Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Encerramento da Operação Verão movimenta Litoral Sul do RN

Passeio ciclístico colocou mais de 200 pessoas em movimento na Rota do Sol, neste domingo (26).

Encerrando a Operação Verão 2023, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema promoveu no último domingo (26), um passeio ciclístico de forma gratuita. O grupo iniciou o percurso de cerca de 12km (ida e volta) em frente ao Estádio do ABC (Frasqueirão), com uma parada no posto do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), em Pium, e encerrou na Via Costeira.

O passeio ciclístico contou com trio elétrico, sorteio de brindes, entregas de material educativo e mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Ao longo do trajeto houve distribuição de água.

O evento foi realizado com o apoio da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), do Departamento de Trânsito do RN (Detran), do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Projeto Arboriza Natal, da Associação dos Ciclistas do RN, da Natal Reciclagem, do Programa RN+Saudável, e da Subsecretaria do Esporte e do Lazer (SEL/SEEC).

O vice-campeão brasileiro de Paraciclismo, Jackson Alexandre, esteve presente no evento e falou da importância da ocupação de espaços públicos para a prática do esporte. “Comecei minha preparação para disputar o brasileiro deste ano. Quero trazer a medalha de ouro para nosso Estado, então participar dessa atividade serve também de treinamento. Além disso, é importante ter eventos desta natureza, para que mais pessoas possam conhecer, se interessar e praticar o ciclismo no Rio Grande do Norte”, destacou o atleta.

Para o ciclista Anderson Robson, a atividade na Rota do Sol movimentou a tarde do domingo e trouxe um momento agradável de qualidade de vida. “Precisamos deixar registrado os parabéns aos organizadores do evento. Esperamos ter mais em nossa cidade para a população perceber que praticar o pedal é vida”, relatou.

A subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental (Spea), Iracy Wanderley, o Idema pensou em uma atividade que pudesse reunir os diferentes públicos, voltada para crianças e adultos de todas as idades, e que promovesse qualidade de vida.

“Finalizamos a Operação Verão com chave de ouro. Reunimos a comunidade em uma atividade de educação ambiental e promoção à saúde, incentivando a prática do exercício físico, e, ainda, fazendo o bem em uma ação de solidariedade com a doação de alimentos não perecíveis. O passeio foi um sucesso. Agradecemos a todas e a todos que participaram e fizeram esse evento acontecer”, finalizou a subcoordenadora.

Ao final do passeio, os participantes seguiram para o Projeto Viva+RN Via Costeira, com uma programação também focada no esporte, saúde e qualidade de vida.

Operação Verão

A Operação Verão é a principal atuação das forças de segurança pública do estado no período de veraneio em todo o litoral potiguar. Em conjunto com instituições parceiras como o DETRAN, IDEMA, SETUR e SESAP, a SESED realiza o reforço das ações educativas, ostensivas e fiscalizatórias em áreas turísticas e de grande circulação de pessoas nesta época.

Além das ações de segurança pública e prevenção de acidentes de trânsito, a Operação Verão deste ano inovou com a presença de ações de sensibilização ambiental. Foram realizadas atividades em mais de 20 municípios do RN, mais de 50 visitas técnicas e blitzen, que levaram muita informação e conhecimento, como a de distribuição de material educativo, mutirão de limpeza, adesivaços, doação de mudas de plantas nativas, diálogos e abordagens com os banhistas, turistas, trabalhadores e comerciantes das cidades costeiras e também eventos on-line de formação com representantes dos Comitês de Educação Ambiental do Estado.

Durante os meses de janeiro e fevereiro foram tratadas temáticas como a balneabilidade das praias do RN, proteção das áreas de desovas de tartarugas marinhas, a destinação correta de resíduos, a proteção do Morro do Careca e a proibição de tráfego de veículos em área de praias.

Nenhum comentário: