Quadro Aniversariantes do dia

FESTA DE SANTA RITA 2024

Hélio Crisanto

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quinta-feira, 21 de março de 2024

Huab-UFRN e Huol-UFRN disponibilizam serviço especializado de odontologia para crianças e adultos

Hospitais promovem a saúde bucal na assistência, no ensino e na pesquisa

Natal (RN) - O Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado no dia 20 de março, ressalta a importância dos cuidados com a higiene bucal. O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab/ UFRN) disponibiliza serviço odontológico especializado no atendimento às crianças com deficiências e o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN) oferece ações preventivas, diagnósticas e terapêuticas de doenças ou alterações orofaciais para crianças e adultos.

A boca é a porta de entrada para os sistemas digestivo e respiratório, além de ser importante para a autoestima e para o bem-estar físico e mental das pessoas. Os problemas bucais mais prevalentes no Brasil são a cárie e a doença periodontal, que podem ser resolvidos na Atenção Básica. Nos hospitais universitários da Rede Ebserh, o acompanhamento e o tratamento são os de maior complexidade, como acontece, por exemplo, no Huab com o atendimento especializado às crianças que apresentam transtorno do espectro autista.

 “Ser dentista em um projeto tão grandioso como esse há quase 10 anos, em um Hospital Universitário Federal não é simples, porque além do conhecimento técnico-científico, temos que estimular constantemente, em nós e nos residentes, habilidades humanas como sensibilidade para uma escuta efetiva e atendimento humanizado. Quando esses pacientes chegam no HUAB, geralmente já percorreram vários consultórios odontológicos sem atendimento. Temos consciência que não adianta só acolhimento, temos que trazer solução, tratamento para os problemas odontológicos desses pequenos. E para isso, o Huab disponibiliza tanto o atendimento ambulatorial preventivo e curativo, bem como, o atendimento odontológico sob anestesia geral em centro cirúrgico, proporcionando o atendimento em sessão única, trazendo grande benefício, principalmente para os pacientes que estão incluídos no transtorno do espectro autista, por precisarem ser expostos menos vezes ao barulho oriundo de um atendimento odontológico, por exemplo”, explica a Cirurgiã-dentista do Huab, Viviane Fernandes.

O atendimento visa proporcionar bem-estar e qualidade de vida às crianças que são atendidas, para que possam se alimentarem sem dor ou focos de infecção na boca, garantindo a saúde bucal.

Segundo Iran Siqueira, cirurgião dentista que compõe a equipe do Huab, a saúde bucal, independentemente da idade, é muito importante para a saúde geral do ser humano.

“É através da boca e órgãos anexos que falamos, nos expressamos, nos alimentamos e interagimos com o outro e com tudo que nos cerca. Dentes, gengivas e órgãos anexos, quando alterados no seu padrão de normalidade, podem causar dor, sangramentos na gengiva, alteração da erupção dos dentes, inchaços no rosto, problemas cardíacos e, até, danos cerebrais”, afirma.

“Portanto, uma saúde bucal efetiva é essencial para uma saúde física, mental e psicossocial”, ressalta o especialista.  

Especificamente com relação ao público atendido no serviço ofertado no hospital ele chama a atenção para o fato de que muitas das vezes, a criança com deficiência não verbaliza queixas sobre quaisquer problemas dentários, a exemplo de uma dor de dente, e, chegam a se automutila (se arranha, bate a cabeça na parede, grita, fica sem se alimentar).

“Os pais não sabem o que está acontecendo até passar por uma consulta com nossa equipe e depois dos atendimentos, nos ligam e agradecem pelo simples fato de termos feito com que o filho ficasse mais calmo, passasse a se alimentar melhor, voltasse a sorrir e a viver de forma mais saudável”, conclui.

É o caso do pequeno Paulo César, uma das crianças atendidas no ambulatório de odontologia do Huab, que foi motivado pela equipe a melhorar seus hábitos de higiene bucal. Segundo sua mãe, Bárbara Silva, logo após o primeiro atendimento a criança melhorou o humor e passou a se sentir motivada em realizar hábitos de limpeza bucal que antes era difícil. “ A partir do acolhimento e das orientações que recebemos está sendo mais fácil no dia a dia realizar uma simples escovação, limpeza dos dentes” comenta.

O serviço do Huab conta com 03 cirurgiões-dentistas, 02 Técnicas em saúde Bucal e 04 residentes. Em média são atendidas 100 crianças por mês, todas encaminhadas pela secretaria Municipal de Santa Cuz – RN, de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde.

Atenção e cuidado

A cirurgiã-dentista do Huol-UFRN, Gabriela Leitão, explica que a Odontologia Hospitalar realiza ações preventivas, diagnósticas e terapêuticas de doenças ou alterações orofaciais que o paciente já possuía ou desenvolveu durante a internação. “O dentista no hospital atua nas enfermarias e UTIs adulto e pediátricas, com o objetivo de reduzir focos de infecção em cavidade oral, trata urgências odontológicas e realiza tratamento para dar conforto ao paciente”.

“Os atendimentos das crianças e dos adultos no Huol são realizados no leito do paciente quando este está internado ou nos consultórios médicos e odontológicos quando os pacientes são encaminhados pela equipe médica. O consultório odontológico é destinado ao atendimento das crianças encaminhados pela equipe médica ou que tenha recebido alta hospitalar e precise concluir o tratamento para melhora da doença a qual estava tratando. Já os adultos são atendidos nos consultórios médicos, quando há os atendimentos por toda a equipe de saúde: nos ambulatórios da cardiologia, pré-transplante renal, bariátrica, da neurologia e da oncologia”, explica Gabriela Leitão.

O Huol disponibiliza consultas odontológicas para emissão de laudo para cirurgia cardíaca ou para o transplante renal; consulta odontológica para habilitar o paciente para cirurgia bariátrica; consulta odontológica de acompanhamento de alterações bucais na infância nos ambulatórios da neurologia e do respirador oral; tratamento de lesões em boca e alterações bucais durante a internação, (realizando limpeza, remoção cárie, exodontia, laserterapia) e treinamento e monitoramento da equipe de enfermagem no cuidado de higiene oral dos pacientes entubados para prevenir pneumonia. Em média são realizados 120 atendimentos por mês.

Ensino e pesquisa

Os Hospitais da Ebserh são campos de prática para alunos da graduação e residentes, seja na modalidade uniprofissional em Odontologia (com 13 programas em 13 HUs) ou na multiprofissional (27 programas em 16 HUs) em todas as cinco regiões do Brasil. Esses programas estão submetidos aos princípios e diretrizes do SUS e da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), que é regida pelos Ministérios da Saúde e Educação. As residências seguem o perfil assistencial de cada hospital, contando com Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Odontologia Hospitalar, Oncologia, Atenção ao Paciente Crítico, Saúde Comunitária, entre outras.

Sobre a Ebserh

O Huab-UFRN e o Huol-UFRN fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

João Pedrosa

Relações Públicas

Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc

Coordenadoria de Comunicação Social - CCS

Presidência

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh

ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920

Nenhum comentário: