Quadro Aniversariantes do dia

FESTA DE SANTA RITA 2024

Hélio Crisanto

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

MPRN intima CAERN para esclarecer falta de água em Santa Cruz e deputado disponibiliza redes sociais para população denunciar descaso

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está intimando à Companhia de Água e Esgotos do RN (Caern)  a esclarecer os motivos dos constantes casos de falta de água na cidade de Santa Cruz, segundo informação passada ao órgão ministerial pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), autarquia municipal que explora os serviços de água e esgoto daquele município.

De acordo com o despacho do MPRN, assinado pelo promotor Ricardo José da Costa Lima, a população  “vem sendo surpreendida mês a mês com a redução no fornecimento de água” pela CAERN, prejudicando o abastecimento local.

O despacho enfatiza ainda que nos últimos dez anos, Santa Cruz saltou de 34.769 (estimativa IBGE 2008) para 39.555 habitantes (estimativa IBGE 2018), ultrapassando, atualmente, a marca de 40.000 munícipes, fora a população flutuante. 

No entanto, apesar do acréscimo populacional e do consequente aumento da demanda, o SAAE informa que a vazão recebida pelo município vem sofrendo progressiva diminuição, contabilizando-se uma redução de 10% no volume de água recebido ao longo dos últimos dez anos. 

O despacho ressalta ainda que nos últimos dias a CAERN, sem qualquer explicação aceitável, reduziu a vazão de 206,47 m3/h para apenas 125 m3/h, “o que mal dá para fazer funcionar uma única bomba, tornando o abastecimento da cidade um verdadeiro caos”.

DESCASO

O descaso da CAERN com o abastecimento de água da cidade de Santa Cruz e de outros municípios da região do Trairi vem sendo  ostensivamente denunciado pelo deputado estadual Tomba Farias (PSDB) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na última quinta-feira, dia 1º, o parlamentar municipalista chegou a disponibilizar suas redes sociais para que a população possa denunciar situações de falta de água geradas pela CAERN.

“Nunca vi uma adutora quebrar tanto, principalmente quando chega o período eleitoral. Além da falta d’água, a Caern não informa que vai paralisar os serviços para fazer os reparos. O problema é constante e a culpa vem sendo jogada sobre os gestores municipais. Isso é um absurdo. Vou entrar com uma representação contra a Caern e chamar a atenção do Ministério Público”, disse Tomba.

2 comentários:

Unknown disse...

O ministério público é pra multa tanto a caern como o saae é um absurdo tanta falta de água com a população até pq chega rápido a conta de água e se a pessoa não pagar é contado aí o saae diz que quebrou uma bomba sempre é isso ficar uma semana sem água beleza desde que fique uma semana com água mais ficar sem água por 15 dias ou até mesmo mais é uma falta de respeito com a população.

Unknown disse...

Absurdo hoje faz 24 dias não chega água na minha residência,o próxima escola João Ferreira é caso cério!