Quadro Aniversariantes do dia

FESTA DE SANTA RITA 2024

Hélio Crisanto

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

terça-feira, 16 de abril de 2024

Semjidh lança edital para seleção do Comitê Estadual da Memória, Verdade e Justiça

As inscrições devem ser realizadas através do email: comitedamvj@gmail.com

A Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), lançou, na última segunda (15), o Edital nº 01/2024 de seleção de entidades da sociedade civil para integrarem o Comitê Estadual da Memória, Verdade e Justiça do Rio Grande do Norte (CEV/RN), para o biênio 2024-2026. As inscrições devem ser realizadas através do e-mail comitedamvj@gmail.com.  Clique aqui para acessar o edital.

O Comitê, instituído pelo Decreto Estadual nº 33.292, de 27 de dezembro de 2023, tem como objetivo promover o direito à verdade, memória e justiça no Estado, sendo vinculado à SEMJIDH. “Este processo seletivo representa um importante passo na promoção da memória, verdade e justiça no Rio Grande do Norte, garantindo a participação ativa da sociedade civil nesse importante órgão colegiado.”, afirma a secretária da Semjidh, Olga Aguiar.

De acordo com o edital, serão preenchidas 11 vagas de titulares e 11 vagas de suplentes, por entidades da sociedade civil com reconhecida atuação na promoção dos direitos mencionados. O processo seletivo será composto por três etapas: inscrição, habilitação e eleição, sendo esta última realizada de forma online para garantir a participação ampla dos representantes.

"As entidades interessadas devem se atentar aos prazos e requisitos detalhados no edital, além de comprovar atuação no âmbito do estado, especificando a categoria na qual desejam concorrer, para garantir sua participação", enfatizou Juliana Silva, Coordenadora de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SEMJIDH. As categorias incluem entidades representativas de classe profissional, profissionais vinculados a instituições de ensino superior e representativas da sociedade civil.

Durante a inscrição, as organizações devem apresentar documentação que inclui ofício solicitando habilitação, cópia de carta de princípios ou estatuto, CNPJ ou carta de apresentação, e relatório de atividades do último ano.

A habilitação das entidades será realizada pela Comissão Eleitoral, formada por representantes governamentais. Após essa etapa, será divulgada a lista das entidades habilitadas, e as que desejarem poderão interpor recursos.

Já a eleição dos representantes também será conduzida pela Comissão Eleitoral, com a participação das entidades habilitadas. Os eleitos serão nomeados e empossados com mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos. O calendário da seleção prevê prazos para o envio de candidaturas, divulgação das inscrições deferidas, análise de recursos e resultado final.

Nenhum comentário: