GOVERNO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ
Terça-feira, 26 de junho de 2012
Prêmio Prefeito Amigo da Família coloca Santa Cruz na linha de frente contra as drogas
Ontem (25) a sociedade santacruzense tomou conhecimento de um trabalho sensível realizado pelo prefeito, Péricles Rocha desde o início da sua gestão em 2009, que já ajudou mais de 100 famílias. É o tratamento e recuperação de dependentes químicos, que, através do Governo Municipal, das Secretarias de Saúde e Assistência Social e do Instituto Estadual de Combate às Drogas – Comunidade Terapêutica Nova Aliança deu uma nova oportunidade as vítimas das drogas e às suas famílias.
Quem compareceu a entrega do Prêmio Prefeito Amigo da Família no Teatro Candinha Bezerra, destinado esse ano ao prefeito de Santa Cruz, pôde ter acesso a experiências riquíssimas de solidariedade, fé, amor ao próximo, e força de vontade. Péricles foi o primeiro gestor municipal do Rio Grande do Norte a procurar alternativas para ajudar os dependentes químicos da sua cidade.
Foi em 2009, procurado por uma mãe santacruzense sem muitas alternativas para ajudar seu filho refém das drogas, que o prefeito decidiu se unir a Comunidade Terapêutica Nova Aliança no combate, tratamento e recuperação destas pessoas. Desde então mais de 100 famílias foram auxiliadas pelo Governo Municipal.
“Ser sensível a essa causa, é se mostrar humano. Famílias acabam por conta dessa doença, famílias viram reféns de traficantes, nós não podemos fechar os olhos para estas pessoas. E foi a partir de um pedido desesperado de uma mãe, que eu não medi esforços para ajudá-la e ajudar a outros pais na mesma situação”, palavras do prefeito durante a cerimônia de entrega do Prêmio.
O gestor também cita outras situações que o fizeram seguir em frente da causa, mesmo sem o apoio de outros políticos ou esferas governamentais. “Em 2010 fui procurado em meu gabinete por um jovem senhor que me agradeceu fervorosamente por ter lhe devolvido a vida. Eu de imediato não liguei a pessoa ao caso, e curioso perguntei-lhe a que eu devia a honra de sua gratidão, e ele, emocionado me disse que no momento mais difícil da sua vida eu fui o único a lhe estender a mão e a lhe dar uma nova chance. Se tratava de um ex usuário de drogas, que recebeu tratamento na Comunidade Nova Aliança e agora estava curado, empregado e com uma família. A gente não faz esse trabalho para receber congratulações, mas neste dia eu me senti abençoado por ter ajudado um vencedor”, declarou.
Estes e vários outros momentos marcaram a solenidade de ontem, que homenageou ainda a secretária municipal de saúde, Guacira Pimenta, e o professor João Maria Mendonça, coordenador do Fórum Estadual Permanente de Políticas Públicas Sobre Drogas e presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes do Rio Grande do Norte (CONEN-RN). Na ocasião, João Maria, proferiu uma palestra de tema “Prevenção às Drogas nas escolas, na Família, no Ambiente de Trabalho e na Sociedade”.
O diretor da Comunidade Terapêutica Nova Aliança, Murilo Vieira do Amaral Filho, destacou a sensibilidade e compromisso do prefeito em implantar na cidade programas de prevenção como o PROERD e ser pioneiro ao investir no tratamento dos usuários. O diretor estava se referindo a parceria firmada com a Comunidade coordenada por ele, e que, de acordo com seu discurso durante o evento, não recebe nenhuma ajuda governamental. “O sentido do Prêmio é agradecer a instituições e pessoas pelo compromisso social no combate às drogas, como também tornar público a luta destas pessoas. O trabalho de Péricles deve servir de exemplo para outros tantos gestores, que ainda não tem este olhar sensível, capaz de salvar tantas vidas”, afirmou Murilo.
Além do Prêmio Amigo da Família, Péricles foi surpreendido por outro prêmio, entregue pelas mãos do palestrante João Maria Mendonça, que veio representando o Fórum Estadual Permanente de Políticas Públicas Sobre Drogas. O prefeito foi agraciado com uma comenda de honra ao mérito, por todos os trabalhos realizados em benefício da sociedade.
Entre discursos, palestras e dinâmicas com o objetivo de conscientizar a platéia, a cerimônia acabou por volta das 22h com uma entrada comovente. Um usuário de crack adentrou no Teatro e pediu entre lágrimas sinceras para conhecer esse trabalho realizado pelo Governo Municipal e a Nova Aliança. Este pedido espontâneo de socorro tornou o evento um marco, que coloca Santa Cruz na linha de frente no combate às drogas.
O usuário foi encaminhado na mesma noite para a Comunidade Terapêutica Nova Aliança, onde receberá tratamento e acompanhamento durante três meses.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
2 comentários:
ANDRE COMO E QUE VOCE COLOCA UMA BOMBA DESSA NO SEU BLOG.
QUANTO SERA QUE O INOCENTE DE PEZÃO RECEBEU PARA FAZER ESTA APREZENTAÇÃO; DUDU ESTAR POR TRAZ DISSO????
Postar um comentário