iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Laboclínica Trairi

Acessos do blog

terça-feira, 19 de agosto de 2025

CDL e Sindivarejo prestigiam a reinauguração do SEBRAE Santa Cruz-RN


Na noite desta segunda-feira, 18 de agosto, a classe produtiva de Santa Cruz se reuniu para prestigiar a reinauguração da unidade do SEBRAE no município.

Com um espaço mais moderno, funcional e acolhedor, a nova estrutura reforça o compromisso da instituição em continuar fomentando o comércio local, apoiando o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas.

O momento simboliza não apenas a entrega de um ambiente renovado, mas também o fortalecimento da parceria entre o SEBRAE e o setor produtivo da região, contribuindo para o crescimento econômico de Santa Cruz e do Trairi.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

“Tem coragem de fazer”: Tomba diz que Rogério Marinho é o nome capaz de tirar o estado do atraso

Embora destaque nomes com potencial eleitoral como o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, o deputado estadual Tomba Farias, líder do PL na Assembleia Legislativa, disse ter plena convicção que as forças de centro-direita vão caminhar unidas em torno do senador Rogério Marinho (PL) como candidato ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições de outubro de 2026.

O parlamentar avalia que o episódio da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro não trará impacto negativo nas eleições 2026. “Trata-se de uma prisão que foi feita sem provas. Caso Bolsonaro continue inelegível, as forças de centro-direita têm grandes nomes para a disputa presidencial, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que é do Republicanos mas poderia vim para o PL. Tem também Ronaldo Caiado (União Brasil), entre outros”, avaliou em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas na rádio Mix.

Apesar de reconhecer que Rogério Marinho é um nome que tem condições de abraçar um projeto político a nível nacional em 2026, o líder do PL na Assembleia Legislativa destacou que o Rio Grande do Norte necessita de um governador com perfil resolutivo, atributo que, na sua opinião Rogério Marinho é detentor.

“Os problemas do Rio Grande do Norte são muito maiores do que a gente pensa. As pessoas cobram de Rogério adotar uma postura de mais carisma, mas essas pessoas têm que entender que ele é um nome preparado para tirar o estado do atraso”, defendeu.

Tomba Farias disse confiar que os grupos de centro-direita vão caminhar unidos nas eleições de 2026. “É preciso que isso aconteça, para mudar o cenário de um estado que tem déficit  de pagamento de precatórios, atraso no pagamento de médicos e fornecedores e que se encontra em um buraco muito grande. A gente precisa ter como candidato uma pessoa que tenha sangue nos olhos, que tenha coragem de fazer e de falar e esse nome é Rogério Marinho, que é capacitado para ter um diálogo com o Tribunal de Justiça, com a Assembleia Legislativa, Ministério Público e tem trânsito em Brasília”, explicou.

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado Tomba Farias

MPEduc: escuta pública discutirá a qualidade da educação no município de Bento Fernandes (RN)

 Evento será no dia 20, no Cras, às 9h, e podem participar professores, alunos, gestores e quaisquer cidadãos interessados no tema

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), realizará escuta pública para discutir a qualidade da educação básica no município de Bento Fernandes, localizado a 100 km da capital potiguar. O evento ocorrerá no dia 20 de agosto, a partir das 9h, no Centro de Referência e Assistência Social (Cras). Conforme o edital, todos podem participar.

O objetivo principal da escuta é apresentar à sociedade o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) e ouvir demandas, sugestões, pedidos e reclamações a respeito da educação básica oferecida na cidade. As informações e dados colhidos irão auxiliar o Ministério Público a buscar a melhor maneira, seja judicial ou extrajudicialmente, de solucionar os problemas enfrentados por alunos, professores, servidores e gestores.

Bento Fernandes é o terceiro município do RN contemplado pelo projeto, nesta nova fase. Em 2024, escutas públicas já ocorreram em Afonso Bezerra e Senador Georgino Avelino. O MPEduc prioriza cidades com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado pelo Ministério da Educação.

Bento Fernandes atingiu, no Ideb, apenas 3,6 (no ano de 2023), quando o ideal é de, no mínimo, 6 (em uma escala de 0 a 10). O índice é calculado com base no fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono) e na média de desempenho das avaliações de língua portuguesa e matemática obtidas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (estados).

Projeto – O MPEduc tem por metas principais a fiscalização da execução de algumas políticas públicas de educação, a verificação da existência e efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação, bem como o de levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre seu direito a uma educação de qualidade e dever em contribuir para que esse serviço seja adequadamente ofertado.

Em linhas gerais, é realizado em três etapas:

1) diagnóstico das condições do serviço de educação ofertado pelas redes públicas de ensino básico.

2) apresentação de medidas corretivas aos Gestores Públicos.

3) prestação de contas à sociedade das providências adotadas e dos resultados obtidos.

A escuta pública inicial faz parte da primeira fase, que inclui ainda visita às escolas e coleta de informações junto aos gestores e aos conselhos sociais. Os dados são analisados e convertidos em um diagnóstico da rede escolar.

Com base nesse diagnóstico, o Ministério Público adotará, na segunda etapa, as providências que entender necessárias para que tais problemas sejam solucionados. Ao final dos trabalhos, serão promovidas novas escutas públicas para informar à sociedade sobre todas as providências adotadas e os resultados obtidos.

Evento: Escuta pública inicial do projeto MP pela Educação no município de Bento Fernandes

Data: 20 de agosto

Horário: 9h

Local: Centro de Referência e Assistência Social de Bento Fernandes

Endereço: Travessa Santos Dummont, 23, Centro

https://www.mpf.mp.br/rn/sala-de-imprensa/noticias-rn/mpeduc-escuta-publica-discutira-a-qualidade-da-educacao-no-municipio-de-bento-fernandes-rn

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Hospital Universitário Onofre Lopes lidera ranking nacional de uso do sistema AGHU

 Instituição alcançou 97,92% no índice de monitoramento

Natal (RN) - O Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), e vinculado à Rede Ebserh, está em primeiro lugar no índice de monitoramento do uso do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) em 2025. Atualmente, a instituição conta com 97,92% de aproveitamento.

O índice de monitoramento do uso do AGHU é um dos indicadores do Acordo Organizativo de Compromissos (AOC), definido pela Ebserh para o exercício 2025. O índice de uso avalia itens como registros de altas, óbitos, cirurgias e consultas. Em comparação com 2024, o Huol registrou um crescimento de 50% no uso do sistema.

Segundo Eduardo Marques, chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital do Huol, o avanço se deve ao apoio da gestão e ao trabalho colaborativo das equipes. “Implementamos os módulos de exames e cirurgias, essenciais para melhorar o registro eletrônico de saúde no AGHU, o que impactou diretamente no índice”, explicou.

Igor Marreiros, chefe da divisão médica do Huol, destacou que o uso do AGHU garante maior confiabilidade e disponibilidade dos dados. "Os atendimentos são mais resolutivos porque todo o histórico do paciente está acessível. Além disso, o sistema permite extrair dados para indicadores de qualidade, medindo tempo de atendimento, materiais utilizados e profissionais envolvidos. Isso ajuda a otimizar o funcionamento do hospital", afirmou.

Além da evolução nos itens previstos nos indicadores do AOC, o hospital introduziu outras plataformas para modernizar os serviços e contribuir para o aprimoramento da qualidade da assistência prestada à saúde.

HU Digital: Sistema que permite que pacientes acessem laudos de exames e sumários de alta online, registrados no Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). Disponível em https://hudigital.ebserh.gov.br/

Teleconsulta: Consulta remota, reduzindo tempo e custos para pacientes. O atendimento pode ser realizado de casa, sem a necessidade de deslocamentos e esperas em consultórios. Nessa modalidade, o agendamento é feito pelo hospital e o paciente recebe as informações como dia, horário e link de acesso.

PACS/RIS: Plataforma da Ebserh que disponibiliza para profissionais e pacientes os resultados dos exames de imagem e laudos digitalmente a qualquer momento. Disponível em  https://exames-stt.ebserh.gov.br

“Essas melhorias são fruto do trabalho integrado entre gerências, superintendência e Diretoria de Tecnologia da Informação, beneficiando diretamente os pacientes”, destacou o chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital.

AGHU

O AGHU é um sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico disponível para uso gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS) e utilizado em toda a rede de Hospitais Universitários Federais da Ebserh. Por meio dele, é possível automatizar os processos assistenciais e administrativos, fornecendo à gestão hospitalar acesso a informações, além de possibilitar aos pacientes celeridades no atendimento.

 Sobre a Ebserh

O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação

Por Paulina Oliveira

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh

João Pedrosa

Relações Públicas

Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc

Coordenadoria de Comunicação Social - CCS

Presidência

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh

ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920

Participação do pai na gestação, parto e puerpério fortalece vínculos familiares

 HUAB e MEJC incentivam o envolvimento paterno desde o pré-natal

Natal (RN) - A presença do pai na gestação, no parto e no puerpério tem ganhado espaço nas práticas adotadas pelas unidades vinculadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Rio Grande do Norte. No Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), em Santa Cruz, e na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal, ambos da Universidade Federal do estado (UFRN), iniciativas de humanização têm promovido o acolhimento e o protagonismo paterno como parte do cuidado integral à mãe e ao bebê. 

Mais do que acompanhantes, os homenageados neste segundo domingo de agosto são considerados figura indispensável no processo de nascimento, com papel de destaque no apoio emocional à mulher e na formação do vínculo com o filho desde os primeiros minutos de vida. 

Para a assistente social Maureen Azevedo, da MEJC, essa participação representa o exercício do direito à paternidade ativa. “O envolvimento do pai fortalece a estrutura emocional da mulher e contribui para a criação de um ambiente saudável no puerpério. Além disso, os pais passam a apoiar práticas como a amamentação e os cuidados com o recém-nascido”, explica. 

As duas unidades promovem rodas de conversa, visitas guiadas e ações educativas voltadas para gestantes, puérperas e acompanhantes. Nos alojamentos conjuntos e na Unidade Canguru, os profissionais discutem temas como rede de apoio, direitos sociais e o papel do pai no desenvolvimento do bebê. No HUAB, por exemplo, a integração dos pais começa no pré-natal. “Incentivamos a presença do acompanhante durante todas as fases do parto, conforme preconizam as boas práticas da humanização”, afirma Edson Mendes, enfermeiro e chefe do Setor Materno-Infantil e Saúde da Mulher da unidade.

As instituições também buscam atender aos mais diversos perfis familiares. A escuta qualificada e o acolhimento humanizado são princípios fundamentais para lidar com pais adolescentes, casais homoafetivos ou contextos de ausência paterna. “Procuramos garantir respeito, orientação e apoio, independentemente da configuração familiar”, pontua Maureen Azevedo. 

Presença que faz a diferença

Com o sorriso de orelha a orelha pelo presente de Dia dos Pais antecipado, Rodrigo Afonso, de 37 anos, acompanhou o nascimento da filha, Lua Thaynara, no HUAB, no último 5 de agosto. Para ele, a participação desde o pré-natal contribuiu para uma vivência mais segura. “A gestação foi tranquila, e o parto aconteceu de forma rápida. Chegamos ao hospital, ela tomou um banho e logo o trabalho de parto começou. A equipe foi excelente com a gente”, lembra. 

Lua é a segunda filha do casal. O primogênito, Samuel, também nasceu no HUAB, há um ano. Emily Naiara, mãe das crianças e companheira de Rodrigo, ressalta a qualidade do atendimento. “A melhor maternidade da região é aqui. Tem profissional toda hora perguntando como a gente está, se precisa de alguma coisa. É maravilhoso. Já falei daqui para minhas amigas e familiares”, conta. Ela destaca que, mesmo sendo o segundo parto, “a experiência foi tranquila, graças à segurança oferecida pela equipe”, completa. 

Pai e profissional

Além da atuação profissional, Edson Mendes também compartilha a experiência como pai de quatro filhos e avô. “Ser pai me tornou um enfermeiro melhor. Aprendi a escutar, acolher medos e respeitar o tempo do outro. Hoje, como avô, aprendi ainda mais sobre o valor do afeto. Acredito que a paternidade e a experiência familiar ampliam nossa empatia como profissionais de saúde”, reflete. 

Para ele, os benefícios da presença do pai são visíveis na formação de vínculos duradouros e no fortalecimento da dinâmica familiar. “Quando o pai participa desde o início, ele se sente mais responsável com todas as etapas do processo. Isso contribui para uma sociedade mais sensível e zelosa pelo cuidado com as crianças”, conclui. 

Sobre a Ebserh

A MEJC-UFRN e o HUAB-UFRN fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades

federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por George Miranda com revisão de Ludmila Wanbergna

Unidade de Imprensa e Informação Estratégica 1

Coordenadoria de Comunicação Social

João Pedrosa

Relações Públicas

Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc

Coordenadoria de Comunicação Social - CCS

Presidência

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh

ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920

I FESTIVAL DE ETNOMUSICOLOGIA E DA MÚSICA FOLCLÓRICA DO TRAIRI POTIGUAR


O I festival de etnomusicologia e da música folclórica do Trairi potiguar é um divisor de águas, pela primeira vez na região do Trairi chega um projeto e um evento que pensa na música raiz, na música folclórica da nossa terra, este festival pretende levar ao palco do teatro Candinha Bezerra na cidade de Santa Cruz o melhor da produção musical e folclórica do Trairi potiguar, artistas violeiros, boi de reis, tocador de fole, violonista, rabequeiros e percussionista irão compor o caldeirão musical a ser apresentado nesse lindo projeto, este evento tem entrada Franca e ocorre no dia 22 de agosto de 2025 as 14h no teatro Candinha Bezerra, lembramos que o teatro após lotado os portões serão fechados, então cheguei cedo e garanta seu lugar.

Apoio: Melodias do Trairi,  Prefeitura municipal de Santa Cruz, secretaria municipal de cultura.

Realização: Fundação José Augusto, Secretaria de cultura do RN, governo do RN, PNAB, ministério da cultura, e Brasil governo federal.

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Jack e Rose do RN: homem constrói réplica do Titanic em Santa Cruz

Um vigia construiu uma réplica do navio Titanic na cidade de Santa Cruz, no sertão do Rio Grande do Norte. O monumento, que fica ao lado da casa dele, tem cerca de 7 metros de altura.

O autor da obra é Jailson Gomes dos Santos, de 52 anos, que começou a construção em 2019. A ideia inicial era fazer um mirante, mas a opinião de uma taxista mudou os rumos do projeto. As informações são do G1.

“Já ia bem adiantado esse mirante, chegou uma taxista, que veio deixar a gente aqui, aí dali do portão ela disse: ‘isso é um navio e parece com Titanic'”, contou Jailson.

Desde então, ele decidiu fazer a réplica do navio, mesmo distante do mar.

“Depois disso eu comecei a trabalhar nele em forma de navio, uma réplica desse Titanic. E comecei a trabalhar. Eu sou o servente, o pedreiro, tudo”, contou.

O navio fica às margens da RN-023 na Chácara Todos os Santos na comunidade rural de São Francisco de Assis e tem vista para a estátua de Santa Rita de Cássia, a maior estátua católica do mundo, que também fica em Santa Cruz.

O navio carrega as bandeiras de Santa Cruz, do Rio Grande do Norte e do Brasil.

A obra ainda não foi concluída – faltam alguns detalhes e acabamentos que o vigia pretende fazer para aumentar a experiência no local. Fonte: G1 RN, via Blog Jair Sampaio!

Agenda Semanal da Laboclínica Trairi; confira


Colesterol alto pode passar despercebido e causar infarto ou AVC, alerta médico do Huol

Hospital universitário orienta sobre riscos, prevenção e atendimento especializado pelo SUS
Natal (RN) - O colesterol elevado é um inimigo silencioso da saúde cardiovascular. Sem sintomas aparentes na maioria dos casos, ele pode se acumular nas artérias ao longo dos anos, provocando obstruções que levam ao infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC). No Brasil, cerca de 40% da população apresenta a condição, segundo o Ministério da Saúde. Esse quadro está diretamente relacionado ao aumento das doenças cardiovasculares, que são responsáveis por cerca de 400 mil mortes por ano no país. 

Segundo o cardiologista Gustavo Torres, do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o diagnóstico precoce e o acompanhamento regular são fundamentais para evitar complicações graves. “O colesterol é uma gordura que participa da composição de células do nosso corpo e da fabricação de vitaminas e hormônios. Em excesso, pode se acumular nas artérias e levar à doença aterosclerótica”, explica o médico. 

Comemorado em 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do controle dos níveis de gordura no sangue. “A doença aterosclerótica está relacionada como fator de risco em casos de infarto, AVC e outras condições em que o fluxo de sangue para órgãos vitais está comprometido”, afirma Gustavo Torres. 

Diagnóstico e prevenção

Na maioria dos casos, o colesterol alto só é detectado por meio de exames laboratoriais de sangue, recomendados anualmente para a população geral. Em pessoas com histórico familiar de dislipidemia, esse acompanhamento deve começar cedo, ainda na infância ou adolescência. “Existe uma tendência genética de ter elevação do colesterol. Nos casos em que parentes de primeiro grau têm colesterol alto, essa busca deve ser mais ativa”, ressalta o cardiologista. “Em várias situações, essa dosagem deve ser feita com mais frequência”, completa ele. 

Sintomas clínicos são raros, mas podem ocorrer. “O sinal mais comum está relacionado ao acúmulo de gordura em regiões específicas, como pálpebras ou próximo aos olhos”, exemplifica o especialista. 

Entre os principais fatores de risco para o aumento do colesterol estão alimentação inadequada, consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e sedentarismo. “Devemos priorizar uma alimentação rica em verduras, frutas, carnes brancas e com menos carboidratos, além da prática regular de atividades físicas”, orienta o profissional. 

Referência no tratamento

O Huol conta com serviço especializado para pacientes com colesterol alto, principalmente nos casos mais complexos. A assistência é realizada por meio do Departamento de Endocrinologia, com acompanhamento de profissionais especializados e suporte multiprofissional, via Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os casos atendidos no Hospital Universitários são encaminhados pelo sistema de regulação municipal. 

“Todos nós precisamos saber o nosso nível de colesterol. No máximo, anualmente devemos fazer a dosagem. Hábitos saudáveis vão melhorar não só os níveis de colesterol, mas também sua qualidade de vida”, conclui o cardiologista Gustavo Torres. 

Sobre a Ebserh

O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Aline Freitas, revisão de George Miranda

Jornalistas

Unidade de Imprensa e Informação Estratégica 1

Coordenadoria de Comunicação Social

João Pedrosa

Relações Públicas

Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc

Coordenadoria de Comunicação Social - CCS

Presidência

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh

ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Sanção dos EUA iguala Moraes a xerife do talibã e líder de gangue haitiana

Ao aplicar sanções da Lei Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo Donald Trump o coloca na mesma lista onde estão um "xerife" do regime talibã no Afeganistão e o líder de uma gangue no Haiti responsável pelo sequestro de cidadãos americanos. A notícia é do repórter Daniel Rittner, da CNN Brasil.

Um relatório do Congressional Research Service, agência de pesquisa legislativa nos Estados Unidos, aponta que 245 indivíduos e 310 entidades (como organizações e empresas) sancionados pela Lei Magnitsky até novembro de 2024.

Com base nos últimos relatórios de prestação de contas divulgados pelo Departamento de Estado, a CNN compilou exemplos de alvos da lei americana.

Entre eles estão:

- Xeque Mawlawi Mohammad Khalid Hanafi - O ministro da Propagação da Virtude e Prevenção do Vício é descrito pelo Middle East Institute, um centro de estudos baseado em Washington, como "linha-dura" do regime talibã. Ele supervisiona a "polícia moral" do Afeganistão, garantindo a imposição e a aplicação da "sharia" (conjunto de leis religiosas do Islã). Sua atuação envolve denúncias de sequestros, assassinatos e chicotadas públicas como punição.

- Renel Destina - Um dos líderes da gangue haitina Gran Ravine, está na lista de "procurados" do FBI. Em 2021, ele e seus comparsas sequestraram um cidadão americano por 14 dias. De acordo com o Conselho de Segurança da ONU, sob o comando de Restina, o grupo criminoso tem cometido crimes como roubos armados, estupros, assassinatos e destruição de propriedades.

- Horacio Cartes - Empresário e político do Partido Colorado, foi presidente do Paraguai entre 2013 e 2018. O Departamento de Estado o descreve como tendo sido responsável pela expropriação de ativos para ganhos pessoais, recebimento de propinas e corrupção ligada a contratos para explorar recursos naturais. Cartes é acusado de ter feito pagamentos mensais, de US$ 5 mil a US$ 50 mil, a parlamentares durante seu governo.

- Gao Qi - Líder do Escritório de Segurança Pública de Xinjiang, foi descrito na aplicação da Lei Magnitsky como responsável por "sérios abusos" de direitos humanos na província chinesa, onde os uigures -- etnia majoritariamente muçulmana -- reclama de perseguição religiosa. A ONU investiga crimes contra a humanidade em Xinjiang.

- Apollo Quiboloy - Fundador da igreja Reino de Jesus Cristo, o Nome Acima de Qualquer Nome, o pastor filipino acumula denúncias por estupro de meninas de até 11 anos de idade e pelo tráfico de garotas que eram suas assistentes. As fiéis da igreja, segundo descrição do Departamento de Estado, foram submetidas a "plantões noturnos" com Quiboloy em que teriam sido exploradas sexualmente.

- Rozman Kadyrov - Líder político da Chechênia, acusado de autoritarismo, crimes contra a humanidade, incluindo assassinatos, desaparecimentos forçados e tortura. O russo também é acusado de oprimir mulheres e ter criado um campo de concentração para homossexuais em 2017.

Fonte:https://96fm.com.br/noticia/fdj5FI4P

sábado, 26 de julho de 2025

Após Polícia Civil pedir prorrogação por mais 180 dias do inquérito, Tribunal de Justiça determina mais 60 dias para conclusão das investigações do arquivo da Prefeitura de Santa Cruz

O desembargador do Tribunal de Justiça do RN, Dr. Cláudio Santos, determinou a prorrogação do inquérito policial dos arquivos da Prefeitura de Santa Cruz por mais 60 dias além do prazo de 30 dias que ele já havia ficado no dia 09 de julho, em decisão anterior.

A decisão atende em parte pedido da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, que havia solicitado a prorrogação do inquérito por mais 180 dias.

A justificativa da Polícia Civil para solicitar a prorrogação do inquérito foi a quantidade de arquivos digitais encontrados nas investigações.

O desembargador Dr. Cláudio Santos afirma em sua decisão que foi montada uma grande força tarefa da Polícia Civil, que conta com 06 delegados e outros 06 agentes da Polícia e que “tal força-tarefa substancial sugere uma capacidade de atuação coordenada e célere. O período de sete meses desde a instauração do inquérito é, por si só, um lapso temporal considerável para condução das investigações”.

Cláudio Santos ainda reforça que a conclusão do inquérito original é essencial e criticou a possibilidade das chamas “pescas probatórias”, que podem atrasar o inquérito original, a medida que outros inquéritos podem ser aberto,se houver necessidade, fora do metido original das investigações.

O desembargador reconheceu a complexidade das investigações perante a quantidade de arquivos e deu um prazo total de 90 dias para conclusão, sendo os 30 dias correntes da decisão anterior e mais 60 dias de extensão deste prazo.

Na mesma decisão, o desembargador Dr. Cláudio Santos pede para que as partes se manifestem sobre a acusação feita pela defesa do ex-prefeito, Ivanildinho Ferreira, coordenada pelo advogado, Dr. Thiago Jofre, de abuso de poder de alguns envolvidos na investigação.

O processo segue no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Inscrições do Enare 2025 são prorrogadas até o dia 30 de julho

 Hospitais da UFRN/Ebserh no Rio Grande do Norte ofertam mais de 150 vagas

Natal (RN) – As inscrições do Exame Nacional de Residência (Enare), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foram prorrogadas até 30 de julho. O Enare é um processo seletivo unificado, de âmbito nacional, voltado a selecionar candidatos para ingresso em Programas de Residência Médica e de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde. Nos três Hospitais Universitários do Rio Grande do Norte, são oferecidas mais de 150 vagas.

No Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN) são oferecidas 91 vagas nos 26 programas de Residência Médica, 33 vagas para os Programas de Residência multiprofissional em Saúde da Criança, Terapia Intensiva Adulto, Cardiologia e Atenção à Saúde Mental e 2 no Programa de Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais.

Para a chefe do Setor de Gestão do Ensino do Huol, Deborah Dinorah de Sa Mororo, a oferta das vagas por meio do Enare evidencia o potencial do hospital na formação especializada. “O Huol se destaca como o maior centro de formação do estado, assumindo a responsabilidade pela qualificação de 26 especialidades médicas, 4 multiprofissionais e 1 uniprofissional voltada à cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais”, enfatiza.

No Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), são 33 vagas oferecidas, distribuídas em 5 oportunidades para residência em pediatria, 5 em medicina de família e comunidade, 3 em anestesiologia e 4 em ginecologia e obstetrícia. Também são oferecidas vagas para residência em atenção à saúde materna infantil nas áreas de psicologia, serviço social, nutrição, odontologia, enfermagem, fisioterapia e farmácia, além de enfermagem obstétrica, com duas vagas para cada residência.

De acordo com o chefe do Setor de Gestão do Ensino do Huab, Pedro Henrique Silva de Farias, o hospital oferece uma formação baseada em competências. “Verificamos que as residências em saúde aqui no nosso hospital é um potente cenário para uma formação cidadã, baseada numa educação interprofissional e na prática colaborativa. O resultado desse trabalho é o cuidado que as pessoas, família e sociedade irão receber, cuidado humanescente, em que o residente consiga compreender aquele usuário em sua totalidade”, enfatiza.

Na Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc-UFRN) são ofertadas 34 vagas, sendo 12 para residência em ginecologia obstétrica, 5 em neonatologia, 2 em endoscopia ginecológica, 1 em mastologia e 14 vagas em neonatologia multiprofissional.

De acordo com a chefe do Setor de Gestão do Ensino da Mejc, Ana Karla Monteiro Santana de Oliveira Freitas, a MEJC tem participado ativamente do Enare desde a sua segunda edição, por acreditar na força de um processo seletivo unificado, democrático e de alcance nacional. “Por meio do Enare, ampliamos o acesso de candidatos de todo o Brasil às nossas vagas, fortalecendo a qualidade da formação em saúde e promovendo a equidade no ingresso” destaca.

Serviço - Acesse o edital do Enare aqui.

Sobre a Ebserh 

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

João Pedrosa

Relações Públicas

Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc

Coordenadoria de Comunicação Social - CCS

Presidência

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh

ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920

quarta-feira, 23 de julho de 2025

PAX | RN abre seleção temporária para Gerente Executivo de Negócios

 Inscrições vão de 22 a 27 de julho. O processo seletivo oferece contratação temporária para atuação no Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, em Macaíba/RN. O salário será de R$ 7.200,00.

O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX | RN), localizado em Macaíba/RN, lançou o Edital nº 06/2025 para seleção simplificada destinada à contratação temporária de um(a) Gerente Executivo(a) de Negócios. A remuneração bruta mensal é de R$ 7.200,00 e a carga horária é de 40 horas semanais, em regime CLT.

As inscrições estarão abertas entre os dias 22 e 27 de julho de 2025, por meio do formulário online disponível em: https://forms.gle/6LPegnLhpMt2zNnm9 . Os(as) candidatos(as) deverão anexar currículo, diploma de graduação e comprovações de experiência profissional. Cartas de recomendação, quando houver, devem ser enviadas diretamente pelos(as) declarantes para o e-mail: selecao.temporaria.paxrn@gmail.com .

O processo seletivo é composto por quatro etapas: homologação das inscrições, análise curricular, entrevista presencial e resultado final. A contratação imediata é prevista para um(a) candidato(a), com formação superior em áreas como Administração, Economia, Engenharia, Marketing ou correlatas. Também será formado cadastro reserva.

Um ponto importante a ser destacado é que o contrato inicial terá caráter experimental, com duração de 45 dias, podendo ser prorrogado por igual período. Caso o desempenho do(a) profissional seja considerado satisfatório e haja interesse de ambas as partes, o contrato poderá ser formalizado por até 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses, conforme previsto na legislação trabalhista.

Entre os requisitos obrigatórios estão experiência em planejamento estratégico, captação de recursos, coordenação de equipes multidisciplinares e atuação em ambientes de inovação. Pós-graduação na área é considerada um diferencial.

O(a) profissional contratado(a) atuará diretamente na Diretoria de Desenvolvimento de Negócios do PAX | RN, com atribuições voltadas à prospecção de parcerias, suporte a empresas, gestão de projetos sociais e estratégias de expansão nacional e internacional.

O resultado final será divulgado no dia 6 de agosto no site oficial do Parque: www.paxrn.com.br/editais . Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail selecao.temporaria.paxrn@gmail.com .

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Leandro Menezes

Assessor de Comunicação do PAX | RN

(84) 99952-1514 / (84) 99652-4492

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Consult: Tomba lidera para Deputado Estadual e Natália para Federal em Santa Cruz

A pesquisa Consult divulgada pelo Blog do BG aponta liderança do deputado estadual Tomba Farias com folga para o pleito do próximo ano.

Tomba foi o mais citado com 32,2%, seguido por Gustavo Carvalho 3,6%, Coronel Azevedo 1,2% e Francisco do PT, Ubaldo e Lucicláudio com 1%. Veja a lista completa na imagem.

4,2% não votariam em nenhum e 52,6% não souberam dizer.

Já para o cargo de deputado federal, Natália Bonavides lidera a corrida santa-cruzense atualmente.

Natália Bonavides foi a mais citada com 5,4%, seguida por Robinson Faria 3,4%, General Girão 3% e João Maia 1,8%. Veja a lista completa na imagem.

5,2% não votariam em nenhum e 77,6% não souberam dizer.

A pesquisa foi realizada no dia 9 de julho e ouviu 500 entrevistados. A margem de erro é de 4,3% e a confiabilidade é de 95%.


Resultado para Deputado Estdual


Resultado para Deputado Federal

terça-feira, 15 de julho de 2025

Curso de Educação Ambiental sobre Abelhas Nativas terá etapa presencial em Natal/RN

A formação integra a segunda etapa do projeto nacional e será realizada nos dias 24 e 25 de julho, no Parque das Dunas, com atividades teóricas e práticas.

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), em parceria com o ADM Cares, programa de investimento socioambiental da ADM, líder global na comercialização de grãos, insumos, nutrição humana e animal, abre inscrições para o Curso de Educação Ambiental sobre Abelhas Nativas da Mata Atlântica, que terá módulo presencial em Natal, no Rio Grande do Norte. A formação será realizada nos dias 24 e 25 de julho, no Auditório Tocandira, localizado no Parque das Dunas, Posto Avançado da RBMA no estado.

O curso é gratuito e tem vagas limitadas a 30 participantes. Será realizado das 8h às 17h no dia 24 e das 8h às 14h no dia 25 de julho. As inscrições devem ser feitas pelo site da Reserva (rbma.org.br) e serão preenchidas por ordem de envio.

Voltado para educadores, estudantes, profissionais da área ambiental e demais interessados no tema, o curso tem carga horária de 14 horas, será ministrado pelo professor Maurício Vianna e tem como foco sensibilizar os participantes sobre a importância das abelhas nativas sem ferrão na conservação da biodiversidade e na manutenção dos ecossistemas da Mata Atlântica.

Para a presidente da RBMA, Mary Sorage, o início desta segunda etapa representa o fortalecimento de uma rede de multiplicadores ambientais comprometidos com a preservação da vida. “É com grande entusiasmo que iniciamos esta etapa do projeto 'Educação Ambiental e Abelhas Nativas da Mata Atlântica', agora com atividades presenciais em seis estados brasileiros. A cada nova formação, reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma consciência ambiental que valorize o papel essencial das abelhas nativas na preservação da vida. Ao formar pessoas, estamos semeando uma rede de guardiões da biodiversidade, agentes transformadores que contribuem para um futuro mais sustentável e respeitoso com os ecossistemas da nossa Mata Atlântica. Que este curso em Natal seja mais uma semente fértil nesse processo coletivo de aprendizado e cuidado com a natureza.”

"Estamos contentes em apoiar esse projeto, que está totalmente alinhado com nossa visão de somar esforços e compartilhar conhecimento para a conservação da biodiversidade, fundamental para o futuro do nosso planeta. A conscientização sobre abelhas nativas é essencial para promover o equilíbrio dos ecossistemas, especialmente em biomas tão importantes como a Mata Atlântica", afirma Caroline Hoth, Especialista em Sustentabilidade da ADM para a América Latina.

Durante os dois dias de formação, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos que envolvem desde a diversidade de abelhas sem ferrão e suas relações ecológicas até o manejo de colônias, instalação de meliponários, produção de mel e outros produtos da meliponicultura, além de estratégias para mitigar os impactos que ameaçam os polinizadores nativos. A proposta também aborda o potencial do ecoturismo e a importância da educação ambiental como ferramenta de transformação.

A iniciativa integra a segunda etapa do projeto “Educação Ambiental e Abelhas Nativas da Mata Atlântica”, que está sendo desenvolvido em seis estados brasileiros, Bahia, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo. O projeto prevê ações presenciais em Postos Avançados da RBMA, com oficinas, capacitações e implantação de meliponários educativos, fortalecendo a cultura de respeito à natureza por meio do conhecimento e da prática ambiental.

Serviço

Curso de Educação Ambiental sobre Abelhas Nativas da Mata Atlântica - Módulo presencial em Natal

Dias

24/07 (quinta-feira)

Horário: 08 às 17h

25/07 (sexta-feira)

Horário: 08 às 14h

Local:Auditório Tocandira, localizado no Parque das Dunas.

Av. Alm. Alexandrino de Alencar, s/n - Tirol, Natal - RN

Atenciosamente,

Celly Maia (84) 99909-6505

Depto. de Comunicação

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - RBMA 

Site: www.rbma.org.br

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Tribunal de Justiça acata pedido da Prefeitura de Santa Cruz e suspende aumento de 1% para os professores concedido pela Câmara de Vereadores

A gestão Aninha de Cleide conseguiu uma vitória judicial nesta sexta-feira (11).

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte concedeu uma Medida Cautelar, proposta pela Prefeitura de Santa Cruz, com efeitos ‘ex nunc’ (que vigoram a partir da atual decisão), para suspender a eficácia dos artigos 1º-A e 2º da Lei Complementar Municipal nº 003/2025 até o julgamento definitivo da ação.

O voto se deu na apreciação da Ação Direta de Inconstitucionalidade contra os dispositivos que acresceram reajuste salarial de 1% aos servidores do magistério, por meio de emenda parlamentar não proposta pelo Executivo.

Na prática, está suspenso o aumento de 1% concedido aos professores da rede municipal de ensino pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz.

“A Constituição Estadual, aplicável simetricamente aos municípios, prevê a iniciativa privativa do Chefe do Executivo para leis que tratem de criação de cargos e aumento de remuneração”, explica o desembargador Vivaldo Pinheiro, ao ressaltar que a emenda parlamentar modificou o projeto original da chefe do Executivo, incluindo novo percentual de reajuste não previsto inicialmente, o que viola o princípio da separação dos poderes.

De acordo com a decisão, há discrepância entre o texto encaminhado pelo Poder Executivo e a redação final da norma, uma vez que o objeto da inicial proposição da prefeita era reajustar os vencimentos, no salário base dos profissionais do magistério, em 6,27%, tendo sido acrescentada, porém, uma emenda parlamentar, com um aumento de 1%.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Defesa de Ivanildinho afirma que provará que Aninha de Cleide praticou denunciação caluniosa em processo do arquivo da Prefeitura de Santa Cruz

A defesa do ex-prefeito Ivanildinho Ferreira afirma que apresentará em breve provas de que a atual chefe do executivo santa-cruzense, Aninha de Cleide, praticou denunciação caluniosa quando disse que não tinha conhecimento da existência do arquivo municipal e dos trabalhos de conciliação contábeis que estavam sendo realizados pela equipe da antiga gestão.

Segundo Dr. Thaigo Jofre, advogado do ex-gestor municipal, documentos dos autos do processo, que podem ser acessados agora por todos, já que foi quebrado o sigilo das investigações, comprovam que a atual gestora e sua equipe de transição sabiam do local que foi alugado pela gestão passada para servir de arquivo enquanto eram finalizados os procedimentos contábeis da gestão passada.

Os autos processuais apresentam dois ofícios enviados pela antiga gestão municipal a equipe de transição que comprovam que a atual gestora e sua equipe sabiam da existência do local.

No oficio n. 028/2024, enviado em 08 de novembro de 2024, a então gestão Ivanildinho informou a equipe de transição a lista de todos os imóveis alugados.

Nela, estavam contidos os locais alugados, os processos licitatórios e a finalidade de cada um dos lugares. Na lista, já existia o imóvel no bairro Maracujá que seria utilizado como arquivo para finalização dos procedimentos contábeis da gestão passada.

Além disso, os autos também mostram o ofício n. 073/2024, que foi encaminhado para a equipe de transição no dia 31 de dezembro, informando que o arquivo de documentos estava no imóvel para finalização contábil da gestão passada.

A documentação apresentada fez o Desembargador Cláudio Santos afirmar em sua decisão que “Tal fato fragiliza a narrativa inicial de desconhecimento e "ocultação" de documentos, e corrobora a versão dos peticionantes de que agiram de forma transparente e comunicada, havendo franqueado o acesso à polícia no momento da diligência”, diz a sentença judicial.

Com base nesses dados, Dr. Thiago Jofre afirma que tudo isso será apresentado a população e que a atual gestora poderá responder por denunciação caluniosa ao afirmar que não sabia da existência do arquivo, sendo que os documentos comprovam o funcionamento do arquivo regularmente.

O crime de denunciação caluniosa está previsto no artigo 339 do Código Penal Brasileiro e tem como pena prevista de 02 a 08 anos de reclusão.

Parque das Dunas passa a oferecer Wi-Fi gratuito para visitantes

 Iniciativa alia tecnologia, inclusão digital e educação ambiental no maior parque urbano sobre dunas do Brasil.

O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”, administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), agora conta com cobertura total de Wi-Fi gratuito para o público. A novidade garante mais comodidade aos visitantes, que podem acessar a internet de forma simples e segura durante a permanência na área do Bosque dos Namorados, local de uso público da Unidade de Conservação.

Para se conectar, basta procurar a rede “Pau-Brasil” no celular, tablet ou notebook e aproveitar o momento, seja para trabalhar, estudar, compartilhar fotos das trilhas, pesquisar sobre a fauna e flora da Mata Atlântica potiguar, ou apenas navegar. A iniciativa reforça o compromisso do Idema com a inclusão digital, inovação e bem-estar dos frequentadores do Parque, um verdadeiro refúgio ecológico no coração de Natal.

Para a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, o novo serviço amplia as possibilidades de uso do espaço. “Nosso objetivo é sempre proporcionar uma experiência acolhedora e educativa. A internet gratuita possibilita que mais pessoas compartilhem o que vivenciam aqui, divulguem a importância da conservação e, ao mesmo tempo, desfrutem de momentos de lazer com mais praticidade. “O Parque das Dunas é um importante centro de educação ambiental e de convivência com a natureza. Ter acesso à internet gratuita neste lugar significa conectar mais pessoas a informações relevantes sobre conservação, biodiversidade e sustentabilidade”, ressaltou.

O coordenador de Tecnologia da Informação (TI) do Idema, Roberval Cardoso Jr., destacou a importância da iniciativa. “A instalação do Wi-Fi foi pensada para atender às necessidades do público, sem comprometer a experiência de contato com a natureza. A rede é segura, fácil de acessar e oferece ao visitante a oportunidade de desfrutar do espaço com ainda mais autonomia, estimulando o compartilhamento de conhecimento”, finalizou Roberval.


Últimos dias para se inscrever no processo seletivo para Secretário(a) Executivo(a) do PAX | RN

O processo seletivo encerra-se no dia 10 de julho. A contratação será em regime CLT, com atuação presencial em Macaíba/RN.

O processo seletivo para a vaga de Secretário(a) Executivo(a) do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo – PAX | RN encerram-se amanhã (10 de julho). A vaga é para atuação imediata na Diretoria Executiva da instituição, com salário bruto mensal de R$ 5.600,00 (cinco mil e seiscentos reais), contrato em regime CLT e carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do formulário online: https://forms.gle/o5eBNVSG4mk3HVgV8. Para participar, os(as) candidatos(as) devem possuir graduação em Secretariado Executivo, Administração, Comunicação, Relações Internacionais ou áreas correlatas, além de experiência comprovada em secretariado executivo e gestão de agendas.

Entre as atribuições do cargo estão: assessoramento direto ao Diretor-Presidente, organização de reuniões, elaboração de documentos institucionais, gestão de agendas, organização de viagens e interação com parceiros nacionais e internacionais. Fluência em inglês, domínio do pacote Office e experiência em ambientes bilíngues são considerados diferenciais no processo de avaliação.

O processo seletivo será dividido em três etapas: homologação das inscrições, análise curricular com entrevista e entrevista final com o Diretor-Presidente. A divulgação do resultado está prevista para o dia 6 de agosto, com homologação no dia 8 de agosto.

A contratação terá início com um período experimental de até 90 dias. Caso o desempenho seja satisfatório, o contrato será prorrogado por tempo indeterminado. A vaga também é extensiva a pessoas com deficiência (PCD).

Mais informações e o edital completo estão disponíveis em: https://paxrn.com.br/editais. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: selecao.paxrn@gmail.com.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Leandro Menezes

Assessor de Comunicação do PAX | RN

(84) 99952-1514 / (84) 99652-4492

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Defesa de Ivanildinho Ferreira comemora decisão que retira medidas cautelares contra ex-prefeito

A defesa do ex-prefeito Ivanildinho Ferreira, representada pelo advogado Dr. Thiago Jofre, afirmou que a decisão judicial vai ajudar os envolvidos a voltarem a viver com dignidade.

Em contato exclusivo com o Blog Édipo Natan, Dr. Thiago Jofre afirmou que foram sete meses de muito trabalho resiliente e silencioso, para obter a importante decisão que assegura os envolvidos a terem uma vida normal e com dignidade.

“Foram sete meses de trabalho resiliente e silencioso, enfrentando não apenas os desafios jurídicos, mas também forças externas que geraram um sofrimento humano profundo para todos os envolvidos. Essa decisão representa um respiro de justiça e reafirma que ninguém deve ser submetido a restrições indefinidas, sem fundamentos atuais. Como advogado, sigo confiante de que a verdade e a serenidade prevalecerão, e que nossos clientes poderão, enfim, retomar suas vidas com dignidade”, afirmou Dr. Thiago Jofre.

A decisão do Tribunal de Justiça determinou, entre outras coisas, a conclusão do inquérito policial em 30 dias, a retirada de medidas cautelares sobre as pessoas envolvidas no processo, a devolução imediata de todos os bens e documentos das pessoas envolvidas na ação e a retirada do segredo de justiça do processo, que se torna público a partir de agora.

URGENTE: Tribunal de Justiça do RN revoga atos contra ex-prefeito Ivanildinho em processo que envolve os arquivos da Prefeitura de Santa Cruz

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte revogou, integralmente, as medidas cautelares contra o ex-prefeito de Santa Cruz, Ivanildinho Ferreira, e os demais envolvidos em ação que trata sobre os arquivos da Prefeitura de Santa Cruz.

A decisão, do desembargador Cláudio Santos, ainda fez sérias críticas ao juízo de primeira instância, por diversos erros processuais cometidos.

Existe uma decisão do STF que afirma que os juízos em primeira instância não são competentes para julgar e tomar decisões a respeito de processos contra gestores ou ex gestores municipais, ficando isso sob responsabilidade dos Tribunais de Justiça.

O Ministério Público fez esse questionamento e o juízo em primeiro instância continuou a tomar decisões, mesmo após isso, como diz na decisão do desembargador.

Após isso, a primeira instância enviou o processo de forma equivocada para o Tribunal de Justiça, sendo autuada como "Apelação Cível" em vez de Ação Penal Originária, gerando um imbróglio processual com sucessivas decisões e certidões que reconheciam o equívoco e determinavam a correta autuação e redistribuição do feito.

Ainda de acordo com a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o magistrado afirmou: “Lamentavelmente, a inércia do Juízo de primeiro grau em. reconhecer sua incompetência de forma imediata após a decisão do STF, e o subsequente imbróglio processual, que se arrastou por mais de um mês, mantiveram os investigados sob o jugo de medidas cautelares gravosas sem a devida e célere análise pela instância competente”, afirmou o desembargador na decisão.

Com base no que foi apresentado nos autos do processo, o desembargador Cláudio Santos determinou:

a) o levantamento do segredo de justiça que incide sobre os processos n. 0810403-89.2025.8.20.0000 e n. 0810834-26.2025.8.20.0000, por não mais se justificar, à luz do interesse público na transparência e da necessidade de acesso amplo às informações;

b) a revogação de todas as medidas cautelares diversas da outrora deferidas em face de IVANILDO FERREIRA LIMA FILHO, MYLLENA SANNEZA DE LIMA BULHÕES FERREIRA, JOSÉ IVALTER FERREIRA FILHO, RITA DE CASSIA ALVES DA PENHA PRAXEDES FERREIRA, MARCOS ANTONIO GALDINO DA SILVA, JOSÉ ANCHIETA DE MEDEIROS COSTA, MYLLAINE CRISTINA DE LIMA BULHÕES, GILVANDELMA MARQUES DE LIMA, JADNA SANTOS DE ASSUNCAO, e PATRÍCIA REINALDO DANTAS DE OLIVEIRA MENEZES, devendo cessar imediatamente todas as proibições anteriormente impostas, tais como: (i) Proibição de acessar os sistemas da Prefeitura de Santa Cruz/RN, (ii) Proibição de manter contato entre os investigados e com funcionários da Prefeitura;

c) o Inquérito Policial n. 609/2025 seja concluído no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias, a contar da intimação desta decisão, devendo a autoridade policial apresentar o relatório final das investigações ao MP;

d) a imediata restituição de todos os bens e documentos de propriedade das pessoas físicas (investigados ou terceiros) que foram apreendidos no curso das investigações (tais como CPUs, HDs externos, pendrives, agendas diversas, bolsas, etc.), nos termos do art. 118 do Código de Processo Penal, considerando que a Autoridade Policial já teve tempo hábil para extrair os dados e fazer as cópias necessárias à instrução do inquérito;

e) a restituição, no mesmo prazo, de todos os documentos originais pertencentes à Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN que foram apreendidos, permitindo-se que a Polícia Civil, se assim aprouver e dentro do prazo de 30 dias para conclusão do inquérito, efetue cópias de todo o material que considerar relevante para arquivamento ou para fundamentar o eventual indiciamento das pessoas envolvidas, devendo o inquérito ser concluído no prazo ora estabelecido.

A decisão foi prometida nesta quarta-feira (09) é o desembargador Cláudio Santos pediu urgência na intimação da sortes para cumprimento da decisão judicial.

sexta-feira, 4 de julho de 2025

PAX | RN divulga edital para contratação de Secretário(a) Executivo(a)

O processo seletivo está com inscrições abertas até 10 de julho. A contratação será em regime CLT, com atuação presencial em Macaíba/RN.

O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo – PAX | RN divulgou nesta segunda-feira (01) o Edital nº 05/2025 para seleção de um(a) Secretário(a) Executivo(a). A vaga é para atuação imediata na Diretoria Executiva da instituição, com salário bruto mensal

 de R$ 5.600,00 (cinco mil e seiscentos reais), contrato em regime CLT e carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições já podem ser realizadas e ficarão abertas até o dia 10 de julho e devem ser feitas exclusivamente pelo formulário online:

https://forms.gle/o5eBNVSG4mk3HVgV8

 . Para participar, os(as) candidatos(as) devem possuir graduação em Secretariado Executivo, Administração, Comunicação, Relações Internacionais ou áreas correlatas, além de experiência comprovada em secretariado executivo e gestão de agendas.

Entre as atribuições do cargo estão o assessoramento direto ao Diretor-Presidente, organização de reuniões, elaboração de documentos institucionais, gestão de agendas, organização de viagens e interação com parceiros nacionais e internacionais. Fluência em

 inglês, domínio do pacote Office e experiência em ambientes bilíngues são considerados diferenciais no processo de avaliação.

O processo seletivo será dividido em três etapas: homologação das inscrições, análise curricular com entrevista, e entrevista final com o Diretor-Presidente. A divulgação do resultado está prevista para o dia 6 de agosto, com homologação no dia 8 de agosto.

A contratação terá início com um período experimental de até 90 dias. Caso o desempenho seja satisfatório, o contrato será prorrogado por tempo indeterminado. A vaga também é extensiva a pessoas com deficiência (PCD).

Mais informações e o edital completo estão disponíveis em: https://paxrn.com.br/editais . Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: selecao.paxrn@gmail.com .

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Leandro Menezes

Assessor de Comunicação do PAX | RN

(84) 99952-1514 / (84) 99652-4492

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Assembleia Legislativa do RN homenageia em Sessão Solene o grupo Interfort por seus 25 anos de atividade empresarial

Por iniciativa do deputado estadual Tomba Farias (PL), o grupo empresarial Interfort foi homenageado pelos seus 25 anos de atividade empresarial, durante Sessão Solene realizada nesta quinta-feira, dia 03, no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A solenidade contou com a presença de lideranças políticas e empresariais, além de colaboradores da empresa.

Líder de segurança bancária no Nordeste e uma das 10 maiores empregadoras no setor de facilites do Brasil, a organização é dirigida pelo empresário potiguar Edmilson Pereira, seu CEO e fundador. “O grupo Interfort simboliza o sucesso e a obstinação empreendedora de um homem dotado de uma determinação inabalável para alcançar seus objetivos”, disse Tomba Farias em seu discurso.

O parlamentar enfatizou ainda que celebrar os 25 anos do grupo interfort tem, para ele, um significado especial. “Essa empresa tem raízes na minha querida cidade de Santa Cruz, onde nasceu o empresário Edmilson Pereira, que gera emprego e renda para cerca de 16 mil colaboradores, garantindo para suas famílias bem estar e justiça social”, lembrou.

Líder da bancada do PL, Tomba destacou ainda que empreender no Brasil apresenta diversos desafios, incluindo alta carga tributária, burocracia excessiva, dificuldade de acesso ao crédito e instabilidade econômica. “Eu tiro o chapéu para os homens e mulheres, empresas e empresários que cotidianamente encaram os desafios que lhes são impostos para levar adiante a nobre missão de gerar renda e bem-estar social”, enfatizou.

Por sua vez, Edmilson Pereira, ao agradecer a homenagem, destacou que uma empresa completar 25 anos no Brasil é um desafio que exige coragem para resistir, capacidade de se reinventar e uma fé inabalável no trabalho. “É isso que move esta empresa desde sua fundação: a crença de que, mesmo em meio às adversidades econômicas, políticas e sociais, é possível construir uma trajetória sólida, responsável e comprometida com o desenvolvimento do país e, sobretudo, com o progresso da nossa terra, o Rio Grande do Norte”, assinalou.

O empresário ressaltou que 25 anos de atividade empresarial é mais do que contar o tempo; é afirmar a convicção no poder transformador do desenvolvimento, do empreendedorismo e da geração de oportunidades.

“Foi daqui, do nosso Rio Grande do Norte, que a Interfort se lançou para conquistar seu espaço no mercado e fez o caminho inverso, indo do Nordeste para o Sudeste para se consolidar com um crescimento exponencial atuando em 530 cidades de 23 estados brasileiros”, revelou.

Por indicação do próprio grupo Interfort, o deputado Tomba Farias também homenageou personalidades que, em suas áreas de atuação,  contribuem para o fortalecimento da livre iniciativa, como o empresário Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Saulo Pessoa Batista dos Santos, especialista em gestão de segurança pública e privada, além de Edson Nunes Pereira e Elizama Freire Fernandes, que são colaboradores da empresa há 25 e 17 anos, respectivamente.

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado Tomba Farias

Hospitais universitários do RN realizam mutirão de cirurgias e exames no próximo dia 05 de julho

Iniciativa visa diminuir filas de espera por cirurgias

do Sistema Único de Saúde do Estado

Natal (RN) – No próximo sábado (5 de julho), haverá o Dia E, um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, em todas as regiões do país. O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN) e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) irão participar dessa ação com a realização de 100 cirurgias, 1.100 exames e 40 consultas.

Nos três hospitais do RN, serão atendidos pacientes já regulados que aguardam em fila de espera por cirurgia e/ou exame. No Huol, serão beneficiados 40 pacientes, sendo 10 para a cirurgia plástica, oito para intervenções otorrinolaringológicas, oito para oftalmológicas, 10 para cirurgias urológicas e quatro pacientes para a retirada de vesícula. A ação no hospital conta, ainda, com a realização de exames de cateterismo cardíaco e 60 exames de ecocardiograma.

De acordo com a médica cirurgiã do Huol, Marília Moreira, a ação contribui para o ensino e a aprendizagem de residentes. “Para mim, duas das finalidades são o treinamento do residente de cirurgia geral e a devolutiva à sociedade do investimento feito no nosso serviço, aumentando a quantidade de pacientes atendidos”, enfatiza a profissional.

Para o chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Huol, Francisco de Cassio de Oliveira Mendes, o mutirão de cirurgias e exames, dentro projeto “Ebserh em Ação”, é uma oportunidade para otimizar o atendimento de pacientes que aguardam por cirurgia e/ou exames em fila de espera. “Para o Huol, apresenta relevância por oportunizar prática médica no campo de cirurgias e exames aos programas de residência médica, supervisionados por seus preceptores. Com isso, o Huol está em sintonia com as ações e os programas prioritários da Ebserh e do Ministério da Saúde”, destaca Cássio Mendes.

No HUAB, serão realizadas 20 cirurgias ginecológicas, 27 pequenas cirurgias, 40 consultas pediátricas, 90 mamografias e 45 ultrassonografias, além de 900 exames laboratoriais. “Para o HUAB, o mutirão representa um momento de mobilização coletiva de suas equipes multiprofissionais, reafirmando seu compromisso institucional com a ampliação da assistência, o ensino e a qualidade do cuidado prestado à comunidade. Essa ação fortalece o papel do hospital como espaço de formação, pesquisa e atendimento, integrando práticas inovadoras de gestão e cuidado”, afirma o chefe do Setor Materno Infantil e Saúde da Mulher do HUAB, Edson Mendes Marques.

Na MEJC, serão realizadas 17 laqueaduras tubárias, sendo oito por videolaparoscopia e nove pelo método convencional. “A laqueadura tubária, ou ligadura das trompas, é um método contraceptivo definitivo e altamente eficaz. Sua realização representa um direito reprodutivo fundamental, especialmente para mulheres que já têm filhos, enfrentam riscos à saúde em uma nova gestação ou não desejam mais engravidar”, ressalta o médico ginecologista e gerente de Atenção à Saúde da MEJC, Marcelo Lorençato.

 Ebserh em Ação

O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, já foram realizadas nacionalmente na Rede Ebserh 166 mutirões.

Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e o envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional,  o atendimento humanizado e as necessidades da população.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

João Pedrosa

Relações Públicas

Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc

Coordenadoria de Comunicação Social - CCS

Presidência

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh

ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920