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terça-feira, 16 de março de 2021

Projeto de leitura e escrita é incentivo aos colaboradores do Idema

O projeto “Construindo Saberes da Leitura e da Escrita no ambiente de trabalho” é uma iniciativa da equipe de Educação Ambiental do órgão e auxilia profissionais no processo de ensino-aprendizagem.

Para alguns colaboradores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, o mês de março será visto como o início da realização de um sonho em suas vidas. A equipe da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA) iniciou um trabalho de aprendizagem junto a três profissionais que compõem a equipe de jardinagem, limpeza e copa do órgão ambiental.

O projeto “Construindo Saberes da Leitura e da Escrita no ambiente de trabalho” tem como objetivo proporcionar a aprendizagem e aumentar a autoestima dos colaboradores para o enfrentamento dos conflitos socioambientais, econômico, político e cultural por não serem alfabetizados.

A descoberta da situação entre os colaboradores surgiu durante a execução do projeto "Ensinando e aprendendo com a Horta no Ambiente de Trabalho", há duas semanas. O ato da inscrição e, posteriormente, a assinatura da lista de participantes foram momentos desafiadores.

A professora e pedagoga, Laudecy Ferreira, integrante da SPEA/Idema, relata que ao levar a notícia da realização dos encontros educativos, os profissionais demonstraram muita alegria. “Vimos os olhos de um colaborador emergirem em lágrimas e, ao mesmo tempo, seu largo sorriso ao saber daquela notícia”.

Outro colaborador falou que seu maior sonho é aprender a ler e escrever e que sentia constrangimento diante das outras pessoas. “Já passei por muitas dificuldades, até mesmo para resolver questões bancárias, tendo que utilizar os caixas eletrônicos. Me vejo sem saída em muitos momentos”, disse.

"Ao final do curso sobre a construção da Horta levei os casos para a coordenadora do setor e a resposta foi de total apoio ao processo de ensino e aprendizagem junto aos colaboradores. Realizei uma anamnese, ou seja, busca de dados onde pode ser percebida a identificação, a queixa principal de uma situação problema, a história familiar e social da pessoa, aqui no caso, a realidade de vida do colaborador. Esse momento se faz necessário para que possam ser planejadas as ações que poderão contribuir com a melhoria da qualidade de vida do educando”, relatou Laudecy.

Para a realização do Projeto foram elencadas as seguintes ações: Escuta individual e coletiva aos colaboradores; realização de 10 entrevistas; aplicação de 5 questionários; 2 encontros por semana; roda de conversa; contação de histórias; apresentação de podcast; recital poético e visita ao Parque das Dunas. "Fazendo uma análise de todo esse percurso estou extremamente feliz por poder contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem dessas pessoas instruindo-as sobre o direito de exercer sua cidadania com dignidade. Só tenho a agradecer a todos que fazem o Instituto Ambiental por compreender esse diálogo do processo em nossas rotinas”, disse Laudecy Ferreira.

Três encontros já aconteceram até a presente data e todos estão muito satisfeitos e empolgados com a percepção da leitura e da escrita no andamento do projeto. Para o diretor administrativo do Idema, Marcílio Lucena, o ambiente profissional não pode ser apenas um local de trabalho, mas um lugar que requer o olhar voltado a aumentar a autoestima de seus colaboradores.

“Contribuir de forma significativa na qualidade de vida dos colaboradores do Idema, por meio do processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita é algo gratificante. Os benefícios são para todos, inclusive para a melhoria nos serviços prestados pelo órgão ambiental", finalizou Lucena.

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