Quadro Aniversariantes do dia

terça-feira, 30 de abril de 2024

Eleições para o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas convoca entidades civis para gestão 2024-2026

O CONED/RN irá eleger 11 representantes da sociedade civil

A Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (Semjidh) lançou o edital de convocação para as eleições do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CONED/RN) para o biênio 2024-2026. O processo eleitoral visa preencher 11 vagas destinadas a representantes da sociedade civil. As inscrições seguem até o dia 9 de maio e as entidades interessadas deverão apresentar os documentos exigidos no edital via e-mail (conedrn@gmail.com ). Clique aqui e acesse o edital.

A Coordenação do Processo Eleitoral será realizada por uma Comissão Especial Eleitoral do CONED/RN, composta por representantes de diversas entidades, incluindo a Semjidh e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Essa comissão tem a responsabilidade de coordenar o processo de escolha dos representantes não governamentais, garantindo a transparência e a lisura do pleito.

As vagas são destinadas a diversas categorias, incluindo representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), Conselhos Municipais de Políticas Públicas sobre Drogas, Instituições de Ensino Superior, Fórum Potiguar da População em Situação de Rua, entre outros. As entidades interessadas em participar do processo eleitoral devem atender às condições de admissibilidade e habilitação estabelecidas no edital, apresentando os documentos exigidos pela Comissão Eleitoral.

A Audiência Pública de Eleição do CONED/RN ocorre no próximo dia 23 de maio, para a realização do ato de escolha dos representantes para composição do conselho. Durante a audiência, as entidades habilitadas terão a oportunidade de indicar dois representantes para concorrer às vagas, sendo um titular e um suplente. Os representantes das entidades habilitadas terão direito a dois votos, que serão pessoais e não poderão ser realizados por procuração.

Após o encerramento da votação, a mesa eleitoral realizará a apuração dos votos e proclamará os eleitos, que terão mandato de dois anos, permitida uma única recondução por igual período.

As entidades interessadas em participar do processo eleitoral devem se atentar aos prazos e procedimentos estabelecidos no edital, garantindo assim a representatividade e a efetividade das políticas públicas sobre drogas no estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Cajueiro, Parque das Dunas e PEMP funcionam normalmente na quarta-feira (1º)

Os equipamentos são opções de lazer para população e turistas.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema informa que o Parque das Dunas, em Natal, o Cajueiro de Pirangi, em Parnamirim, e o Parque Estadual Mata da Pipa (Pemp), em Tibau do Sul, não sofrerão alterações em seu funcionamento nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho. Os equipamentos são administrados pelo Instituto Ambiental.

Confira os horários:

Parque das Dunas
Horário: 7h30 às 17h
Entrada: R$1,00

Parque Estadual Mata da Pipa

Horário: 9h às 16h

Entrada: gratuita

Cajueiro de Pirangi

Horário: 8h às 17h
Entrada: R$8,00 (crianças de sete a 12 anos pagam meia-entrada, assim como estudantes, professores e idosos, portando carteira comprobatória).

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Servidores ligados a Ebserh do Hospital Universitário Ana Bezerra aprovam indicativo de greve

Os servidores ligados a Ebserh do Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz, aprovaram indicativo de greve na manhã desta quarta-feira (24).

Uma audiência aconteceu na Praça Tequinha Farias, ao lado do Hospital, e reuniu representantes de todas as classes profissionais, que aprovaram a unanimidade o indicativo de paralisação a partir do dia 02 de maio.

Os servidores pedem a recomposição salarial dos últimos anos, que, somados, chega a 14%. A Ebserh ofereceu pouco mais de 2%, quase metade da inflação somente do ano passado, e a proposta foi rejeitada por todos os servidores.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Ebserh no Rio Grande do Norte, André Santos, afirmou que o apoio dos funcionários da empresa no Hospital Universitário Ana Bezerra é essencial para garantir que a classe se mantenha unida nesta paralisação.

Atualmente, cerca de 2/3 dos servidores do Hospital Universitário Ana Bezerra são contratados através da Ebserh.

Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, uma agenda de mobilizações vai ser feita informando a população sobre o movimento grevista, que começa no dia 02 de maio, sem previsão de término.

Ativista política Alane Costa passa a integrar base governista de Santa Cruz

A ex-candidata a vereadora e ativista política, Alane Costa, aderiu ao projeto governista e passa a integrar a base aliada ao prefeito Ivanildinho e ao deputado estadual Tomba Farias.

A adesão foi sacramentada na noite desta terça-feira (23), em reunião entre Ivanildinho e Alane.

Alane foi candidata a vereadora no último pleito pelo PC do B, e estava filiada ao MDB, que contava com uma possível candidatura de Alane neste pleito.

Ivanildinho comemorou a adesão, enfatizando que Alane é uma voz importante na comunidade e que ajudará nas articulações políticas visando a pré-candidatura de Dra. Fernanda a Prefeitura de Santa Cruz.

VEM VIVER A MAIOR FESTA DE SANTA RITA DE CÁSSIA DE TODOS OA TEMPOS

VEM VIVER A MAIOR FESTA DE SANTA RITA DE CÁSSIA DE TODOS OA TEMPOS! Estão preparados para uma programação especial em maio na Cidade Santuário!? Santa Cruz lhe aguarda para a maior Festa de Santa Rita de Cássia de todos os tempos. Serão dias intensos com muita animação em festas imperdíveis. Em maio, seu lugar é em Santa Cruz! #PrefeituraDeSantaCruz #FestaDeSantaRitaDeCássia #AMaiorFestaDeTodosOsTempos #SantaCruz #TerraDeFéeTrabalho

Pretta Soul é a atração do Projeto Quarta Autoral na Estação do Cordel nesta quarta (24)

Apoiado pelo Governo do RN, via Secretária Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (FJA), evento é realizado toda última quarta-feira do mês, com entrada gratuita, na Cidade Alta, em Natal (RN).

Em sua nona edição, o projeto Quarta Autoral traz a poesia e a cadência do hip hop da artista potiguar Pretta Soul. Com entrada franca, o evento ocorre toda última quarta-feira do mês, na Estação do Cordel, situada em frente à Praça Padre João Maria, na Cidade Alta, em Natal (RN).  A iniciativa, idealizada pelo músico Edinho Oliveira e produzida pela cantora Cida Lobo, conta com apoio do Governo do RN, via Secretária Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (FJA).

Aos 31 anos de idade, Jéssica Mayara, conhecida artisticamente como Pretta Soul, tem mais da metade de sua existência dedicada a duas paixões: cantar rap e fazer tranças. Desde os 14 anos, ela trabalha trançando cabelos. Deu seus primeiros passos na música integrando o grupo de rap feminino Dandaras (2005), depois passou por experiências nos grupos Conexão Mil Graus, Time de Patrão e Caboclas.

Pretta Soul fez seu nome e tem forte presença na cena com um som de linguagem, inspiração e sotaque nordestino; influenciada pelas rimas de improviso, pelo repente e por referências de importantes mulheres da MPB, como Elza Soares e Sandra de Sá, traz verdades em um estilo com proposta inovadora e contemporânea. Em sua carreira, já participou de diversos projetos culturais e festivais de música representando o hip hop e seus valores.

A artista mantém, desde 2019 no centro histórico de Natal, o Studio Aruandê, espaço onde exerce paralelamente a atividade de trancista. Um lugar de beleza e empoderamento do povo preto. Pretta Soul é a representação de uma mulher em uma cena da música preta no Nordeste que se renova, cresce e fortalece.

A produção audiovisual do projeto Quarta Autoral é assinada por Carlos Tourinho (in memorian) e Eduardo Alexandre (Dunga). Para acompanhar a programação, siga o perfil @projetoquartaautoral.

SERVIÇO: Quarta Autoral com Pretta Soul

🗓️ 24 de abril de 2024 (quarta-feira)

🕒 19h30 – entrada franca!

📍Estação do Cordel. Praça Padre João Maria. Cidade Alta. Natal (RN)

Fotos: Cynthia Campos (Assecom/FJA) e Luanna Tayse (Divulgação Pretta Soul).

Informações à Imprensa:

Eliade Pimentel (84) 99142 -3289

ASSECOM/FJA

Siga nossas redes sociais!

🔵Instagram: @culturarn

🔵Facebook: https://www.facebook.com/cultura.fja

🔵Site: www.cultura.rn.gov.br

🔵Youtube: https://www.youtube.com/@culturarn

terça-feira, 23 de abril de 2024

Vice-presidente da AL/RN denuncia “ditadura” da presidente da Câmara Municipal de Afonso Bezerra

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Tomba Farias (PSDB) denunciou na tarde desta terça-feira, 23, um fato, no mínimo, inusitado protagonizado pela presidente da Câmara Municipal de Afonso Bezerra, vereadora Any Karine da Silva, que proibiu a realização de uma Audiência Pública sobre a situação dos transportes escolares do município, iniciativa aprovada por unanimidade pelos vereadores daquele município. Para Tomba, a presidente da Câmara está implantado um “regime de ditadura” na Casa legislativa.

“ É difícil de acreditar que em uma democracia, a presidente da Câmara proíba a realização de uma audiência pública na ‘casa do povo’. Nós não podemos aceitar que nos tempos de hoje as portas da Câmara tenha sido fechadas para não acontecer  um evento aprovado em plenário”, protestou o deputado municipalista.

Tomba Farias ressaltou ainda que, por conta da atitude ditatorial da presidente  Any Karine da Silva, os vereadores foram obrigados a realizar a Audiência Pública no meio da rua, na luta pela melhoria dos transportes escolares. A Audiência Pública foi de iniciativa da vereadora Egina Souza e dos colegas Thiago Castelo e Waldick Melo.

Além de fechar as portas da Câmara, a vereadora-presidente fez um vídeo no grupo de vereadores no WhatsApp, onde disse que a presidente era ela e quem mandava era ela. Any Karine da Silva, segundo Tomba, mandou ainda os vereadores “baixarem a bolinha e aceitarem a decisão dela”.

“O que é mais grave ainda é que nesta segunda-feira, dia 23, Any Karine da Silva, fechou a Câmara, impedido dessa forma a realização da Sessão Ordinária que aconteceria ontem. Acho que os vereadores têm autoridade para levar ao conhecimento do Ministério Público as medidas que estão sendo tomadas pela presidente da Casa”, finalizou.

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado Tomba Farias

MPF aciona dono de empreendimento irregular por danos ambientais em área de proteção na Praia do Sagi (RN)

 O Município de Baía Formosa deve responder por omissão no dever de fiscalizar e embargar o empreendimento

O Ministério Público Federal (MPF) acionou judicialmente, por danos ambientais, o proprietário de um empreendimento construído em área de preservação permanente na Praia do Sagi, município de Baía Formosa, distante 97 km de Natal (RN). A ação civil pública apresentada à Justiça Federal inclui o Município de Baía Formosa, que deve responder por omissão no dever de fiscalizar e embargar tais atividades.

De acordo com o procurador da República Camões Boaventura, o objetivo é fazer cessar e reparar os danos ambientais, além de proteger recursos naturais e culturais relacionados ao povo indígena e ao território Potiguara. “Isso inclui a exigência de que seja realizada, com urgência, a demolição completa das construções irregulares mencionadas nesta demanda, a fim de evitar a continuidade e agravamento dos danos ambientais, bem como a elaboração e execução de um Plano de Recuperação da Área Degradada (Prad)”, explica, na ação.

O empreendimento, conhecido anteriormente como Pousada Bangalô, foi construído de forma irregular na área de proteção permanente há aproximadamente seis anos. Inicialmente, consistia em chalés, mas, ao longo do tempo, tem se expandido e afetado cada vez mais a área de manguezal e mata ciliar.

Manguezais e aquecimento global – Na ação apresentada à Justiça, o MPF destaca a importância da manutenção dos manguezais, considerados um dos mais eficientes ecossistemas no combate ao aquecimento global, devido à enorme capacidade de sequestrar carbono. “As medições revelam a propensão dos mangues em absorver carbono atmosférico durante o processo de fotossíntese, e armazená-lo como carboidratos, nas formas de açucares e celulose. Assim, em tempos em que o planeta Terra experimenta um preocupante cenário de emergência climática, os manguezais desempenham singular e relevante função”, aponta.

O MPF ressalta, na ação civil pública, a Política Nacional sobre Mudança de Clima, estabelecida pela Lei nº 12.187/09, que tem, entre os objetivos, a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a proteção do sistema climático; a redução das emissões antrópicas de gases de efeito estufa em relação às suas diferentes fontes; o fortalecimento das remoções antrópicas por sumidouros de gases de efeito estufa no território nacional; e a consolidação e a expansão das áreas legalmente protegidas e ao incentivo aos reflorestamentos e à recomposição da cobertura vegetal em áreas degradadas.

Sumidouro, de acordo com a lei, é “um processo, atividade ou mecanismo que remove da atmosfera gás de efeito estufa, aerossol ou precursor de gás de efeito estufa”, a exemplo das florestas e oceanos, que são sumidouros naturais. “Estudo publicado na revista Frontiers in Forests and Global Change (2022) indica que um hectare de manguezal no Brasil pode armazenar entre duas e quatro vezes mais carbono do que um mesmo hectare de outro bioma qualquer, incluindo a floresta amazônica”, explica o MPF, apontando a necessidade da preservação do manguezal como contribuição do Brasil no contexto global de emergência climática.

A proteção das áreas de mangue também se mostra relevante no aspecto ambiental, especialmente no Rio Grande do Norte, diante do intenso processo de erosão costeira da faixa litorânea brasileira. No local onde está instalado o empreendimento questionado pela ação, segundo o MPF, é evidente o processo erosivo em andamento, certamente influenciado pelas edificações irregulares.

Território indígena – A construção do empreendimento às margens do Rio Cavaçu, conforme explica o MPF na ação civil pública, acarretou a remoção de mata ciliar e floresta de manguezal para construção de chalés, aterro, espaço para guarda de barcos, tanque de criação de peixes e mirante, no leito do rio, na Praia do Sagi.

O Rio Cavaçu está localizado dentro do território do povo Potiguara de Sagi, com processo de demarcação em andamento na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O MPF aponta que as atividades relacionadas à instalação e funcionamento da pousada causaram e ainda causam diversos danos ao meio ambiente e ao modo de vida da população indígena que ali habita, afetando relações de trabalho, afetividade, pertencimento e os modos de vida do povo Potiguara.

Em depoimentos, indígenas relataram que são impedidos pelos gestores do empreendimento de pescar na área próxima à construção, prejudicando o atendimento a necessidades básicas da comunidade. Destacaram, ainda, a disparidade entre a organização dos Potiguara e o poder econômico dos não indígenas que disputam o território de uso tradicional e que está em processo de demarcação indígena. Um dos indígenas declarou que a construção arbitrária de um tanque de peixes na parte do rio de onde tradicionalmente os Potiguara de Sagi retiravam água em potes de barro foi um desrespeito em relação ao que é significativo para os povos originários daquelas terras.

Pedidos – Na ação, o MPF requer que o proprietário do empreendimento seja proibido de realizar qualquer instalação, construção, reforma, ampliação, uso e funcionamento de qualquer edificação ou atividade existente que se pretenda instalar na área de proteção permanente, sob pena de multa. Em relação ao Município de Baía Formosa, o órgão pede que seja condenado a realizar imediatamente fiscalização e autuação do imóvel, sob pena de multa diária, e se abster de autorizar a realização ou reforma de qualquer empreendimento na área.

A ação inclui também pedido para demolição completa, no prazo de 60 dias, das edificações irregulares instaladas na área de preservação permanente e apresentação e execução do plano de recuperação da área degradada em até seis meses.

O MPF requer, ainda, que, ao término do processo, os dois acusados sejam condenados a pagar, de forma solidária, indenização por danos morais coletivos e materiais em prol da reparação dos prejuízos causados. Os valores devem ser calculados conforme o previsto na Lei nº 7.347/1985, que inclui normas relacionadas à ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente

Crimes ambientais – O MPF também apresentou à Justiça Federal uma ação penal contra o proprietário do empreendimento por crimes ambientais previstos na Lei nº 9.605/98. Entre as condutas criminosas estão destruir e aterrar floresta de manguezal; fazer funcionar estabelecimento potencialmente poluidor e extrair recurso mineral (areia), sem licença do órgão ambiental competente; impedir a regeneração da vegetação natural; além de se esquivar da fiscalização.

O órgão aponta ainda a existência de agravantes aos crimes, como o objetivo de obter lucro e o fato de terem ocorrido em área protegida. Para os crimes mencionados na ação penal, há previsão de penas de detenção e multa.

Ação Civil Pública nº 0803204-23.2024.4.05.8400

Ação Penal nº 0803348-94.2024.4.05.8400 

Huol-UFRN apresenta alta conformidade na avaliação nacional das práticas de segurança do paciente

Relatório, divulgado neste mês pela Anvisa, apesenta resultados da avaliação anual de participação voluntária

Natal (RN) – O Hospital Universitário Onofre Lopes – Huol-UFRN, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participou, voluntariamente, da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Hospitais com Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e obteve alta conformidade dentre os hospitais com UTI no estado do Rio Grande do Norte. O Relatório, divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em de abril de 2024, apresenta o resultado da avaliação realizada em 2023.

O Huol segue os protocolos relativos às metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente, que são eles: identificação, comunicação efetiva, uso seguro de medicamentos, cirurgia segura, higiene das mãos, prevenção de lesões por pressão e prevenção de quedas. “Quinzenalmente fazemos um momento de monitoramento ampliado dos indicadores desses protocolos, onde além da coleta de dados, também são realizadas orientações às equipes, aos pacientes e acompanhantes. Os indicadores são discutidos com as equipes geralmente na 3ª semana do mês, onde também há o reconhecimento dos destaques em cada área e o planejamento de ações”, destaca o chefe do Setor de Gestão da Qualidade do Huol, Carlos Alexandre de Souza Medeiros.

De acordo com Carlos Alexandre, o hospital realiza mensalmente um projeto denominado “Aprendendo com o erro”, que baseia suas ações nas notificações de alta relevância registradas no sistema Vigihosp – que tem o objetivo de agilizar, ao Serviço de Qualidade Hospitalar, a ciência e a solução de problemas ocorridos nos hospitais - e que são discutidas com as equipes assistenciais. “Além disso, também realizamos ações de capacitação com residentes e graduandos, utilizando metodologias ativas como cenários de simulação realísticas”, enfatiza.

Programa Ebserh de Segurança do Paciente (PESP)

O PESP foi lançado em março de 2014 com as diretrizes para implantação dos núcleos e planos de segurança do paciente, tendo como base o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído um ano antes pelo Ministério da Saúde, em 1º de abril de 2013, data em que se comemora o Dia Nacional de Segurança do Paciente. O PESP e o PNSP estão alinhados às metas internacionais estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que são: a identificação do paciente; comunicação assertiva; prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; higienização das mãos; prevenção do risco de quedas e lesões por pressão.

Sobre a avaliação da Anvisa

A avaliação, que contempla 21 indicadores de estrutura e processos relativos à implementação das práticas de segurança do paciente, é realizada anualmente e de forma voluntária pelos hospitais com UTI das redes pública e privada em todo o país. Coordenada pela Anvisa e pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) das Vigilâncias Sanitárias (VISA) e coordenações estaduais/distrital de controle de infecção, a avaliação contou com a participação de 1.442 hospitais com UTI em 2023, na etapa de preenchimento e envio do formulário de avaliação das práticas de segurança do paciente.

Os indicadores avaliados visam garantir a segurança e a qualidade no atendimento aos pacientes, e os hospitais vinculados à Ebserh destacaram-se pela alta conformidade. Entre os indicadores com maior conformidade, de modo geral, estão aqueles relacionados à prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), demonstrando a existência de uma cultura de vigilância e notificação das IRAS.

No Relatório, a Anvisa ressalta a importância do fortalecimento da “Cultura de Segurança do Paciente” para a implementação efetiva das boas práticas de segurança nos serviços de saúde, visando a minimização de riscos e danos aos pacientes causados por falhas na assistência prestada.

Conheça o Relatório.

Sobre a Ebserh

O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados às universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Atenciosamente,

Unidade de Comunicação Regional 6

Hospital Universitário Onofre Lopes 

huol-ufrn.ebserh.gov.br

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Pesquisa desenvolvida no Huol-UFRN conquista 3º lugar no prêmio nacional ‘União Química’

O estudo na área da Anestesiologia trouxe evidências sobre a utilização eficaz da metadona no controle da dor em cirurgia bariátrica
Natal (RN) - Um estudo desenvolvido no Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi um dos vencedores da 3ª edição do Prêmio União Química. Com o título “Uso da metadona no controle álgico pós-operatório em cirurgia bariátrica: ensaio clínico randomizado duplo cego”, a pesquisa foi realizada por Juliana Mendonça Freire, à época, residente do Hospital.

O estudo trouxe informações relevantes para a área da anestesiologia comprovando que a dose única da metadona (medicamento analgésico) no intraoperatorio é suficiente para controle da dor. Sendo assim, o procedimento dispensa a utilização de outros métodos invasivos, como bloqueios de Neuroeixo (sistema nervoso central) ou periféricos. A pesquisa também apontou uma redução no consumo de opioide pós-operatório.

“Na cirurgia bariátrica, um dos grandes desafios pós-operatório é o manejo de sua dor, o que influencia diretamente no tempo de internação hospitalar e satisfação do paciente”, explica Juliana Mendonça. De acordo com ela, além da obtenção de um “melhor manejo álgico” dos pacientes no pós-operatório com a utilização da metadona, o procedimento também contribui com “uma alta hospitalar precoce”.

Estudo que, de acordo com o coordenador da Residência Médica em Anestesiologia do Huol, Wallace Andrino, traz notoriedade e aperfeiçoamento técnico ao Hospital, devido às demandas existentes, gerando melhoria aos atendimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A realização desse estudo teve impacto na instituição dado o grande número de cirurgias bariátricas que são realizadas aqui (...) A rotatividade de leito é um indicador importante ao se tratar de um hospital de referência com grande demanda cirúrgica”, observa.

Prêmio

A premiação foi direcionada a residentes e médicos em especialização em Anestesiologia no Brasil. Os finalistas participaram da 2ª etapa de avaliação e da classificação final, em São Paulo, no último dia 11 de abril. Ao todo, quatro pesquisadores foram premiados, sendo dois de hospitais da Rede Ebserh: Além de Juliana Mendonça Freire, que conquistou o 3º lugar na categoria “Pesquisa concluída”, Geórgia Coêlho de Alencar Barreto, do Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza (CE), foi o 1º lugar no prêmio União Química na mesma categoria.

“Foi uma honra levar o nome da nossa instituição e residência médica para um prêmio no âmbito nacional, concorrendo com diversos trabalhos de alto nível”, expressa Juliana. “Ao ser premiada, me senti muito feliz e grata pelo reconhecimento do trabalho de toda equipe, Anestesiologia, Cirurgia e Enfermagem. Sem esse trabalho em conjunto não conseguiríamos realizar a pesquisa e obter os frutos dela”, completa.

Para a pesquisadora, o reconhecimento do estudo desenvolvido na região Nordeste também fortalece novas oportunidades para o setor. “As pesquisas relacionadas a Anestesiologia ainda se concentram nos grandes centros como São Paulo. Esse prêmio traz incentivo para ampliar a pesquisa nessa área em outros serviços e assim contribuir para expansão da pesquisa no nosso país”.

Sobre a Rede Ebserh

O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Atenciosamente,

Unidade de Comunicação Regional 6

Hospital Universitário Onofre Lopes 

huol-ufrn.ebserh.gov.br

Vice-presidente da AL/RN diz que “saúde do Rio Grande está na UTI” e Fátima Bezerra não faz nada sobre o assunto

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Tomba Farias (PSDB) criticou o imobilismo do governo Fátima Bezerra (PT), que nada faz para resolver os problemas da saúde pública do estado, setor, que, segundo ele, se encontra na UTI. “Esse assunto é discutido diariamente nesta Casa, que parece que não ser escutada pela governadora”, enfatiza.

O parlamentar municipalista destaca ainda que todos os dias os deputados fazem uso da Tribuna, reclamando da forma como o governo se comporta diante dos problemas que estado enfrenta na área da saúde. “No entanto, as decisões que são tomadas pelo governo não melhora em nada a saúde pública”, assinala.

Tomba disse ainda que significa o “fundo do poço” o fato de o hospital Walfredo Gurgel, principal unidade hospitalar de emergência do Estado, não fornecer refeições para os pacientes e seus acompanhantes. “Isso é  inadmissível”, protesta.

O vice-presidente da AL/RN enfatizou também as dificuldades que a população enfrenta para fazer um cateterismo, que é, na sua opinião, um procedimento de suma importância para a vida das pessoas.

“Como a gente faz para encaminhar uma pessoa que precisa fazer um cateterismo? Será que tem que pedir de joelho ao governo do Rio Grande do Norte?”, questionou em tom de ironia.

Para o deputado municipalista, o governo Fátima Bezerra “não está ligando para nada”,  pois a população não ver uma única melhoria, inclusive com relação a recuperação das estradas através dos “tapa-buracos”.

Tomba também criticou a falta de pagamento das emendas parlamentares por parte do governo estadual. “Foi preciso fazer uma reunião com o Líder do governo e quinze deputados, pois caso contrário iria acabar o ano todinho e as emendas não seriam pagas”, finalizou.

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado Tomba Farias

Abril das Artes: Chico Bethoven e ‘Choro do Elefante’ se apresentam nesta sexta (19)

Com participação especial da cantora Laryssa Costa, evento gratuito no Teatro Alberto Maranhão antecipa a comemoração do Dia Nacional do Choro.

O saxofonista Chico Bethoven e o grupo "Regional Choro do Elefante” antecipam as comemorações em torno do Dia Nacional do Choro com uma apresentação no Teatro Alberto Maranhão, em Natal (RN), nesta sexta-feira (19), contando a história do Choro através de um repertório que é a própria história do gênero. O evento é gratuito e integra a programação do projeto “Abril das Artes”, projeto promovido pelo Governo do RN, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura, sob a coordenação da Fundação José Augusto (FJA).

O Choro é considerado o primeiro gênero musical urbano brasileiro, que tomou forma no final do século 19. Porém, somente neste ano de 2024, no mês de fevereiro, os membros do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), aprovaram o registro da manifestação cultural no Livro das Formas da Expressão e o Choro passou a ser Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. A data instituída como Dia Nacional do Choro é o dia 23 de abril.

Na terra de K-Ximbinho, Ademilde Fonseca e outros nomes expressivos da música, a data ganha um brilho especial, pois no Rio Grande do Norte existe um movimento que atravessa gerações de  "chorões" e "choronas"  que chegam até os dias atuais, como é o "Regional Choro do Elefante", o grupo mais antigo em atividade em Natal do gênero na atualidade (desde o ano 2000). A apresentação desta sexta-feira contará com a participação especial da cantora potiguar Laryssa Costa, interpretando clássicos do choro.

Fotos: Divulgação.

SERVIÇO: Chico Bethoven e o Choro do Elefante, com Laryssa Costa

🗓️ 19 de Abril de 2024 (sexta-feira).

🕒 20h. Entrada gratuita.

 📍 Teatro Alberto Maranhão. Praça Augusto Severo. Ribeira. Natal (RN).

Obs. Para retirada de ingressos, acessar o link https://www.sympla.com.br/evento/chico-bethoven-e-o-regional-choro-do-elefante-abril-das-artes-tam/2419360?referrer=linktr.ee. 

Informações à Imprensa:

Eliade Pimentel (84) 99142 -3289

ASSECOM/FJA

Siga nossas redes sociais!

🔵Instagram: @culturarn

🔵Facebook: https://www.facebook.com/cultura.fja

🔵Site: www.cultura.rn.gov.br

🔵Youtube: https://www.youtube.com/@culturarn

terça-feira, 16 de abril de 2024

Semjidh lança edital para seleção do Comitê Estadual da Memória, Verdade e Justiça

As inscrições devem ser realizadas através do email: comitedamvj@gmail.com

A Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), lançou, na última segunda (15), o Edital nº 01/2024 de seleção de entidades da sociedade civil para integrarem o Comitê Estadual da Memória, Verdade e Justiça do Rio Grande do Norte (CEV/RN), para o biênio 2024-2026. As inscrições devem ser realizadas através do e-mail comitedamvj@gmail.com.  Clique aqui para acessar o edital.

O Comitê, instituído pelo Decreto Estadual nº 33.292, de 27 de dezembro de 2023, tem como objetivo promover o direito à verdade, memória e justiça no Estado, sendo vinculado à SEMJIDH. “Este processo seletivo representa um importante passo na promoção da memória, verdade e justiça no Rio Grande do Norte, garantindo a participação ativa da sociedade civil nesse importante órgão colegiado.”, afirma a secretária da Semjidh, Olga Aguiar.

De acordo com o edital, serão preenchidas 11 vagas de titulares e 11 vagas de suplentes, por entidades da sociedade civil com reconhecida atuação na promoção dos direitos mencionados. O processo seletivo será composto por três etapas: inscrição, habilitação e eleição, sendo esta última realizada de forma online para garantir a participação ampla dos representantes.

"As entidades interessadas devem se atentar aos prazos e requisitos detalhados no edital, além de comprovar atuação no âmbito do estado, especificando a categoria na qual desejam concorrer, para garantir sua participação", enfatizou Juliana Silva, Coordenadora de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SEMJIDH. As categorias incluem entidades representativas de classe profissional, profissionais vinculados a instituições de ensino superior e representativas da sociedade civil.

Durante a inscrição, as organizações devem apresentar documentação que inclui ofício solicitando habilitação, cópia de carta de princípios ou estatuto, CNPJ ou carta de apresentação, e relatório de atividades do último ano.

A habilitação das entidades será realizada pela Comissão Eleitoral, formada por representantes governamentais. Após essa etapa, será divulgada a lista das entidades habilitadas, e as que desejarem poderão interpor recursos.

Já a eleição dos representantes também será conduzida pela Comissão Eleitoral, com a participação das entidades habilitadas. Os eleitos serão nomeados e empossados com mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos. O calendário da seleção prevê prazos para o envio de candidaturas, divulgação das inscrições deferidas, análise de recursos e resultado final.

Neste 17 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Hemofilia - Distúrbio na coagulação do sangue, hemofilia afeta principalmente homens

HEMOFILIA

Distúrbio na coagulação do sangue, hemofilia afeta principalmente homens

A doença é causada por uma mutação no cromossomo X e, em geral, as mulheres não a desenvolvem

Natal (RN) – Neste 17 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Hemofilia, doença genético-hereditária caracterizada por desordem no mecanismo de coagulação do sangue, ocorrendo quase exclusivamente no sexo masculino. É causada por uma mutação no cromossomo X e, em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas podem ter o defeito genético que ocasiona a doença. Especialista do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aborda o tema.

Tipos e centros de referência

Existem dois tipos de hemofilia: a “A”, causada por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue; e a “B”, por deficiência do fator IX. O tipo A é mais frequente. De acordo com a Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (Abraphem), a incidência estimada é de aproximadamente um caso em cada 5 mil a 10 mil nascimentos do sexo masculino para a hemofilia A, e de um caso em cada 30 mil a 40 mil nascimentos do sexo masculino para a hemofilia B.

No Brasil, as instituições de referência para atendimento ambulatorial dos pacientes com hemofilia são os hemocentros. Os hospitais administrados pela Ebserh oferecem suporte aos hemofílicos com equipes de hematologistas e multiprofissionais - quando há a necessidade de procedimentos cirúrgicos – e realizando o tratamento profilático com o fator de coagulação específico para o tipo de hemofilia.

O médico hematologista Frank Cavalcanti Bahia Filho, do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), esclarece que a hemofilia faz parte do Programa Nacional de Coagulopatias Hereditárias, do Ministério da Saúde, que contempla o diagnóstico e tratamento de todas as doenças da coagulação hereditárias e congênitas, como as deficiências de vários fatores de coagulação e a doença Von Willebrand.

Para o especialista, a hemofilia é uma doença potencialmente grave e deve ter seu diagnóstico por equipe especializada. “É importante a abordagem multidisciplinar para crianças e seus pais, bem como adultos. É uma doença crônica que afeta muito a qualidade de vida do paciente, pelos riscos de sangramento espontâneos ou aos mínimos traumas, e há riscos de sequelas nas articulações. O tratamento deve sempre ser focado na prevenção e não na reabilitação”, disse o hematologista Frank Filho.

Sintomas

Nos quadros graves e moderados, os sangramentos repetem-se espontaneamente e em geral, são hemorragias intramusculares e intra-articulares que, primeiro, desgastam as cartilagens e depois provocam lesões ósseas. Os principais sintomas são dor forte, aumento da temperatura e restrição de movimento. As articulações mais comprometidas costumam ser joelhos, tornozelos e cotovelos.

Os episódios de sangramento podem ocorrer logo no primeiro ano de vida do paciente sob a forma de manchas roxas (equimoses), que se tornam mais evidentes quando a criança começa a andar e a cair. No entanto, quando acometem a musculatura das costas, não costumam exteriorizar-se. Nos quadros leves, o sangramento ocorre em situações como cirurgias, extração de dentes e traumas.

Diagnóstico

Além dos sinais clínicos, o diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue que mede a dosagem do nível dos fatores VIII e IX de coagulação sanguínea. Frank Filho explica que, como em dois terços dos casos existe um histórico familiar, todos os homens que nascem na família de pacientes que têm hemofilia devem passar por diagnóstico no teste de triagem neonatal. Em gestantes que possuem na família algum parente com alguma doença de coagulação, deve ser feito o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento da hemofilia consiste, basicamente, na reposição do fator anti-hemofílico no paciente, ou seja, o fator VIII para a hemofilia A e o fator IX na hemofilia B. Os hemocentros distribuem gratuitamente a medicação que é fornecida pelo Ministério da Saúde. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, menores serão as sequelas deixadas pelos sangramentos.

Sobre a Ebserh

O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

João Pedrosa

Relações Públicas

Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc

Coordenadoria de Comunicação Social - CCS

Presidência

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh

ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920

Tomba lança pré-candidatura de Rogério Marinho ao Governo do Estado em podcast

 O deputado estadual Tomba Farias lançou a pré-candidatura do senador Rogério Marinho (PL) ao

Governo do Estado no podcast Tirando a Limpo, do jornalista Rubens Lemos. O programa vai ao ar no YouTube nesta quinta-feira (18), às 19 horas. Tomba diz que “Rogério é preparado e conhece os problemas”. Tomba também disse que “a governadora Fátima Bezerra (PT) mente e ultrapassou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

O podcast vai ao ar nesta quinta-feira, dia 18, às 19 horas.

RN+Limpo: Idema é ponto de coleta de lixo eletroeletrônicos

A ação visa promover o descarte correto dos resíduos eletrônicos. O local estará aberto para o descarte de resíduos de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) torna-se mais um ponto permanente de coleta da Campanha RN+Limpo. O local está aberto para o descarte de resíduos, de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h.

Agora a população tem mais um local acessível para descartar seus aparelhos eletrônicos antigos ou danificados, como celulares, computadores, televisores, entre outros. Ao entregar esses itens no ponto de coleta do Idema, os cidadãos estarão contribuindo para a redução da poluição e para a promoção da economia circular, na qual os materiais são reciclados e reintroduzidos na cadeia produtiva.

Desde seu lançamento em 2021, a iniciativa ambiental já coletou mais de 100 toneladas de resíduos eletrônicos e continua a expandir sua rede de parceiros a cada edição. A meta estabelecida para este ano é alcançar as 150 toneladas de resíduos eletroeletrônicos.

O RN+Limpo se destaca como a maior campanha dedicada ao descarte adequado desses resíduos no Rio Grande do Norte. Fruto de uma parceria entre o Governo do RN, por meio do Idema, da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), da Natal Reciclagem e da Circulare, também conta com a adesão de várias outras instituições.

O que recebemos:

Celulares, tablets, carregadores, notebook, computadores, nobreak, estabilizadores, monitores, impressoras, modems, roteadores, pendrives, teclado e mouse, placas de circuito, tvs (exceto de tubo), controle remoto, vídeo cassete, rádio, caixa de som, gravadores, cabos, microfones, câmeras fotográficas, filmadoras, decodificadores, autofalantes, antenas e receptores; cabos elétricos, lanternas, trituradores.

O que não recebemos:

Pilhas, lâmpadas, tonners, cartuchos, sucata ou tv de tubo

Serviço

Ponto de coleta: Sede do Idema, localizada na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1397 – Tirol, em Natal.

Horário: 08 às 14h

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Turismo e ritmo potiguar são destaques na WTM Latin America 2024

Evento é realizado com a presença do embaixador do Turismo do Rio Grande do Norte, Dorgival Dantas, entre os dias 15 e 17 de abril

Com a presença do cantor Dorgival Dantas, embaixador do Turismo do Rio Grande do Norte, o Governo do Estado por meio Secretaria de Turismo (Setur-RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN), marca presença entre os dias 15 e 17 de abril da WTM Latin America, em São Paulo. O evento reúne 620 expositores de 40 países, 27 mil profissionais de viagem e 50 conferências.

Durante a WTM, a Setur-RN e a Emprotur-RN participaram de reuniões estratégicas com companhias aéreas, operadoras, além de ativações gastronômicas e culturais com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio-RN).

“Viemos mostrar nossos potenciais turísticos, não só o sol e mar, mas também o turismo cultural, religioso e gastronômico. Além de se fazer presente com o nosso stand na feira, o Rio Grande do Norte também está presente em momentos importantes na programação em dois momentos, o primeiro será no seminário: Como líderes femininas promovem a diversidade, a equidade e a inclusão no turismo. Também estaremos com o lançamento do livro Turismo Responsável: resultados que inspiram”, disse a secretária de Turismo do RN, Solange Portela.

A feira conta com profissionais de todas as áreas, como agências de turismo, operadoras de viagens, entidades do setor público, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, inovações e networking.

“Com estande próprio, o espaço do Rio Grande do Norte na WTM terá uma participação especial. O nosso embaixador Dorgival Dantas marca presença com toda sua alegria contagiante mostrando para todos a melodia potiguar”, diz o diretor-presidente, Raoni Fernandes.

Avaliação dos governos: Lula e Ivanildinho aprovados, Fátima desaprovada

A pesquisa Consult/BG trouxe mais dados detalhados do cenário em Santa Cruz. A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 de abril com 500 entrevistas e margem de erro de 4,38%. O levantamento foi registrado no TRE-RN no número RN-00056/2024.

Na avaliação dos governos Federal, Estadual e Municipal, apenas o presidente Lula (PT) e o prefeito Ivanildinho (PL) conseguiram ter aprovação da população, enquanto a Governadora Fátima Bezerra (PT) amarga a desaprovação.

Governo Lula (Federal)

Aprovam: 53,6%

Reprovam: 33,8%

Não sabem dizer: 12,6%

Governo Fátima (Estadual)

Reprovam: 63%

Aprovam: 26,6%

Não sabem dizer: 10,4%

Governo Ivanildinho

Aprovam: 53,8%

Reprovam: 24,8%

Não sabem dizer: 21,4%

Pesquisa Blog do BG/Consult: Dra. Fernanda lidera com 50,2%, Péricles tem 32,8%

O BLOGDOBG publicou resultado da pesquisa Consult realizada em Santa Cruz sobre a corrida eleitoral e avaliação administrativa.

A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 de abril com 500 entrevistas e margem de erro de 4,38%. O levantamento foi registrado no TRE-RN no número RN-00056/2024.

No cenário estimulado para a Prefeitura, Dra. Fernanda lidera com 50,2% contra 32,8% de Péricles. Já 10,2% não sabe dizer e 6,8% nenhum.

domingo, 14 de abril de 2024

BLOG do BG divulga pesquisa Consult sobre a corrida eleitoral de Santa Cruz nesta segunda (15)

O BLOGDOBG publica nesta segunda, 15 pesquisa do instituto Consult no município de Santa Cruz com números da corrida eleitoral para a Prefeitura e avaliação administrativa das gestões municipal, estadual e federal.

A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 de abril com 500 entrevistas e margem de erro de 4,38%. O levantamento foi registrado no TRE-RN no número RN-00056/2024.

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Vice-presidente da AL/RN diz que Fátima gasta milhões com propaganda para promover governo, enquanto saúde do RN está na UTI

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Tomba Farias (PSDB), disse que, embora a saúde pública do Rio Grande do Norte se encontre em situação de caos, o governo Fátima Bezerra (PT) gasta milhões de reais em propaganda para promover a sua administração. “Estão suspensas as cirurgias ortopédicas em todo o Rio Grande do Norte. O que nós vamos dizer às pessoas que estão em cima de uma cama com fratura de fêmur, clavículas quebradas e que nos hospitais não têm parafusos nem placas, porque não são pagos há seis meses”, questionou o parlamentar municipalista.

Ao ressaltar que diariamente é cobrado pela população pela precariedade da saúde pública e até mesmo pelas péssimas condições das estradas, o vice-presidente da AL/RN criticou o fato de não falar dinheiro para o governo se promover através de propagadas na TV.

“No entanto, não falta dinheiro para as propagandas que estão sendo veiculadas na TV Globo e em outras emissoras. As propagandas do governo mostram que nós estamos vivendo uma mar de rosas, que o estado do Rio Grande do Norte vive o melhor momento de sua vida, mas essa não é a realidade. Quando vejo as propagandas no Fantástico, eu olho para trás e me pergunto se aquilo que sai no televisão é mesmo no Rio Grande do Norte”, ironiza.

Tomba Farias disse ainda que, além das dificuldades para se fazer um cateterismo, as cirurgias vasculares não são feitas e “sumiram”, apesar dos recursos que os deputados disponibilizaram para fazer esses procedimentos.

“Fico sem compreender porque não se gasta menos com propaganda e viagens para priorizar a saúde, que se encontra na UTI”, lamenta. 

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado Tomba Farias

MEJC promoverá I Congresso Brasileiro em Ciências e Inovação Tecnológica Aplicadas à Saúde da Mulher

O evento conta com financiamento da CAPES e do PROAP

Natal (RN) – O Programa de pós-graduação em ciências aplicadas à saúde da mulher da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com Maternidade-Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverão entre os dias 11 e 13 de abril, o I Congresso Brasileiro em Ciências e Inovação Tecnológica Aplicadas à Saúde da Mulher.

O congresso será realizado no Hotel Praia Mar, Natal - RN, e conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Programa de Apoio a Pós-Graduação (PROAP), aprovado em edital específico. O evento já conta com cerca de 400 inscritos e mais de 200 trabalhos aprovados.

“O objetivo do congresso é divulgar ciência e inovação tecnológica aplicadas à saúde da mulher, pois é um congresso do mestrado em ciências aplicadas a saúde da mulher, que foi aprovado pela CAPES, e faz parte dos programas stricto sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e funciona na Maternidade-Escola Januário Cicco. Será o primeiro Congresso brasileiro de ciências e inovação tecnológica aplicadas à saúde da mulher. Então, a temática são palestras que envolvem todo profissional de saúde que tem ligação com saúde da mulher e saúde maternoinfantil”, disse o chefe do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica da MEJC, Ricardo Ney Cobucci.

O primeiro dia de evento será dedicado à realização de minicursos sobre Atualizações no manejo dos cuidados com a amamentação, Introdução a análise de dados, Administração de surfactante exógeno por técnicas minimamente invasivas, Ultrassonografia Point of Care e Laserterapia vaginal. No dia 12 de abril, será promovida a palestra magna de abertura do congresso com o tema “Inteligência artificial e aprendizado de máquina para aprimorar diagnósticos em saúde”, além de palestras com os temas “Transformação Digital na Pesquisa Clínica”, “Processo em cuidado em nutrição: uma aplicação para a gestão da qualidade da assistência”, “O cérebro da mulher com dor: perspectivas da neuromodulação”, “Saúde da Mulher: uma abordagem com foco no diagnóstico molecular”, entre outras temáticas.

“Hoje cada vez mais se fala em como a tecnologia pode auxiliar nos processos de melhoria da saúde, da qualidade de vida. Isso, inquestionavelmente, tem uma importância para a sociedade e para a maternidade, já que representa uma divulgação nacional do que se faz com excelência dentro da Maternidade-Escola Januário Cicco e no PPGCASM”, ressaltou Ricardo Ney Cobucci.

Além de palestras, o evento irá contar com mesa redonda para discussão sobre Exercício físico seguro durante a gravidez e após o parto: orientações práticas, Marcadores moleculares auxiliares no diagnóstico de doenças específicas da gravidez, Câncer de Mama na gestação, Inovações e tecnologias na área da fertilização in vitro, Manejo das pacientes de alto risco para câncer de mama, entre outras temáticas que serão discutidas por profissionais de diferentes áreas da saúde.

“É um congresso multiprofissional, nós temos palestrantes médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e outras profissões de saúde e a oportunidade também desses profissionais participarem do congresso com troca de experiências, troca de saberes, networking. Então, se destaca como o primeiro congresso brasileiro em ciências e inovação tecnológica aplicadas na saúde da mulher com alto número de trabalhos aprovados e com divulgação e troca de saberes entre profissionais de diferentes áreas da saúde”, concluiu Ricardo Ney Cobucci.

Sobre a Rede Ebserh

A MEJC-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Atenciosamente,

Unidade de Comunicação Regional 6

Hospital Universitário Onofre Lopes 

huol-ufrn.ebserh.gov.br

terça-feira, 9 de abril de 2024

Cajueiro de Pirangi será fechado para manutenção

Nos dias 15 e 16 de abril, o equipamento estará fechado para o público em razão de serviços de reparos.

O Maior Cajueiro do Mundo, o Cajueiro de Pirangi, estará em manutenção nos dias 15 e 16 de abril para recepcionar serviços prediais na passarela e de esgotamento sanitário, sendo necessário suspender a visitação durante esse período.

Segundo a gestora interina do Cajueiro e assessora técnica do Idema, Iracy Wanderley, as obras são importantes para beneficiar a estrutura do ponto turístico. “No veraneio, o fluxo de turistas se intensifica, por isso, passado o período do verão estamos aproveitando o momento para realizar a manutenção do Cajueiro. Apesar do pequeno transtorno, a obra é necessária para ampliar a segurança e o conforto dos usuários”, comentou a assessora.

O Idema conta com a compreensão de todos e recomenda que programem as visitas considerando essas datas. “Nos esforçaremos para concluir os trabalhos o mais rápido possível e retomar as atividades normais no dia 17 de abril”, frisou Wanderley.

O Cajueiro de Pirangi funciona no horário das 07h30 às 17h, todos os dias da semana. A entrada, que custa R$ 8,00, pode ser paga também com cartão de crédito, débito e PIX. Crianças de sete a 12 anos pagam meia-entrada, assim como estudantes, professores e idosos, portando carteira comprobatória.

Cajueiro de Pirangi

O Cajueiro de Pirangi, localizado na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, cobre uma área de aproximadamente 9.00m², com perímetro de aproximadamente 500 metros. Em virtude da sua extensão, a árvore gigante entrou para o Guinness Book “O Livro dos Recordes”, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.

Mulheres Mil: Fundase inscreve familiares de socioeducandos em programa

Familiares de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa foram inseridas no Programa Mulheres Mil pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase). Doze vão participar de cursos de Confecção, Vendedora, Eletricista, Maquiadora, Cuidadora de idosos, Agente de Alimentação Escolar e Microempreendedora em Natal e no interior do estado.

Os cursos terão 160h, com início nesta segunda-feira (8). Haverá aula inaugural na Biblioteca Pública Estadual Professor Américo (Av. Itapetinga, 1430 - Potengi), próxima quarta-feira (10), às 14h.

O Programa Mulheres Mil é uma realização do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com apoio das secretarias estaduais de Educação. A iniciativa é voltada para mulheres em vulnerabilidade social e abrange cursos e programas de qualificação profissional, educação profissional técnica de nível médio e educação de jovens e adultos, nos níveis fundamental e médio, no âmbito do Pronatec. Todas as estudantes matriculadas recebem auxílio para custeio de transporte e alimentação.

Tanto familiares quanto socioeducandas podem participar dos cursos. A gerente de Articulação Interinstitucional, Nazaré Davi, disse que as unidades fizeram o levantamento das pessoas que poderiam se inscrever e ressaltou a importância de incluir as mulheres em contexto socioeducativo em políticas públicas desse tipo: “Meninas cumprindo medida socioeducativa ou mães, companheiras, tias, avós, aquelas que são ligadas diretamente ao convívio de adolescente que cumpre medida, e para quem ele vai voltar, precisam ser assistidas. Elas são diretamente impactadas pelo ato infracional e contribuem para a efetivação do atendimento socioeducativo,para que o socioeducando elabore novos projetos de vida.”

No RN, além da Fundase, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura tem articulações com as Secretarias de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh).

Assessoria de Comunicação - Fundase/RN

(84)  99916-1236

www.fundase.rn.gov.br

Redes sociais: @RNfundase

MPF ajuíza ação para que União e Funai concluam demarcação de território indígena do povo Tapuia, no Rio Grande do Norte

 Processo está parado há mais de uma década, mesmo após os indígenas do Tapará se manifestarem publicamente a favor da demarcação

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública para que a União e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) finalizem o processo de demarcação de terras indígenas reivindicadas pelo povo Tapuia, no Rio Grande do Norte. A reserva indígena Lagoa do Tapará está localizada entre os municípios de Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Conforme informações fornecidas pela Funai, os indígenas do Tapará se manifestaram publicamente pela demarcação de seu território em 2013. Apesar disso, mais de uma década depois o processo permanece parado.

De acordo com o MPF, a demora no processo de demarcação ocorre pela falta de recursos pessoais e financeiros cedidos à Funai. “Tal lentidão viola o caráter fundamental do direito dos indígenas, o princípio da duração razoável do processo e também o da boa-fé objetiva”, aponta o MPF. Ainda segundo ela, ao deixar a Funai carente de recursos, a União “inviabiliza a efetivação dos direitos territoriais desse povo, viola princípios como o da legalidade e o da dignidade da pessoa humana e gera insegurança jurídica aos povos originários em relação a suas terras”.

Diante da situação, o MPF pede a concessão de tutela de urgência (liminar) para que a União e a Funai apresentem, no prazo de 30 dias, um plano emergencial de contingência, com duração de 12 meses ou até que a situação seja definitivamente resolvida. O plano deve redirecionar recursos em valores suficientes para viabilizar a realização de trabalhos de campo, a contratação de serviços de terceiros e outras atividades que demandem recursos específicos, além do deslocamento de servidores para o caso. Tais medidas devem viabilizar o andamento regular do procedimento de reconhecimento da Comunidade Indígena do Tapará até a sua conclusão.

A procuradora da República explica que a urgência se impõe diante da morosidade que permeia o processo de reivindicação territorial da comunidade residente da Aldeia do Tapará. Ela destaca que o processo teve início em 2013 e o Relatório de Qualificação de Reivindicação enviado para a Funai em 2017, sendo analisado apenas em 2022. Desde então o caso permanece sem a formação de Grupo Técnico.

De acordo com a ação, nesse período, os indígenas do Tapará começaram a sofrer com a falta de água e com condomínios privados realizando a escavação de poços na área por eles reivindicada. Além disso, o MPF aponta que os indígenas do Tapará foram expulsos de suas terras originárias para fixar nova residência no entorno da Lagoa do Tapará. “Portanto, é urgente que se haja a finalização do processo de reivindicação fundiária para que tal erro não ocorra novamente”, conclui o MPF.

Huol realiza sonho de paciente internada de participar da sua colação de grau

Uma equipe multidisciplinar realizou a ação, dando suporte e segurança à paciente

Natal (RN) – O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o desejo de uma paciente internada com doença neurológica crônica de ir à solenidade de sua colação de grau, que aconteceu na tarde do último sábado (6), no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A ação foi realizada por uma equipe multidisciplinar do hospital para garantir a segurança e conforto da paciente.

Raylly Victoria Fernandes Freitas, de 18 anos, diagnosticada entre os 6 e 8 anos de idade com a doença de Pompe (DP), doença neurológica crônica, está internada no Huol-UFRN há 135 dias, sendo acompanhada por uma equipe multidisciplinar do hospital. A internação de Raylly Victoria ocorreu quando ela estava concluindo o ensino médio e técnico no IFRN.

“É um sonho, é tudo muito maravilhoso. A gente que, a princípio, não esperava que fosse chegar a essa proporção toda, que fosse ser possível, mas Jesus manda anjos que fez tudo acontecer, tudo se tornar possível. Isso é importante demais, e hoje ela estar conseguindo. Ela sempre sonhou muito, graças a Deus deu tudo certo, e isso é muito satisfatório”, expressou a mãe de Raylly Victoria, Rayanny Nayara Fernandes Silva.

Raylly Victoria se formou no curso de Comércio no IFRN da zona norte de Natal – RN. O pedido de Raylly Victoria e de sua mãe Rayanny Nayara de ir à colação de grau, sensibilizou a equipe médica do Huol-UFRN para viabilizar esse momento especial.  “A equipe sensibilizou-se e buscou os meios de viabilizar o sonho da paciente, com respeito aos aspectos de segurança clínica e jurídica. Mediante articulação prévia com o IFRN, o Huol disponibilizou uma equipe de suporte médico avançado para proporcionar o transporte seguro da paciente até o evento, mantendo-se a postos para atuação diante de intercorrências”, explicou o chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Raphael Nepomuceno Galvão Santos.

“Raylly é uma moça que vem lutando contra uma doença rara, uma doença agressiva desde muito jovem. Enfrentou muitos obstáculos no diagnóstico, na busca pelo tratamento, então quando ela fez esse pedido de sair do hospital para ir para à formatura dela, o primeiro movimento da gente institucional é mais conservador, de evitar o risco, mas foi tão insistente e ela já enfrentou tantos obstáculos na vida, que chegamos à seguinte conclusão, não poderíamos ser mais um obstáculo na vida de Raylly”, disse o Neurologista do Huol, Paulo Brito.

A paciente foi acompanhada por médico neurologista, enfermeiro assistencial e um fisioterapeuta. O IFRN disponibilizou um espaço adequado para dar suporte aos equipamentos e conforto à paciente antes da entrada para colação de grau, na ocasião, foi dada a priorização da formanda/paciente no ato simbólico da entrega do diploma. A cerimônia aconteceu às 16h, no ginásio poliesportivo do campus.

História da paciente com o Huol-UFRN-Ebserh

“A paciente é acompanhada no hospital desde os 4 anos de idade. Naturalmente, desenvolveu-se uma forte relação de afeto e confiança entre a paciente, sua família e a equipe do hospital. Ela possui uma doença rara, incurável (Doença de Pompe), deu entrada em novembro de 2023 por insuficiência respiratória e atualmente encontra-se acamada, com necessidade de suporte ventilatório por traqueostomia e dieta por gastrostomia, ainda que estável. Possui condições de alta hospitalar, mas aguarda judicialização para estruturação de Home Care (cuidado em domicílio)”, disse Raphael Nepomuceno.

“O hospital tem o propósito de cuidar, um cuidado com qualidade e cuidado humanizado. E quando vem esses desejos que a gente acha que é pertinente, esses sonhos que precisam ser realizados, e existe a possibilidade clínica, possibilidade de equipe, possibilidade de equipamentos, nós sempre nos empenhamos para realizar esse sonho da paciente. A gente considera que esse desejo, um desejo que ela guarda no coração, é muito importante até para sua recuperação, para sua integração com a sua família, para sua integração pessoal, sua realização pessoal. E isso também faz parte do cuidado, e a gente considera isso como um cuidado humanizado, é o nosso propósito e está na nossa visão enquanto hospital universitário e de referência em alta complexidade aqui no Rio Grande do Norte”, expressou a superintendente do Huol-UFRN, Eliane Pereira.

Sobre a Ebserh

O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Atenciosamente,

Unidade de Comunicação Regional 6

Hospital Universitário Onofre Lopes 

huol-ufrn.ebserh.gov.br