
O texto publicado é resultado de sua tese de Doutorado feita na Espanha. Durante o período de estudos, Sunción constatou que a Suprema Corte brasileira se comporta de maneira rigorosa para proteger os direitos do contribuinte. “Entretanto, o próprio poder Executivo tenta violar as normas", afirma, dando um exemplo hipotético – mas possível – de uma prefeitura que super taxar o contribuinte, violando as próprias leis. “E não é só município, Estado e União também o fazem. O próprio Estado que provoca a tentativa de ultrapassar as barreiras constitucionais que protegem o contribuinte. E isso não é exceção do Brasil", comenta ele.
Sunción também defende que a má gestão do Executivo sobre a arrecadação do contribuinte gera descontentamento, e isso acaba estimulando a sonegação, tanto de grandes empresas, quanto do chamado quarto setor, a economia informal, que não paga impostos.
Vidal Sunción Infante é doutor em Direito pela Facultad de Derecho de La Universidad Del Pais Vasco (2016); Mestre em Direito pela Universidad Del Pais Vasco (2014) – Espanha; Bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007); Advogado / OAB-RN, Doutor em Administração pela universidade de São Paulo (1984); Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba(1982) – Brasil e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Nacional Pedro Ruiz Gallo (1973) – Peru.
Contatos com o autor para entrevista: 99983 4158
Lançamento - "Limites ao poder de tributar no marco da atual Constituição Brasileira"
Local: Cooperativa Cultural, Centro de Convivência Djalma Marinho/Campus central UFRN
Dia: 27 às 16h
Preço: R$ 60,00.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Cooperativa Cultural Universitária
Fanpage: https://www.facebook.com/CooperativaCultural/
Jornalista responsável: Sheyla de Azevedo 84 99610 7909
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Cooperativa Cultural Universitária
Fanpage: https://www.facebook.com/CooperativaCultural/
Jornalista responsável: Sheyla de Azevedo 84 99610 7909
Nenhum comentário:
Postar um comentário