Grupo “Humaniza Huol” é formado por membros da Comissão e voluntários com dons musicais
Publicado em 24/09/2024 17h17 Atualizado em 24/09/2024 17h18 — Histórico
Natal (RN) – Na última semana pacientes e funcionários do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) receberam os integrantes do Grupo Humaniza Huol, que entoou canções da música popular brasileira nas enfermarias e corredores da instituição. O objetivo é levar alegria e amor para o ambiente hospitalar.Formado por 19 integrantes, o grupo é coordenado pela Comissão de Humanização do hospital e que conta com a ajuda de voluntários que fazem parte do quadro de funcionários do Huol e de outras instituições. Desde julho desse ano, eles se reúnem em ações musicais itinerantes, com objetivo de envolver os pacientes e equipes assistenciais.
“O objetivo é proporcionar um momento leve, que não incomode as equipes ou os pacientes da internação. Os pacientes são nosso principal foco, entretanto é inevitável a emoção dos profissionais de saúde que atuam nas áreas assistenciais visitadas”, comenta a enfermeira Ana Beatriz Medeiros, da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente e secretária da Comissão de Humanização do Huol.
Durante a ação, o grupo percorre os corredores, enfermarias e UTI adulto do Huol, com canções cristãs e MPB. “Os sorrisos são as imagens que mais vemos. As ações não atingem somente os pacientes, mas também seus familiares”, conta a enfermeira Ana Beatriz Medeiros. Ela explica que, dentre outras atividades, uma das propostas da Comissão de Humanização é realizar ações nos setores assistenciais alusivas às datas comemorativas ao longo do ano. A próxima será em homenagem ao Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados às universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
João Pedrosa
Relações Públicas
Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc
Coordenadoria de Comunicação Social - CCS
Presidência
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh
ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920