3a1

iure veiculos

iure veiculos

AM CARNES

AM CARNES

CREART

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

rede con

rede con

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

CASA DO MATUTO

CASA DO MATUTO

Drogaria Topázio

Drogaria Topázio

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Águas do “Velho Chico” começam a banhar o Ceará a partir de hoje

Nova fase da Transposição do São Francisco a ser inaugurada logo mais vai aportar em Jati. Com a etapa, tem início o escoamento pelo Cinturão das Águas, com 75% das obras finalizadas
Responsável pela chegada das águas da Bacia do São Francisco ao Ceará, trecho da Transposição do Rio São Francisco será inaugurado na manhã de hoje (26). O percurso faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), cuja as obras iniciaram ainda em 2007.

Estágio inicial para o pleno funcionamento do Eixo Norte em terras cearenses, o trecho será responsável por realizar a interligação entre o reservatório Milagres, em Pernambuco, e a barragem cearense de Jati, realizando aporte em Jati. Presidente Jair Bolsonaro é aguardado para cerimônia.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) Pisf totaliza 477 quilômetros de extensão, sendo o maior empreendimento hídrico do País. Ainda de acordo com a pasta, o objetivo é atender 390 municípios espalhados por Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, com estimativa de 12 milhões de pessoas beneficiadas, após todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estarem em funcionamento.

Conforme o MDR, as estruturas em funcionamento do Eixo Leste, finalizado em março de 2017, abastecem cerca de 1 milhão de pessoas. Em 2020, o Governo Federal investiu mais de R$ 270 milhões nas obras. O Pisf está orçado em R$ 10,8 bilhões de investimentos federais.

Cinturão das Águas
As obras da transposição passam, no Estado, por Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro, explica o superintendente de obras da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) do Ceará, Yuri Castro Oliveira. Com a fase que começa hoje, a água dará início ao Cinturão das Águas do Ceará (CAC), obra estadual criada para dar mais vazão à integração da transposição.

O “Velho Chico”, segundo Oliveira, percorrerá trajeto de 53 quilômetros, que corresponde ao trecho emergencial do CAC, até derivar no Riacho Seco, em Missão Velha. Percurso atravessa ainda o município de Brejo Santo. “Ao aportar no Riacho Seco, água será escoada para o rio Batateiras, que é afluente do Rio Salgado, este, por sua vez, deságua no Rio Jaguaribe, na região do Alto Jaguaribe, chegando até o Castanhão”, detalha. Volume será usado no abastecimento da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

De acordo com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), o CAC tem aproximadamente 150 km. Os 25% das obras do CAC que aguardam finalização devem ficar prontos em dois anos. Municípios como Crato, Nova Olinda, Araripe, Campos Sales e Salitre serão beneficiados.

Participação civil
A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB) tem acompanhando de perto o processo de estruturação da transposição e celebra mais uma etapa concluída. “A chegada da água é uma conquista muito grande. A Transposição vem atender a uma demanda de uma parcela da sociedade que, historicamente, tem muita necessidade de água”, define Alci Lacerda, coordenador do Conselho Técnico da AFBNB.

“Essa inauguração traz também todos os percalços e questões que precisam ser discutidos em relação ao gerenciamento da água e se, de fato, vai chegar para quem realmente precisa”, pondera o coordenador. Lacerda defende que a população ganhe maior protagonismo para garantir uma condição plena de utilização do recurso para melhorar qualidade de vida e ascender economicamente.

Desde 2019, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 740/19, que pretende elencar as prioridades para o usufruto das águas oriundas da transposição do rio nos estados do Nordeste. Abastecimento humano, saneamento público, irrigação agrícola, dessedentação animal, e piscicultura, nesta ordem, são as necessidades a serem demandadas pelo Pisf.

Nenhum comentário:

Acessos do blog