Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Rede Solidária pretende confeccionar 200 mil lençóis hospitalares

 O projeto-piloto Rede Solidária de Empreendimentos Autogestionários de Confecção do RN, criado pela Subcoordenadoria de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) do Governo do Estado, pretende confeccionar 200 mil unidades de lençóis hospitalares para a rede pública de saúde do Estado ao mesmo tempo em que  promove a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Rio Grande do Norte.

Neste momento de crise com o aumento da pobreza e do desemprego devido à pandemia da Covid-19, o projeto de cooperação entre a Sethas e as secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico  (Sedec) e da Saúde Pública (Sesap) une esforços para a retomada do crescimento com sustentabilidade e solidariedade, aponta a subcoordenadora de Economia Solidária da Sethas, Lidiane Freire.

A Rede Solidária de Empreendimentos Autogestionários de Confecção do RN surge como uma possibilidade, dentre outras do Governo do Estado, para o fortalecimento da atividade econômica através da contratação da Cooperativa de Comercialização Solidária Xique Xique (Cooperxique) para a confecção dos 200 mil lençóis.

A pandemia, além dos efeitos devastadores na saúde com mais de 130 mil óbitos  no Brasil, agravou a situação das vulnerabilidades socioeconômicas da população com a perda do trabalho e da renda.

Nesse contexto, explica Lidiane Freire,  ganham relevância iniciativas socioeconômicas solidárias que possibilitam formas de trabalho associado, de obtenção e melhoria de renda, qualidade de vida com sustentabilidade e justiça social.

A Economia Solidária, define a subcoordenadora da Sethas, tem como valores determinantes a autogestão, a democracia, a cooperação, a solidariedade, o respeito à natureza, a promoção da dignidade e valorização do trabalho de homens e mulheres numa perspectiva do desenvolvimento local sustentável visando a redução da extrema pobreza e a inclusão social da população.

COOPERAÇÃO

Dentro da perspectiva da retomada das atividades com um cronograma escalonado  a Sethas,  através da sua política de fomento à economia solidária, desenvolveu estudo e identificou demandas de empreendimentos autogestionários no campo da confecção artesanal, estruturando a política de fortalecimento e articulação de empreendimentos em redes e cadeias produtivas solidárias com o objetivo de ampliar a capacidade de produção, acesso a mercado, geração de trabalho e renda para trabalhadora(e)s no Estado.

O Governo do Estado investe em vinte associações de confecção autogestionárias por meio dos projetos Governo Cidadão e Economia Solidária do RN da Sethas. Essas associações estão organizadas nos princípios da economia solidária com reconhecimento do potencial produtivo e o desenvolvimento econômico com sustentabilidade para geração de geração trabalho e renda de modo coletivo e articulados em rede.

A Rede de Confecção Solidária é constituída por 19 empreendimentos econômicos solidários em 19 municípios e 9 territórios de identidade do Rio Grande do Norte, e reúne 201 trabalhadoras costureiras/artesãs participantes das atividades produtivas.

Na elaboração do projeto Rede de Confecção Solidária a Sethas mapeou a demanda de compras de confecção da área da Saúde (enxovais hospitalares). Como parte das ações emergenciais de retomada econômica, em parceria com a Sesap e a Sedec, a Sethas apresentou o Projeto de Cooperação para a contratação da Rede de Confecção Solidária, por meio da COOPERXIQUE, reconhecendo o potencial produtivo do segmento, e o compromisso com a construção de autonomia econômica de iniciativas coletivas, promovendo a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

REDE SOLIDÁRIA DE CONFECÇÃO

Composição:

19 municípios

09 territórios

19 empreendimentos de economia solidária (EES)

201 trabalhadoras

Assessoria de Comunicação - Sethas/RN

Silvio Andrade

Telefone: 9 9406-7681 / 3232-1826

Na rede

Site: www.sethas.rn.gov.br

Instagram: @sethasrn

Facebook: @sethasrn

Twitter: @sethasrn

Youtube: Sethas RN

Nenhum comentário: