3a1

iure veiculos

iure veiculos

AM CARNES

AM CARNES

CREART

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

rede con

rede con

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

CASA DO MATUTO

CASA DO MATUTO

Drogaria Topázio

Drogaria Topázio

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Agricultores de Santa Cruz são beneficiados com chegada da água

As 13 famílias que formam a Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade de Bom Sucesso II, no município de Santa Cruz, distante 117 km da capital potiguar, estão vendo suas vidas mudarem. O motivo foi a construção de 13 cisternas com capacidade para reservar até 52 mil litros de água, cada uma, possibilitando a produção agrícola e a criação de animais.

O Governo do Estado está promovendo a virada na vida dessas pessoas graças à aplicação de R$ 183 mil, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN – Governo Cidadão, viabilizada pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A iniciativa visa diminuir o desequilíbrio regional, combatendo as sequelas da aridez que assola a região, garantindo soberania e segurança alimentar e nutricional.

Com a execução concluída, os associados, que também foram beneficiados com a construção de 26 canteiros econômicos, produzem frutas, verduras e legumes em suas terras para a alimentação das famílias e ainda geram uma renda extra com a comercialização dos excedentes agrícolas.

“Aqui nós plantamos para ter a nossa alimentação rica e saudável e o que sobra, a gente leva para feirinha da Agricultura Familiar de Santa Cruz. Toda quinta-feira estou lá, e vendo pelo menos 30 molhos de coentro e 10 maços de alface. Ainda estamos no começo, mas aos poucos a gente vai crescendo”, contou a associada e agricultora familiar Marília Oliveira, exibindo com orgulho o seu canteiro.

A expectativa de aumento de produção é grande, como confirma o secretário da associação, Janailson Ferreira Confessor: “Ainda estamos no primeiro ano de plantio, mas estamos trabalhando muito para que ganhemos cada vez mais o mercado”. E pontuou ainda:  “Para melhorar mais,  estamos esperando a  aprovação para que as sobras e rendimentos do investimento sejam utilizados para construção de mais 12 cisternas (de 16 mil litros) de primeira água, que é o tipo ideal para o consumo familiar”.

Fonte:https://robsonpiresxerife.com/notas/agricultores-de-santa-cruz-sao-beneficiados-com-chegada-da-agua/

Nenhum comentário:

Acessos do blog