iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Laboclínica Trairi

Acessos do blog

terça-feira, 19 de agosto de 2025

CDL e Sindivarejo prestigiam a reinauguração do SEBRAE Santa Cruz-RN


Na noite desta segunda-feira, 18 de agosto, a classe produtiva de Santa Cruz se reuniu para prestigiar a reinauguração da unidade do SEBRAE no município.

Com um espaço mais moderno, funcional e acolhedor, a nova estrutura reforça o compromisso da instituição em continuar fomentando o comércio local, apoiando o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas.

O momento simboliza não apenas a entrega de um ambiente renovado, mas também o fortalecimento da parceria entre o SEBRAE e o setor produtivo da região, contribuindo para o crescimento econômico de Santa Cruz e do Trairi.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

“Tem coragem de fazer”: Tomba diz que Rogério Marinho é o nome capaz de tirar o estado do atraso

Embora destaque nomes com potencial eleitoral como o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, o deputado estadual Tomba Farias, líder do PL na Assembleia Legislativa, disse ter plena convicção que as forças de centro-direita vão caminhar unidas em torno do senador Rogério Marinho (PL) como candidato ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições de outubro de 2026.

O parlamentar avalia que o episódio da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro não trará impacto negativo nas eleições 2026. “Trata-se de uma prisão que foi feita sem provas. Caso Bolsonaro continue inelegível, as forças de centro-direita têm grandes nomes para a disputa presidencial, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que é do Republicanos mas poderia vim para o PL. Tem também Ronaldo Caiado (União Brasil), entre outros”, avaliou em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas na rádio Mix.

Apesar de reconhecer que Rogério Marinho é um nome que tem condições de abraçar um projeto político a nível nacional em 2026, o líder do PL na Assembleia Legislativa destacou que o Rio Grande do Norte necessita de um governador com perfil resolutivo, atributo que, na sua opinião Rogério Marinho é detentor.

“Os problemas do Rio Grande do Norte são muito maiores do que a gente pensa. As pessoas cobram de Rogério adotar uma postura de mais carisma, mas essas pessoas têm que entender que ele é um nome preparado para tirar o estado do atraso”, defendeu.

Tomba Farias disse confiar que os grupos de centro-direita vão caminhar unidos nas eleições de 2026. “É preciso que isso aconteça, para mudar o cenário de um estado que tem déficit  de pagamento de precatórios, atraso no pagamento de médicos e fornecedores e que se encontra em um buraco muito grande. A gente precisa ter como candidato uma pessoa que tenha sangue nos olhos, que tenha coragem de fazer e de falar e esse nome é Rogério Marinho, que é capacitado para ter um diálogo com o Tribunal de Justiça, com a Assembleia Legislativa, Ministério Público e tem trânsito em Brasília”, explicou.

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado Tomba Farias

MPEduc: escuta pública discutirá a qualidade da educação no município de Bento Fernandes (RN)

 Evento será no dia 20, no Cras, às 9h, e podem participar professores, alunos, gestores e quaisquer cidadãos interessados no tema

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), realizará escuta pública para discutir a qualidade da educação básica no município de Bento Fernandes, localizado a 100 km da capital potiguar. O evento ocorrerá no dia 20 de agosto, a partir das 9h, no Centro de Referência e Assistência Social (Cras). Conforme o edital, todos podem participar.

O objetivo principal da escuta é apresentar à sociedade o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) e ouvir demandas, sugestões, pedidos e reclamações a respeito da educação básica oferecida na cidade. As informações e dados colhidos irão auxiliar o Ministério Público a buscar a melhor maneira, seja judicial ou extrajudicialmente, de solucionar os problemas enfrentados por alunos, professores, servidores e gestores.

Bento Fernandes é o terceiro município do RN contemplado pelo projeto, nesta nova fase. Em 2024, escutas públicas já ocorreram em Afonso Bezerra e Senador Georgino Avelino. O MPEduc prioriza cidades com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado pelo Ministério da Educação.

Bento Fernandes atingiu, no Ideb, apenas 3,6 (no ano de 2023), quando o ideal é de, no mínimo, 6 (em uma escala de 0 a 10). O índice é calculado com base no fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono) e na média de desempenho das avaliações de língua portuguesa e matemática obtidas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (estados).

Projeto – O MPEduc tem por metas principais a fiscalização da execução de algumas políticas públicas de educação, a verificação da existência e efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação, bem como o de levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre seu direito a uma educação de qualidade e dever em contribuir para que esse serviço seja adequadamente ofertado.

Em linhas gerais, é realizado em três etapas:

1) diagnóstico das condições do serviço de educação ofertado pelas redes públicas de ensino básico.

2) apresentação de medidas corretivas aos Gestores Públicos.

3) prestação de contas à sociedade das providências adotadas e dos resultados obtidos.

A escuta pública inicial faz parte da primeira fase, que inclui ainda visita às escolas e coleta de informações junto aos gestores e aos conselhos sociais. Os dados são analisados e convertidos em um diagnóstico da rede escolar.

Com base nesse diagnóstico, o Ministério Público adotará, na segunda etapa, as providências que entender necessárias para que tais problemas sejam solucionados. Ao final dos trabalhos, serão promovidas novas escutas públicas para informar à sociedade sobre todas as providências adotadas e os resultados obtidos.

Evento: Escuta pública inicial do projeto MP pela Educação no município de Bento Fernandes

Data: 20 de agosto

Horário: 9h

Local: Centro de Referência e Assistência Social de Bento Fernandes

Endereço: Travessa Santos Dummont, 23, Centro

https://www.mpf.mp.br/rn/sala-de-imprensa/noticias-rn/mpeduc-escuta-publica-discutira-a-qualidade-da-educacao-no-municipio-de-bento-fernandes-rn

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Hospital Universitário Onofre Lopes lidera ranking nacional de uso do sistema AGHU

 Instituição alcançou 97,92% no índice de monitoramento

Natal (RN) - O Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), e vinculado à Rede Ebserh, está em primeiro lugar no índice de monitoramento do uso do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) em 2025. Atualmente, a instituição conta com 97,92% de aproveitamento.

O índice de monitoramento do uso do AGHU é um dos indicadores do Acordo Organizativo de Compromissos (AOC), definido pela Ebserh para o exercício 2025. O índice de uso avalia itens como registros de altas, óbitos, cirurgias e consultas. Em comparação com 2024, o Huol registrou um crescimento de 50% no uso do sistema.

Segundo Eduardo Marques, chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital do Huol, o avanço se deve ao apoio da gestão e ao trabalho colaborativo das equipes. “Implementamos os módulos de exames e cirurgias, essenciais para melhorar o registro eletrônico de saúde no AGHU, o que impactou diretamente no índice”, explicou.

Igor Marreiros, chefe da divisão médica do Huol, destacou que o uso do AGHU garante maior confiabilidade e disponibilidade dos dados. "Os atendimentos são mais resolutivos porque todo o histórico do paciente está acessível. Além disso, o sistema permite extrair dados para indicadores de qualidade, medindo tempo de atendimento, materiais utilizados e profissionais envolvidos. Isso ajuda a otimizar o funcionamento do hospital", afirmou.

Além da evolução nos itens previstos nos indicadores do AOC, o hospital introduziu outras plataformas para modernizar os serviços e contribuir para o aprimoramento da qualidade da assistência prestada à saúde.

HU Digital: Sistema que permite que pacientes acessem laudos de exames e sumários de alta online, registrados no Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). Disponível em https://hudigital.ebserh.gov.br/

Teleconsulta: Consulta remota, reduzindo tempo e custos para pacientes. O atendimento pode ser realizado de casa, sem a necessidade de deslocamentos e esperas em consultórios. Nessa modalidade, o agendamento é feito pelo hospital e o paciente recebe as informações como dia, horário e link de acesso.

PACS/RIS: Plataforma da Ebserh que disponibiliza para profissionais e pacientes os resultados dos exames de imagem e laudos digitalmente a qualquer momento. Disponível em  https://exames-stt.ebserh.gov.br

“Essas melhorias são fruto do trabalho integrado entre gerências, superintendência e Diretoria de Tecnologia da Informação, beneficiando diretamente os pacientes”, destacou o chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital.

AGHU

O AGHU é um sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico disponível para uso gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS) e utilizado em toda a rede de Hospitais Universitários Federais da Ebserh. Por meio dele, é possível automatizar os processos assistenciais e administrativos, fornecendo à gestão hospitalar acesso a informações, além de possibilitar aos pacientes celeridades no atendimento.

 Sobre a Ebserh

O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação

Por Paulina Oliveira

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh

João Pedrosa

Relações Públicas

Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc

Coordenadoria de Comunicação Social - CCS

Presidência

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh

ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920

Participação do pai na gestação, parto e puerpério fortalece vínculos familiares

 HUAB e MEJC incentivam o envolvimento paterno desde o pré-natal

Natal (RN) - A presença do pai na gestação, no parto e no puerpério tem ganhado espaço nas práticas adotadas pelas unidades vinculadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Rio Grande do Norte. No Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), em Santa Cruz, e na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal, ambos da Universidade Federal do estado (UFRN), iniciativas de humanização têm promovido o acolhimento e o protagonismo paterno como parte do cuidado integral à mãe e ao bebê. 

Mais do que acompanhantes, os homenageados neste segundo domingo de agosto são considerados figura indispensável no processo de nascimento, com papel de destaque no apoio emocional à mulher e na formação do vínculo com o filho desde os primeiros minutos de vida. 

Para a assistente social Maureen Azevedo, da MEJC, essa participação representa o exercício do direito à paternidade ativa. “O envolvimento do pai fortalece a estrutura emocional da mulher e contribui para a criação de um ambiente saudável no puerpério. Além disso, os pais passam a apoiar práticas como a amamentação e os cuidados com o recém-nascido”, explica. 

As duas unidades promovem rodas de conversa, visitas guiadas e ações educativas voltadas para gestantes, puérperas e acompanhantes. Nos alojamentos conjuntos e na Unidade Canguru, os profissionais discutem temas como rede de apoio, direitos sociais e o papel do pai no desenvolvimento do bebê. No HUAB, por exemplo, a integração dos pais começa no pré-natal. “Incentivamos a presença do acompanhante durante todas as fases do parto, conforme preconizam as boas práticas da humanização”, afirma Edson Mendes, enfermeiro e chefe do Setor Materno-Infantil e Saúde da Mulher da unidade.

As instituições também buscam atender aos mais diversos perfis familiares. A escuta qualificada e o acolhimento humanizado são princípios fundamentais para lidar com pais adolescentes, casais homoafetivos ou contextos de ausência paterna. “Procuramos garantir respeito, orientação e apoio, independentemente da configuração familiar”, pontua Maureen Azevedo. 

Presença que faz a diferença

Com o sorriso de orelha a orelha pelo presente de Dia dos Pais antecipado, Rodrigo Afonso, de 37 anos, acompanhou o nascimento da filha, Lua Thaynara, no HUAB, no último 5 de agosto. Para ele, a participação desde o pré-natal contribuiu para uma vivência mais segura. “A gestação foi tranquila, e o parto aconteceu de forma rápida. Chegamos ao hospital, ela tomou um banho e logo o trabalho de parto começou. A equipe foi excelente com a gente”, lembra. 

Lua é a segunda filha do casal. O primogênito, Samuel, também nasceu no HUAB, há um ano. Emily Naiara, mãe das crianças e companheira de Rodrigo, ressalta a qualidade do atendimento. “A melhor maternidade da região é aqui. Tem profissional toda hora perguntando como a gente está, se precisa de alguma coisa. É maravilhoso. Já falei daqui para minhas amigas e familiares”, conta. Ela destaca que, mesmo sendo o segundo parto, “a experiência foi tranquila, graças à segurança oferecida pela equipe”, completa. 

Pai e profissional

Além da atuação profissional, Edson Mendes também compartilha a experiência como pai de quatro filhos e avô. “Ser pai me tornou um enfermeiro melhor. Aprendi a escutar, acolher medos e respeitar o tempo do outro. Hoje, como avô, aprendi ainda mais sobre o valor do afeto. Acredito que a paternidade e a experiência familiar ampliam nossa empatia como profissionais de saúde”, reflete. 

Para ele, os benefícios da presença do pai são visíveis na formação de vínculos duradouros e no fortalecimento da dinâmica familiar. “Quando o pai participa desde o início, ele se sente mais responsável com todas as etapas do processo. Isso contribui para uma sociedade mais sensível e zelosa pelo cuidado com as crianças”, conclui. 

Sobre a Ebserh

A MEJC-UFRN e o HUAB-UFRN fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades

federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por George Miranda com revisão de Ludmila Wanbergna

Unidade de Imprensa e Informação Estratégica 1

Coordenadoria de Comunicação Social

João Pedrosa

Relações Públicas

Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc

Coordenadoria de Comunicação Social - CCS

Presidência

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh

ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920

I FESTIVAL DE ETNOMUSICOLOGIA E DA MÚSICA FOLCLÓRICA DO TRAIRI POTIGUAR


O I festival de etnomusicologia e da música folclórica do Trairi potiguar é um divisor de águas, pela primeira vez na região do Trairi chega um projeto e um evento que pensa na música raiz, na música folclórica da nossa terra, este festival pretende levar ao palco do teatro Candinha Bezerra na cidade de Santa Cruz o melhor da produção musical e folclórica do Trairi potiguar, artistas violeiros, boi de reis, tocador de fole, violonista, rabequeiros e percussionista irão compor o caldeirão musical a ser apresentado nesse lindo projeto, este evento tem entrada Franca e ocorre no dia 22 de agosto de 2025 as 14h no teatro Candinha Bezerra, lembramos que o teatro após lotado os portões serão fechados, então cheguei cedo e garanta seu lugar.

Apoio: Melodias do Trairi,  Prefeitura municipal de Santa Cruz, secretaria municipal de cultura.

Realização: Fundação José Augusto, Secretaria de cultura do RN, governo do RN, PNAB, ministério da cultura, e Brasil governo federal.

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Jack e Rose do RN: homem constrói réplica do Titanic em Santa Cruz

Um vigia construiu uma réplica do navio Titanic na cidade de Santa Cruz, no sertão do Rio Grande do Norte. O monumento, que fica ao lado da casa dele, tem cerca de 7 metros de altura.

O autor da obra é Jailson Gomes dos Santos, de 52 anos, que começou a construção em 2019. A ideia inicial era fazer um mirante, mas a opinião de uma taxista mudou os rumos do projeto. As informações são do G1.

“Já ia bem adiantado esse mirante, chegou uma taxista, que veio deixar a gente aqui, aí dali do portão ela disse: ‘isso é um navio e parece com Titanic'”, contou Jailson.

Desde então, ele decidiu fazer a réplica do navio, mesmo distante do mar.

“Depois disso eu comecei a trabalhar nele em forma de navio, uma réplica desse Titanic. E comecei a trabalhar. Eu sou o servente, o pedreiro, tudo”, contou.

O navio fica às margens da RN-023 na Chácara Todos os Santos na comunidade rural de São Francisco de Assis e tem vista para a estátua de Santa Rita de Cássia, a maior estátua católica do mundo, que também fica em Santa Cruz.

O navio carrega as bandeiras de Santa Cruz, do Rio Grande do Norte e do Brasil.

A obra ainda não foi concluída – faltam alguns detalhes e acabamentos que o vigia pretende fazer para aumentar a experiência no local. Fonte: G1 RN, via Blog Jair Sampaio!

Agenda Semanal da Laboclínica Trairi; confira


Colesterol alto pode passar despercebido e causar infarto ou AVC, alerta médico do Huol

Hospital universitário orienta sobre riscos, prevenção e atendimento especializado pelo SUS
Natal (RN) - O colesterol elevado é um inimigo silencioso da saúde cardiovascular. Sem sintomas aparentes na maioria dos casos, ele pode se acumular nas artérias ao longo dos anos, provocando obstruções que levam ao infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC). No Brasil, cerca de 40% da população apresenta a condição, segundo o Ministério da Saúde. Esse quadro está diretamente relacionado ao aumento das doenças cardiovasculares, que são responsáveis por cerca de 400 mil mortes por ano no país. 

Segundo o cardiologista Gustavo Torres, do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o diagnóstico precoce e o acompanhamento regular são fundamentais para evitar complicações graves. “O colesterol é uma gordura que participa da composição de células do nosso corpo e da fabricação de vitaminas e hormônios. Em excesso, pode se acumular nas artérias e levar à doença aterosclerótica”, explica o médico. 

Comemorado em 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do controle dos níveis de gordura no sangue. “A doença aterosclerótica está relacionada como fator de risco em casos de infarto, AVC e outras condições em que o fluxo de sangue para órgãos vitais está comprometido”, afirma Gustavo Torres. 

Diagnóstico e prevenção

Na maioria dos casos, o colesterol alto só é detectado por meio de exames laboratoriais de sangue, recomendados anualmente para a população geral. Em pessoas com histórico familiar de dislipidemia, esse acompanhamento deve começar cedo, ainda na infância ou adolescência. “Existe uma tendência genética de ter elevação do colesterol. Nos casos em que parentes de primeiro grau têm colesterol alto, essa busca deve ser mais ativa”, ressalta o cardiologista. “Em várias situações, essa dosagem deve ser feita com mais frequência”, completa ele. 

Sintomas clínicos são raros, mas podem ocorrer. “O sinal mais comum está relacionado ao acúmulo de gordura em regiões específicas, como pálpebras ou próximo aos olhos”, exemplifica o especialista. 

Entre os principais fatores de risco para o aumento do colesterol estão alimentação inadequada, consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e sedentarismo. “Devemos priorizar uma alimentação rica em verduras, frutas, carnes brancas e com menos carboidratos, além da prática regular de atividades físicas”, orienta o profissional. 

Referência no tratamento

O Huol conta com serviço especializado para pacientes com colesterol alto, principalmente nos casos mais complexos. A assistência é realizada por meio do Departamento de Endocrinologia, com acompanhamento de profissionais especializados e suporte multiprofissional, via Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os casos atendidos no Hospital Universitários são encaminhados pelo sistema de regulação municipal. 

“Todos nós precisamos saber o nosso nível de colesterol. No máximo, anualmente devemos fazer a dosagem. Hábitos saudáveis vão melhorar não só os níveis de colesterol, mas também sua qualidade de vida”, conclui o cardiologista Gustavo Torres. 

Sobre a Ebserh

O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Aline Freitas, revisão de George Miranda

Jornalistas

Unidade de Imprensa e Informação Estratégica 1

Coordenadoria de Comunicação Social

João Pedrosa

Relações Públicas

Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc

Coordenadoria de Comunicação Social - CCS

Presidência

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh

ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920