Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Santa Cruz vem a público, tendo em vista publicação feita pelos vereadores João Victor e Paulo César Beju, esclarecer sobre suas contas e investimentos feitos em Santa Cruz.

Os maiores investimentos do SAAE são em Serviços de Engenharia, que são executados por uma empresa terceirizada, contratada através de licitação via Concorrência Pública, divulgada em jornais de grande circulação do estado.

Nestes serviços de engenharia são executados todas as atividades de manutenção e ampliação de rede feitos diariamente pelo SAAE. São serviços de engenharia executados pelo SAAE:

Manutenção das redes de água e esgoto;
Limpeza de galerias pluviais;
Limpeza de fossas;
Ligação e corte de água;
Remonte de pavimentação em paralelepípedo ou asfalto em locais que o SAAE faz serviço;
Fabricação de placas de cimento para caixas de gordura do sistema de esgoto;
Coleta e tratamento de esgoto nas 7 elevatórias de tratamento existententes na cidade, com serviços e funcionários 24 horas por dia em cada elevatória, destinando o esgoto para as lagoas de estabilização para tratamento;
Investimentos em ampliação de redes de água e esgotos nos bairros da cidade, já que Santa Cruz cresce cotidianamente e novas ligações são solicitadas diariamente no SAAE;

Todos esses serviços são executados por 46 funcionários terceirizados pagos pelo SAAE, via empresa contratada, e entram na rubrica de despesas de Serviço de Manutenção, e trabalham diariamente na cidade.

Além destas despesas, que são as maiores e consumem grande parte do que é arrecadado pelo SAAE mensalmente, a autarquia municipal ainda realiza pagamentos mensais a CAERN, onde compra a água para ser distribuída na cidade, a COSERN, o INSS, além de material de expediente e outras despesas cotidianas administrativas.

É importante a população tomar conhecimento que as maiores despesas do SAAE são com manutenção da rede de esgoto. O SAAE trata 90,1% do esgoto da cidade, um dos maiores índices do Nordeste e não visto em outros municípios potiguares nem na maior parte do Brasil, e isso requer grande aporte de investimentos mensais para garantir que a rede funcione bem.

A divulgação dos dados apresentados são de previsões orçamentárias, inclusive no que diz respeito as licitações, que são realizadas para contratação de serviços e compra de produtos, mas nem todo o valor licitado é contratado junto a empresa vencedora, vai depender da demanda existente e da necessidade do órgão, pagando somente aquilo que for consumido dentro do que for licitado. Isso é uma prática comum em qualquer órgão público e dentro do que é estabelecido pela legislação brasileira.

Todos os dados disponibilizados aos vereadores estão abertos para verificação da população através de nosso Portal da Transparência (www.saae.santacruz.rn.gov.br) com informações relativas as despesas do SAAE.

A direção do SAAE reitera a responsabilidade que tem com a população, garantindo que todo sistema funciona com zelo dos recursos públicos para execução de suas atividades.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: