O Partido dos Trabalhadores tem um problema sério pra resolver em Santa Cruz: com apenas uma mulher e quatro homens candidatos a vereador é preciso recompor a chapa.
Inicialmente, o PT tinha 9 candidatos a vereador: 6 homens e 3 mulheres.
Essa proporcionalidade estava adequada a legislação eleitoral, que obriga cada partido a ter, no mínimo, 30% de mulheres concorrendo na chapa proporcional, pra vereador.
Ainda no início da campanha, o PT teve três candidaturas indeferidas: Francione Salves, Gerson Xavier e Dalva Lanches. Todos se filiaram fora do prazo previsto em lei.
Sobraram 4 homens e 2 mulheres, mantendo a proporcionalidade.
Mas, pouco tempo depois, a candidata Claudinete renunciou a sua candidatura a vereadora, situação que obriga o PT a retirar duas candidaturas de homens a vereador, para manter os 30% de mulheres concorrendo ao pleito.
Isso significa que o PT só pode ter três candidatos: uma mulher e dois homens, mas atualmente ainda tem 4 homens candidatos a vereador: Ramon Ludovico, Damião Confessor, Genilson Souza e Rafael Profeta.
Sem nenhum abrir mão da candidatura, o PT vai ter que encontrar uma solução pra não sofrer sanções judiciais no futuro, já que está indo contra a Legislação Eleitoral vigente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário