Iniciativa teve como objetivo prevenir irregularidades de conduta
Natal (RN) – Durante essa semana, os Hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares localizados no Rio Grande do Norte participaram de reflexões sobre conduta, disciplina, direitos e deveres dos trabalhadores. Os temas foram motivados pelo Projeto “Diálogos Correcionais no Hospitais Universitários”, idealizado pela Corregedoria-Geral (Coger) da Ebserh com o objetivo de prevenir irregularidades. A visita iniciou na Maternidade escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), nos dias 10 e 11, seguindo para o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), no dia 12, e sendo concluída no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN). Estiveram presentes o Vice-Presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi; o Corregedor-Geral, Ricardo Carvalho; e o Ouvidor-Geral, Diego Henrique Rezende.A expressão “apuração correcional” se refere às ações de investigação, orientação, correção e, em alguns casos, punição a determinados comportamentos não esperados. “A Corregedoria-Geral, em parceria com a Ouvidoria-Geral, tem visitado os Hospitais da Rede Ebserh para fortalecer a cultura de integridade, de liderança, destacando aspectos de como a ouvidoria pode contribuir no intuito de garantir a qualidade do atendimento aos nossos usuários, como parte dessa governança, trabalhar os problemas, as denúncias, as irregularidades, numa perspectiva de construção de soluções, valorizando sempre o diálogo como ferramenta essencial”, destacou o Ouvidor-Geral, Diego Henrique.
O corregedor-geral, Ricardo Carvalho, afirmou que o projeto visa trazer boas práticas de gestão para os Hospitais da Rede: “O trabalho que a Corregedoria tem desenvolvido com os Diálogos Correcionais tem por objetivo, exatamente, trazer boas práticas, com orientações sobre liderança, gestão e disciplina. O que cabe ao gestor para tomar providências em face a irregularidades ou dificuldades com seus colaboradores e, por sua vez, quando entra a parte correcional, a parte de correção que compete à Superintendência e à Corregedoria. Então, têm sido muito profícuas essas visitas e a ficamos muito felizes com os resultados alcançados”, expressou.
A programação iniciada na MEJC-UFRN contou com a presença do vice-presidente da Rede Ebserh, Daniel Beltrammi, que destacou a importância dos Hospitais Universitários na assistência e na formação dos profissionais de saúde. “É nosso papel proteger a Universidade pública, dando condições para que sejam desenvolvidos o ensino e a pesquisa, mas cuidando das pessoas. Os Hospitais Ebserh do Rio Grande do Norte têm um importante compromisso no sistema de saúde e contribui para o avanço da ciência, do cuidado e na formação”, comentou.
A superintendente do Huol-UFRN, Eliane Pereira, destacou o evento como um momento importante para ressaltar o papel da chefia na condução das unidades administradas. “Foi muito importante receber a visita e esse treinamento com o Corregedor-Geral, Ricardo, e com o Ouvidor-Geral, Diego. Tivemos esclarecimentos sobre o papel das chefias na condução das suas unidades, tanto no sentido técnico, mas também no sentido de postura, de ética, de procedimentos. Isso fortalece os nossos gestores, que muitas vezes têm dúvidas do seu poder de também conduzir os caminhos dos servidores nesse sentido da ética, da honestidade, da correção”, afirmou.
Fez parte da programação nos três hospitais, a realização de reuniões com a alta gestão (Superintendente e Gerentes), com as chefias das unidades, setores e divisões, além dos comissários e membros de comissões de investigação preliminar (IP) e processo administrativo sancionador (PAS) e palestras abertas a todos os trabalhadores. Temas relacionados à liderança, aos processos disciplinares e ao papel da Ouvidoria como um canal direto para funcionários e pacientes que desejam manifestar sugestões, denúncias e elogios fizeram parte das atividades. Todos os assuntos abordados durante as palestras estão fundamentados na Norma Operacional de Controle Disciplinar da Ebserh.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN, a MEJC-UFRN e o Huab-UFRN fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por João Pedrosa e Aline Freitas, com revisão de Marília Rêgo
João Pedrosa
Relações Públicas
Chefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc
Coordenadoria de Comunicação Social - CCS
Presidência
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh
ebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920
Nenhum comentário:
Postar um comentário