Quadro Aniversariantes do dia

FESTA DE SANTA RITA 2024

Hélio Crisanto

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Huol realiza mutirão de cirurgias de fimose em ação de prevenção ao câncer de pênis, no próximo sábado (24)

A cirurgia retira excesso de pele e permite uma limpeza mais eficaz do órgão, combatendo, assim, o principal fator de risco da doença: higiene inadequada

Natal (RN) – Dez pacientes já regulados para o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), serão beneficiados pelo Mutirão de Postectomia (cirurgia de fimose), no próximo sábado (24), que será realizado no centro cirúrgico do hospital. A ação é direcionada a pacientes adultos e crianças para prevenção ao câncer de pênis.

A ação é organizada em todo país pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e suas seccionais, e parte de uma programação voltada para a conscientização e prevenção do câncer de pênis. Esta é a 4ª edição da campanha, cujo tema bem-humorado alerta: “Cuide, você só tem um!”.

O mutirão de cirurgias vai contar com a participação dos médicos urologistas Rafael Pauletti, Angelo Campos, Rafael Meduna, André Abrantes, Cesar Britto, Hiram Nobrega e Pedro Sales. Ainda, dos anestesistas Emiliana Gomes, Thiago Trigueiro, Ramon Santos e Hingrid Rodrigues. A ação tem o apoio do Departamento de Urologia do HUOL, Liga Contra o Câncer, Laboratório Adium e Farmacêutica Zambon.

A postectomia é o procedimento cirúrgico que retira o excesso de pele do prepúcio, tornando a limpeza da glande mais eficaz, combatendo, assim, a principal causa do câncer de pênis: as más condições de higiene. “Os benefícios da cirurgia para pacientes que têm fimose, que não conseguem expor a glande, é que a circuncisão por facilitar a higiene ela evita o câncer de pênis, que é um câncer extremamente agressivo, também protege de doenças sexualmente transmissíveis, como HPV e HIV”, explicou o chefe da unidade de transplante do Huol-UFRN, Dr. José Hipólito.

O especialista alerta ainda sobre a forma de prevenção do câncer de pênis. “A forma principal do câncer de pênis é a higiene diária do órgão genital masculino. Homens que tem fimose, que não conseguem expor a glande, são candidatos a realizar a circuncisão para evitar problemas futuros”, concluiu.

Mais sobre o câncer de pênis

Os sinais mais comuns do câncer de pênis são: feridas que não cicatrizam e coçam muito; secreção com forte odor; e espessamento ou mudança de cor na pele da glande. Como a maioria dos diversos tipos de neoplasias, o câncer de pênis tem cura quando detectado e tratado precocemente (evitando-se, em alguns casos, até a amputação do órgão). Outro ponto fundamental sobre esse tipo de câncer é que ele pode ser evitado com medidas simples de autocuidado.

Segundo o Ministério da Saúde, no período de 2012 a novembro de 2022, foram registrados no país 21.766 mil casos de câncer de pênis. Houve 6.456 mil amputações do órgão masculino de 2013 a 2023, com média anual de quase 600 amputações. De 2011 a 2021, a doença provocou mais de 4 mil mortes no Brasil.

Sobre a Ebserh

O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Atenciosamente,

Unidade de Comunicação Regional 6

Hospital Universitário Onofre Lopes 

huol-ufrn.ebserh.gov.br

Nenhum comentário: