sábado, 28 de junho de 2025

HUAB/UFRN participa de Projeto de Extensão sobre Dor Pélvica Feminina em parceria com a FACISA

A iniciativa une ensino, pesquisa e assistência em saúde da mulher
Santa Cruz (RN) – A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), administrado pela Rede Ebserh, iniciou na sexta-feira (13), os atendimentos do Ambulatório Multiprofissional de Dor Pélvica Feminina, projeto de extensão universitária nomeado “Sentir e Cuidar”, vinculado à Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN).

O Projeto é voltado para mulheres que sofrem com dor pélvica - crônica e outras disfunções do assoalho pélvico. As mulheres com essas condições de saúde podem ser encaminhadas ao projeto, a partir dos ambulatórios de Endometriose, Ginecologia Geral e Cirurgia Ginecológica do HUAB e também da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santa Cruz/RN.

Para Edson Marques, Enfermeiro e Chefe do Setor de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança no HUAB, o Projeto representa um avanço no cuidado especializado com as mulheres da região, além de reforçar o papel do Hospital Universitário na formação dos alunos e residentes. "Estamos falando de uma condição que compromete seriamente a qualidade de vida das mulheres. Esse Projeto vai permitir um olhar ampliado, humanizado e contínuo sobre essas pacientes, que muitas vezes enfrentam longas jornadas até o diagnóstico e o tratamento adequado. Ressalto também que a iniciativa colabora na formação acadêmica dos alunos oferecida pela FACISA com apoio do HUAB"

A coordenadora geral e idealizadora do projeto, professora da UFRN/FACISA, Dra. Vanessa Sousa, destaca o impacto das atividades desenvolvidas na formação profissional dos alunos. "É uma experiência que integra ensino, serviço e comunidade. As alunas e alunos vivenciam a prática clínica multiprofissional com foco na escuta sensível e no cuidado centrado na pessoa. E para as pacientes, é uma oportunidade de ter um acompanhamento qualificado, contínuo e humanizado."

Entre os estudantes envolvidos está Thawan Matias, 28 anos, doutorando em Fisioterapia e natural de Natal/RN. Para ele, a vivência tem sido enriquecedora.

"Participar desse projeto é compreender a dor não apenas do ponto de vista fisiológico, mas também psicossocial. Isso muda a nossa percepção sobre o cuidado e amplia nossas ferramentas terapêuticas durante a vivência profissional”.

As alunas de graduação também compartilham a importância da experiência em sua formação. Anna Gabriela, 23 anos, natural de São Rafael/RN, destaca a relevância da escuta qualificada no atendimento. "Aprender a ouvir as mulheres, entender suas histórias e dores de forma integrada é transformador. É uma vivência que nos ensina muito além da técnica."

Já Emilly Lauane, 21 anos, de Nova Cruz/RN, ressalta o papel do projeto na construção de uma prática mais humanizada. "Esse ambulatório me fez ver a importância da empatia no cuidado. Estamos lidando com dores que muitas vezes são invisibilizadas. Estar aqui é um compromisso com uma saúde mais justa e atenta às necessidades das mulheres."

Com essa iniciativa, o HUAB, em parceria com a FACISA/UFRN, reforça seu papel como campo de prática e formação para estudantes da saúde, ao mesmo tempo em que amplia e qualifica a assistência às mulheres do interior do Rio Grande do Norte.

Sobre a Rede Ebserh

O HUAB-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Atenciosamente,

Unidade de Comunicação Regional HUAB / HUOL / MEJC

Coordenadoria de Comunicação Social

Sede - Ebserh

Telefone: (84) 3215-5976

Site do HUOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário