Quadro Aniversariantes do dia

FESTA DE SANTA RITA 2024

Hélio Crisanto

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

terça-feira, 18 de abril de 2023

COM APOIO DO INSTITUTO NEOENERGIA, FILME SOBRE NÍSIA FLORESTA SERÁ EXIBIDO EM NOVE CIDADES A PARTIR DE QUINTA-FEIRA (20)

 Moradores de Nísia Floresta, Parnamirim, Macaíba, Goianinha, São José de Mipibu, Monte Alegre, Arês, Vera Cruz e Tibau do Sul poderão assistir e debater a película sobre a escritora e pioneira no Brasil nas lutas femininas

Natal, 17 de abril de 2023

Cena do filme “Dionísia, Poema Além da Floresta”, que vai ser
 exibido em nove cidades (Foto: NobirProdutora/divulgação)

Moradores de Nísia Floresta, Parnamirim, Macaíba, Goianinha, São José de Mipibu, Monte Alegre, Arês, Vera Cruz e Tibau do Sul terão a oportunidade de assistir o curta-metragem “Dionísia, Poema Além da Floresta” a partir desta quinta-feira (20). Dirigido por Nilson Eloy, o filme é inspirado na vida da escritora potiguar Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810-1885), pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, educadora, escritora e poetisa potiguar que foi pioneira no Brasil na luta pelos direitos das mulheres no século 19.

A exibição (confira dias, locais e horários abaixo) faz parte do “Nísia Floresta Vive”, um dos 24 projetos socioculturais apoiados pelo Instituto Neoenergia e pela Neoenergia Cosern por meio do edital Transformando Energia em Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultural Câmara Cascudo. A história se passa entre os anos de 1817 a 1824 e traz para o público uma Nísia pouco conhecida: a criança que, ao lado dos pais, aprendeu a amar e respeitar a todos, sem distinção; e a jovem que resolveu enfrentar valores impostos por uma sociedade preconceituosa e quebrar paradigmas comportamentais em nome da liberdade feminina.

Para Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia, as ações do projeto aproximam o público da arte e são importantes para os valores defendido pela Neoenergia, especialmente o empoderamento feminino e a igualdade de gênero. “Ficamos felizes em apoiar iniciativas como essa, por meio do nosso edital Transformando Energia em Cultura, que são alinhadas com nossa atuação, sejam elas voltadas para a inclusão, equidade, diversidade, cultura de paz e valorização da cultura local”, ressalta Renata Chagas.

As projeções e bate-papos, além de pequenas palestras sobre o uso seguro de energia elétrica, contarão com a presença do diretor do filme, Nilson Eloy e dos produtores, Davi Revoredo e Thalita Vaz, além de um ator do elenco e as pesquisadoras Monalisa Carrilho, Rejane Souza e Udymar Pessoa, que se revezarão nos encontros. Representantes da Neoenergia Cosern também estarão presentes na maioria das exibições.

Serão realizadas duas exibições na cidade de Nísia Floresta, onde Dionísia nasceu, e uma em cada um das outras oito cidades. O objetivo é disseminar entre a população quem foi a escritora, além de valorizar e fortalecer a cultura potiguar.

PROGRAMAÇÃO:

20/04 (quinta-feira): às 9h30, na Escola Municipal Professora Terezinha da Silva Leite, em Nísia Floresta, e às 16h no Auditório da Secretaria de Educação de São José do Mipibu;

26/04 (quarta-feira): às 9h, no auditório do Hotel Pipa Atlântico, em Tibau do Sul, e às 14h na Casa de Cultura de Goianinha;

05/05 (sexta-feira): às 13h e às 15h, no Auditório da Escola Municipal Ascendina Lustosa, em Vera Cruz, e às 19h na Praça Pedro Alves, em Monte Alegre;

12/05 (sexta-feira): às 9h, no auditório da Prefeitura de Parnamirim, e às 15h30 no auditório da Escola Estadual Paulo Nobre, em Macaíba;

19/05 (sexta-feira): às 9h30, no auditório da Igreja Assembleia de Deus, em Arês, e à 15h30 na Escola Estadual Nísia Floresta, em Nísia Floresta.

Fotos: NobirProdutora/divulgação

Sobre o Instituto Neoenergia:

Braço de atuação social da Neoenergia, o Instituto promove iniciativas com o objetivo de estimular a transformação das pessoas e do planeta, por meio de ações e projetos distribuídos em cinco pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional.

A partir de parcerias com a sociedade civil, organizações do terceiro setor e poder público, o Instituto Neoenergia encara o desafio de buscar soluções às questões ambientais, sociais e econômicas do Brasil, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aliados às práticas ESG da empresa e à Agenda 2030 da ONU.

Sobre a Neoenergia Cosern

Reconhecida pela Aneel como a distribuidora com melhor desempenho de fornecimento do Nordeste e a segunda melhor do Brasil, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares. Detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta:

• Enviar um WhatsApp para o número (84) 3215-6001.

• Telefonar para o 116.​

DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Neoenergia Cosern.

Paulo Araújo (84) 9 9424 9938

Ricardo Araújo (84) 9 9452 0294

Relacionamento com a imprensa

comunicacaocosern@neoenergia,com

Nenhum comentário: