Quadro Aniversariantes do dia

FESTA DE SANTA RITA 2024

Hélio Crisanto

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Especialista do HUAB-UFRN orienta sobre formas de prevenção das hepatites virais

 Em 28 de Julho é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, instituído pela OMS em 2010 e com meta de erradicação até 2030

Natal (RN) – Julho é mês de chamar a atenção para a conscientização sobre a prevenção das hepatites virais. Nos hospitais universitários federais geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) são oferecidos serviços especializados para acompanhamento dessas doenças. O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, também integra a campanha Julho Amarelo, de enfrentamento da doença. No Brasil, as hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E, que são menos frequentes.

"O Julho Amarelo é uma campanha de conscientização sobre as hepatites virais, realizada no mês de julho, com o objetivo de informar a população sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais", explica o médico Claudio Orestes Britto Filho, infectopediatra do HUAB-UFRN com atuação no ambulatório do Serviço de Assistência Especializada Infantil (SAE Infantil) do HUAB em Santa Cruz, atendendo crianças com doenças infectocontagiosas. Ele explica que o diagnóstico de hepatite é clínico e laboratorial, de acordo com os achados nos sintomas e na anamnese, as alterações no exame físico e os resultados dos exames laboratoriais.

Os sintomas gerais das hepatites virais podem variar, mas é comum haver fadiga excessiva e fraqueza; perda de apetite e de peso; náuseas e vômitos; dor abdominal, especialmente na região do fígado; icterícia, que é a coloração amarelada da pele e olhos; urina escura e fezes claras; coceira na pele e febre baixa.

“A prevenção das hepatites virais envolve medidas como evitar o contato com sangue contaminado, usar preservativos em relações sexuais, não compartilhar objetos cortantes ou perfurantes e garantir a vacinação adequada disponível como forma de prevenção, como a vacina contra hepatite A e hepatite B; ambas disponíveis na Atenção Básica nos calendários de vacinas, e, em particular, é importante lembrarmos a realização das sorologias pré-natal a fim de identificar alterações e proteger o concepto”, esclarece o infectopediatra do HUAB-UFRN.

Saiba mais

Qual o tratamento para as hepatites virais?    

O tratamento das hepatites virais varia de acordo com o tipo e o estágio da doença. Pode envolver hábitos saudáveis de vida: evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, medicamentos ou drogas que possam danificar mais ainda o estado do fígado; repouso; medicamentos antivirais; modificações na dieta e acompanhamento médico regular. Entretanto, em alguns casos que não respondem adequadamente ao tratamento, o transplante hepático pode ser a única alternativa para sobrevida de alguns pacientes e situações específicas, conforme o tipo de hepatite.

Quais exames são realizados para diagnóstico das hepatites virais?

Os exames de diagnóstico para hepatites virais incluem testes sorológicos, que detectam a presença de anticorpos no sangue, e testes de carga viral, que medem a quantidade de vírus no organismo e auxiliam na avaliação da progressão da infecção e na resposta ao tratamento. Além desses exames, temos outros que podem ser indicativos de hepatite viral, incluindo: testes de função hepática, ultrassonografia abdominal e biópsia hepática.

Quais as formas clínicas das hepatites virais?

As hepatites virais podem apresentar diferentes formas clínicas, como hepatite aguda (curta duração), hepatite crônica (longa duração), hepatite fulminante (forma grave) e hepatite assintomática (sem sintomas aparentes).

Estatísticas

O Ministério da Saúde publicou em 2022 o Boletim Epidemiológico das Hepatites Virais, um documento que traz os registros de notificações dos casos entre os anos de 2000 e 2021. Segundo o documento, 718.651 casos foram confirmados no Brasil neste período, sendo 168.175 (23,4%) de hepatite A, 264.640 (36,8%) de hepatite B, 279.872 (38,9%) de hepatite C e 4.259 (0,6%) de hepatite D.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN/Ebserh) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

João Pedrosa

Relações Públicas

Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc

Coordenadoria de Comunicação Social - CCS

Presidência

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh

ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920

Nenhum comentário: