1952-1955), e o Quartel General do Exército (1955-1977). Desde 1987, abriga o Memorial Câmara Cascudo, com o objetivo de preservar e divulgar a obra do maior folclorista brasileiro. O local já abrigou também a biblioteca particular de Luis da Câmara Cascudo, com cerca de 10 mil volumes, que hoje está instalada no Instituto Ludovicus, residência de Câmara Cascudo, na Ribeira.

Nenhum comentário: