Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Águas do “Velho Chico” começam a banhar o Ceará a partir de hoje

Nova fase da Transposição do São Francisco a ser inaugurada logo mais vai aportar em Jati. Com a etapa, tem início o escoamento pelo Cinturão das Águas, com 75% das obras finalizadas
Responsável pela chegada das águas da Bacia do São Francisco ao Ceará, trecho da Transposição do Rio São Francisco será inaugurado na manhã de hoje (26). O percurso faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), cuja as obras iniciaram ainda em 2007.

Estágio inicial para o pleno funcionamento do Eixo Norte em terras cearenses, o trecho será responsável por realizar a interligação entre o reservatório Milagres, em Pernambuco, e a barragem cearense de Jati, realizando aporte em Jati. Presidente Jair Bolsonaro é aguardado para cerimônia.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) Pisf totaliza 477 quilômetros de extensão, sendo o maior empreendimento hídrico do País. Ainda de acordo com a pasta, o objetivo é atender 390 municípios espalhados por Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, com estimativa de 12 milhões de pessoas beneficiadas, após todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estarem em funcionamento.

Conforme o MDR, as estruturas em funcionamento do Eixo Leste, finalizado em março de 2017, abastecem cerca de 1 milhão de pessoas. Em 2020, o Governo Federal investiu mais de R$ 270 milhões nas obras. O Pisf está orçado em R$ 10,8 bilhões de investimentos federais.

Cinturão das Águas
As obras da transposição passam, no Estado, por Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro, explica o superintendente de obras da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) do Ceará, Yuri Castro Oliveira. Com a fase que começa hoje, a água dará início ao Cinturão das Águas do Ceará (CAC), obra estadual criada para dar mais vazão à integração da transposição.

O “Velho Chico”, segundo Oliveira, percorrerá trajeto de 53 quilômetros, que corresponde ao trecho emergencial do CAC, até derivar no Riacho Seco, em Missão Velha. Percurso atravessa ainda o município de Brejo Santo. “Ao aportar no Riacho Seco, água será escoada para o rio Batateiras, que é afluente do Rio Salgado, este, por sua vez, deságua no Rio Jaguaribe, na região do Alto Jaguaribe, chegando até o Castanhão”, detalha. Volume será usado no abastecimento da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

De acordo com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), o CAC tem aproximadamente 150 km. Os 25% das obras do CAC que aguardam finalização devem ficar prontos em dois anos. Municípios como Crato, Nova Olinda, Araripe, Campos Sales e Salitre serão beneficiados.

Participação civil
A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB) tem acompanhando de perto o processo de estruturação da transposição e celebra mais uma etapa concluída. “A chegada da água é uma conquista muito grande. A Transposição vem atender a uma demanda de uma parcela da sociedade que, historicamente, tem muita necessidade de água”, define Alci Lacerda, coordenador do Conselho Técnico da AFBNB.

“Essa inauguração traz também todos os percalços e questões que precisam ser discutidos em relação ao gerenciamento da água e se, de fato, vai chegar para quem realmente precisa”, pondera o coordenador. Lacerda defende que a população ganhe maior protagonismo para garantir uma condição plena de utilização do recurso para melhorar qualidade de vida e ascender economicamente.

Desde 2019, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 740/19, que pretende elencar as prioridades para o usufruto das águas oriundas da transposição do rio nos estados do Nordeste. Abastecimento humano, saneamento público, irrigação agrícola, dessedentação animal, e piscicultura, nesta ordem, são as necessidades a serem demandadas pelo Pisf.

Nenhum comentário: