Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

terça-feira, 12 de maio de 2020

Deputado Tomba Farias alerta sobre aumento da criminalidade durante o isolamento social e pede ao governo índices oficiais

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) está solicitando a governadora Fátima Bezerra (PT) informações oficiais sobre quais são os índices de mortes violentas registradas nos primeiros meses do ano de 2020, especialmente durante o  
período em que foi decretado o isolamento social em virtude da pandemia do COVID-19.

Destacando que a imprensa vem noticiando com intensidade notícias sobre a elevação de crimes violentos em todo o Estado, Tomba pede que o governo explique que medidas estão sendo adotadas para enfrentar a criminalidade. "É preciso que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social diga quais são as estratégias e ações efetivas que o Estado está desenvolvendo para combater a violência e a criminalidade, especialmente os latrocínios, homicídios e a violência doméstica", explica o parlamentar. 

Na opinião do deputado municipalista, nota-se através da imprensa que há um significativo aumento dos índices de criminalidade, nos primeiros meses de 2020. "Entretanto, o que chama a atenção é o fato de estarmos vivenciando um período atípico, ou seja, de isolamento social. O que se esperava - e não ocorreu - era a diminuição da criminalidade, diante da redução expressiva de movimentação nas ruas e em locais que, normalmente, concentrava grande quantidade de pessoas como, bares, restaurantes, shows, casas noturnas, entre outros", enfatizou. 

Tomba Farias destaca ainda que uma reportagem do portal  G1 RN, veiculada no último mês de março, informou que o Rio Grande do Norte registrou um aumento de 333% no número de latrocínios (morte de vítimas durante assaltos) em fevereiro de 2020, quando comparado com o mesmo mês em 2019. A mesma reportagem alertou, lembra o deputado,  a ocorrência de um crescimento de 40% no número de mortes violentas em geral no mesmo período.

Tomba destaca que os relatos sobre aumento da criminalidade são rotineiros na imprensa potiguar. " O jornal "Tribuna do Norte", na edição de 30 de abril de 2020, trouxe uma reportagem que enfatizava o aumento do número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), em 28%, com relação ao mesmo período do ano passado", disse. 

Segundo ele, a mesma matéria mostrava também que no início da quarentena e do isolamento social, chamou a atenção da opinião pública o crescimento da morte de mulheres, além da elevação nos registros de denúncias de violência doméstica. 

"Tais reportagens relatam o aumento alarmante da criminalidade no Estado do Rio Grande do Norte, especialmente neste período de isolamento social em virtude da pandemia do COVID- 19", finaliza.  

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado Tomba Farias

Nenhum comentário: