Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quinta-feira, 11 de abril de 2024

MEJC promoverá I Congresso Brasileiro em Ciências e Inovação Tecnológica Aplicadas à Saúde da Mulher

O evento conta com financiamento da CAPES e do PROAP

Natal (RN) – O Programa de pós-graduação em ciências aplicadas à saúde da mulher da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com Maternidade-Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverão entre os dias 11 e 13 de abril, o I Congresso Brasileiro em Ciências e Inovação Tecnológica Aplicadas à Saúde da Mulher.

O congresso será realizado no Hotel Praia Mar, Natal - RN, e conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Programa de Apoio a Pós-Graduação (PROAP), aprovado em edital específico. O evento já conta com cerca de 400 inscritos e mais de 200 trabalhos aprovados.

“O objetivo do congresso é divulgar ciência e inovação tecnológica aplicadas à saúde da mulher, pois é um congresso do mestrado em ciências aplicadas a saúde da mulher, que foi aprovado pela CAPES, e faz parte dos programas stricto sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e funciona na Maternidade-Escola Januário Cicco. Será o primeiro Congresso brasileiro de ciências e inovação tecnológica aplicadas à saúde da mulher. Então, a temática são palestras que envolvem todo profissional de saúde que tem ligação com saúde da mulher e saúde maternoinfantil”, disse o chefe do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica da MEJC, Ricardo Ney Cobucci.

O primeiro dia de evento será dedicado à realização de minicursos sobre Atualizações no manejo dos cuidados com a amamentação, Introdução a análise de dados, Administração de surfactante exógeno por técnicas minimamente invasivas, Ultrassonografia Point of Care e Laserterapia vaginal. No dia 12 de abril, será promovida a palestra magna de abertura do congresso com o tema “Inteligência artificial e aprendizado de máquina para aprimorar diagnósticos em saúde”, além de palestras com os temas “Transformação Digital na Pesquisa Clínica”, “Processo em cuidado em nutrição: uma aplicação para a gestão da qualidade da assistência”, “O cérebro da mulher com dor: perspectivas da neuromodulação”, “Saúde da Mulher: uma abordagem com foco no diagnóstico molecular”, entre outras temáticas.

“Hoje cada vez mais se fala em como a tecnologia pode auxiliar nos processos de melhoria da saúde, da qualidade de vida. Isso, inquestionavelmente, tem uma importância para a sociedade e para a maternidade, já que representa uma divulgação nacional do que se faz com excelência dentro da Maternidade-Escola Januário Cicco e no PPGCASM”, ressaltou Ricardo Ney Cobucci.

Além de palestras, o evento irá contar com mesa redonda para discussão sobre Exercício físico seguro durante a gravidez e após o parto: orientações práticas, Marcadores moleculares auxiliares no diagnóstico de doenças específicas da gravidez, Câncer de Mama na gestação, Inovações e tecnologias na área da fertilização in vitro, Manejo das pacientes de alto risco para câncer de mama, entre outras temáticas que serão discutidas por profissionais de diferentes áreas da saúde.

“É um congresso multiprofissional, nós temos palestrantes médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e outras profissões de saúde e a oportunidade também desses profissionais participarem do congresso com troca de experiências, troca de saberes, networking. Então, se destaca como o primeiro congresso brasileiro em ciências e inovação tecnológica aplicadas na saúde da mulher com alto número de trabalhos aprovados e com divulgação e troca de saberes entre profissionais de diferentes áreas da saúde”, concluiu Ricardo Ney Cobucci.

Sobre a Rede Ebserh

A MEJC-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Atenciosamente,

Unidade de Comunicação Regional 6

Hospital Universitário Onofre Lopes 

huol-ufrn.ebserh.gov.br

Nenhum comentário: